notebook em cima da mesa

Estação de trabalho em casa: 7 dicas para montar a sua

Com a situação do novo coronavírus (COVID-19) muitas empresas passaram a adotar ou então a intensificar a prática de home office, com uma estação de trabalho em casa, para seus funcionários.

O que já é uma forma comum de se trabalhar para alguns, para outros é um cenário cheio de novidades. 

7 dicas para montar uma estação de trabalho em casa

1. Tenha uma boa conexão de internet

O princípio básico para se trabalhar a distância é ter uma boa conexão com a internet disponível.

Para realizar videoconferências por exemplo, a velocidade mínima recomendada é de 400kbps, essa é uma velocidade bem comum a partir da maioria dos provedores.

Existem vários sites em que você pode conferir a velocidade da sua internet. 

Internet a Cabo ou wi-fi?

As redes wi-fi evoluíram bastante nos últimos tempos, mas ainda podem ocorrer instabilidades na conexão.

O local onde o modem está posicionado pode influenciar, por isso fique atento se você poderá trabalhar próximo ao seu modem e assim minimizar possíveis instabilidades.

Nesse ponto, a conexão via cabo sofre menos interferências, inclusive na velocidade de transmissão. Se mesmo com o modem próximo você enfrenta algumas instabilidades na rede wi-fi, considere utilizar um cabo.

notebook em cima da mesa em uma estação de trabalho em casa

Todos bem conectados? Então vamos aos demais equipamentos periféricos!

2. Use um mouse adequado

O uso prolongado do touchpad do notebook pode não ser muito prático ou confortável e ainda causar dores, por isso o uso de um mouse periférico é recomendado. Um modelo simples e sem fio já pode ser o suficiente para você trabalhar melhor na sua estação de home office.

Leia mais: Qual mouse comprar para notebook

Mouse HP preto com formato anatômico sem fio em fundo branco
Mouse HP vendido pela bringIT

3. Use um teclado externo

O teclado externo conectado ao notebook pode contribuir para o aumento da velocidade do trabalho, além de proporcionar uma melhor ergonomia, se acompanhado do uso de um suporte para notebook.

Uma outra vantagem é que com o uso desse periférico você evita o desgaste do teclado do próprio notebook, estendendo sua vida útil. 

Teclado sem fio Logitech

4. Use um suporte para notebook

Cuidar da postura ao utilizar o notebook é fundamental para evitar dores na coluna, ombros, pescoço.

Tanto a altura da tela diante dos olhos quanto a distância da mesma são pontos de cuidado ao ficarmos por horas trabalhando no equipamento.

O suporte é essencial para ajudar a posicionar o notebook de maneira adequada e ainda permite um melhor resfriamento do aparelho

Na bringIT você encontra diversos modelos de suportes e mesas para notebook, com variações de regulagens, com ou sem cooler de resfriamento, desde modelos mais compactos até mais arrojados. Confira o aqui o que melhor pode lhe atender.

Leia mais: Dicas para usar o notebook e manter uma postura correta

5. Utilize mousepad e apoio de punho

Suporte, mouse e teclado externo a postos junto ao seu notebook, você vai sentir que ainda há algo faltando.

Invista em apoios ergonômicos para seu conforto enquanto trabalha e para prevenção de lesões. 

Mousepads com apoio em gel para o punho são indicados, assim como o apoio de punho posicionado em frente do teclado. Estes são acessórios simples mas que fazem toda a diferença!

6. Monitor extra

Tem um monitor extra disponível? Ótimo! Telas de notebooks costumam ser pequenas, o que dificulta um pouco trabalhar com várias abas de um navegador abertas, com planilhas, ou com diferentes janelas de sistemas ao mesmo tempo, por isso o uso de um monitor extra ajuda muito na agilidade e na produtividade no dia a dia, permitindo que algumas tarefas sejam inclusive menos cansativas. Com certeza sua estação de trabalho em casa ficará incrível com um monitor extra!

Nesse caso, fique atento a necessidade de um cabo para conectar o monitor ao notebook e prefira cabos mais curtos, de 30cm até no máximo 1m, de modo a não tomar muito espaço na sua bancada. 

Saiba mais sobre os cabos HDMI bringIT.

7. Use fone de ouvido

E por fim, mas não menos importante, você precisará de um fone de ouvido com microfone acoplado para garantir uma boa comunicação com seus colegas de trabalho durante as conferências, já que o microfone do próprio notebook pode captar ruídos indesejados. 

Qual tipo de fone de ouvido é melhor? 

Com esses periféricos acoplados ao seu notebook sua experiência de home office será mais confortável e produtiva e, para aqueles que são novos nessa dinâmica, quem sabe uma nova forma agradável e prática de se trabalhar seja descoberta 😉

Bom trabalho a todos!  

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles