Li-po ou Li-Ion? Saiba a diferença entre os tipos de baterias para notebook

As baterias de íon de lítio (Li-Ion) e polímero de lítio (Li-Po) possuem algumas diferenças. Saiba o que muda entre os modelos e qual é a ideal para o seu notebook.

Fácil mobilidade é um dos benefícios que mais conquistam usuários de notebook. Porém, esse conforto tem um preço: o carregador precisa estar sempre na mochila para evitar ficar sem bateria durante o dia.

Depois de um tempo de uso, você se dá conta que precisa de uma bateria nova para o seu notebook, aí bate aquela dúvida em qual em qual modelo de bateria comprar: a bateria de íon de lítio (Li-íon) ou polímero de lítio (Li-po)? Neste post vamos te ajudar a escolher a bateria correta para o seu notebook.

Qual é a função do lítio?

O lítio é um componente básico na fabricação de baterias. É uma das melhores opções do grupo de metais alcalinos por ter desempenho superior entre peso e capacidade de armazenamento de energia. Ou seja, pode armazenar grande carga de energia em um espaço reduzido. Por isso é tão usado em eletrônicos portáteis.

O lítio ocupa o lado negativo do componente e o lado positivo fica com compostos químicos diferentes, como o íon ou o polímero.

Bateria para notebook Li-ion

Produzidas em larga escala, a mais comum das baterias utilizadas em notebooks e outros eletrônicos atualmente é a Li-ion.

Criada para substituir as primeiras baterias, antes compostas por níquel (Ni-Cd e Ni-MH), se destacou por ser mais leve, atóxica e possuir maior capacidade de carga do que as antigas.

A história de “bateria viciada” também ficou no passado com a chegada da Li-ion, que não possui efeito memória.

Por dentro, as baterias de íons de lítio são parecidas com pilhas alcalinas, que são posicionadas lado a lado. É esta quantidade de “pilhas” que mostra quantas células uma bateria de notebook tem. Por exemplo, se na descrição da bateria diz que ela possui 6 células, isso quer dizer que dentro da bateria há seis dessas “pilhas” como na imagem abaixo:

bateria amarela de li-po e li-on para notebook

Dica: Saiba como comprar uma bateria para o notebook 

Além disso, a bateria Li-ion possui recarga inteligente que interrompe o recebimento de energia assim que atinge a capacidade máxima de carga. Isso contribui para que a bateria tenha um tempo de vida mais longo. Atualmente, essa é a bateria que compõe a grande maioria de modelos de notebooks.

Bateria para notebook Li-po

Você já se perguntou como baterias super potentes podem integrar notebooks com design ultrafino, certo?

Isso se deve em boa parte ao polímero. Esse componente usado na bateria do notebook substitui o uso de elementos líquidos. Isso é possível graças às células da bateria que são envoltas em um material maleável, seu formato se assemelha ao de um filme plástico, possibilitando produzir uma bateria mais leve e fina que se encaixa melhor em determinados espaços.

Os smartphones são os campeões em uso da bateria Li-po. As vantagens são tantas que o uso está sendo expandido para outros aparelhos eletrônicos.

Um ponto super positivo das baterias Li-po é que elas armazenam o dobro da capacidade de energia de uma bateria de íons de lítio do mesmo tamanho. Assim como sua antecessora, também não possui efeito memória, então sem neuras com vício de bateria.

Sua vida útil vai depender dos cuidados básicos que você toma como: não expor ao calor excessivo ou não deixar a bateria do seu notebook descarregar completamente com frequência. (A quantidade de ciclos pode variar de um aparelho para outro e da forma em que são usados; tendo 200, 1.000 ou até 4.000 ciclos.)

Mas, lembre-se que, independentemente do cuidado, é natural a bateria diminuir sua potência com o passar do tempo.

Parece difícil, né? Mas não é.

E aí, ficou alguma dúvida? Manda uma mensagem para a gente.

Na bringIT você encontra o modelo de bateria compatível com o seu notebook, além de contar com o suporte dos nossos especialistas e as melhores condições de compra.

Banner promocional da Bringit em gif animado com produtos da loja

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles