Touchpad: como a nova sensibilidade à pressão dos dedos pode melhorar seu notebook

 Forca-no-touchpad-1260x710

Presentes em smartphones e notebooks, os touchpads estão cada vez mais eficientes. Se antes era necessário de múltiplos toques para realizar algumas ações limitadas, atualmente a superfície pode possibilitar a realização de diferentes comandos apenas com a pressão dos dedos.

Teclado USB com fio e touchpad embutido

Essa mudança radical é possível graças à implantação de uma nova tecnologia chamada Synaptics ForcePad. Esse sistema possui rastreamento de pressão capaz de detectar cinco dedos de uma só vez, sentindo até 1.000 gramas de pressão com 64 níveis de diferenciação.

Com o ForcePad você consegue realizar diferentes ações como renomear links e arquivos, editar datas e criar um evento do calendário apenas um com um toque forte. Além disso, a tecnologia também facilita na reprodução de vídeos, possibilitando acelerar um filme em até 8x ou 32x apenas pressionando e mantendo o dedo no touchpad.

Algumas dessas funções já estão disponíveis no novo MacBook e também em algumas versões do MacBook Pro. Confira os 15 principais recursos Synaptics ForcePad que foram aplicados na versão mais recente do MacBook no vídeo abaixo.

Os touchpads da Apple conseguem definir com precisão a diferença entre um toque comum um e um com força devido à aplicação de imãs. Segundo explicação do site iFix:

“O Force Touch Trackpad possui um eletroímã feito de bobinas de fio em torno de um núcleo ferromagnético. Ele é usado para criar o feedback de vibração que você sente. Estamos supondo que as quatro bobinas separadas aqui são usadas para variar o feedback dado ao usuário… Os ímãs puxam e empurram rapidamente um trilho de metal instalado sob o trackpad, para criar um pequeno ‘buzz’ de feedback a cada clique – e um segundo buzz para um ‘force click’.”

Force-Touch-Trackpad-da-Apple

De acordo com rumores, a próxima versão do iPhone deverá ter uma tela sensível a diferentes níveis de pressão. Dessa maneira, a superfície conseguirá facilmente distinguir entre toques leves e fortes.

Nos modelos da HP, linha EliteBook, que também utilizam a tecnologia ForcePad, os recursos são mais limitados. Com a aplicação dessa tecnologia é possível arrastar arquivos com um só clique, sem a necessidade de clicar e depois arrastar.

Recentemente, a empresa Synaptics apresentou uma nova geração da tecnologia. O sistema continua detectando toque e pressão usando sensores capacitivos, no entanto está mais fino e leve do que as gerações anteriores. O novo tamanho permitirá que a tecnologia seja utilizada em modelos de notebooks ultrafinos.

Fontes: Gizmodo, YouTube iFixit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles