6 Ferramentas indispensáveis para manutenção de notebook

Existem algumas ferramentas que são indispensáveis para fazer manutenção em um notebook ou desktop.

Se você é um autodidata ou gosta de se arriscar no conserto dos aparelhos, esse artigo vai te ajudar a escolher os itens mais necessários e básicos para dar os primeiros passos.

Atenção: é sempre importante lembrar que aparelhos eletrônicos como notebooks, tablets ou celulares têm componentes sensíveis e qualquer alteração implica em riscos. Se você se sentir inseguro, não hesite em recorrer a uma assistência técnica especializada.



Aqui você verá muito termos como “antiestático” e “descarga eletrostática ou (ESD)”, então vamos te explicar resumidamente por que precisamos tomar muito cuidado com componentes eletrônicos na hora de manuseá-los.

Não existe muito segredo, é basicamente física. É importante entender que a eletricidade estática é uma constante na nossa vida. Ela acontece com o atrito entre objetos e até mesmo com o ar.

Sendo assim, mesmo que você não toque em nada, seu corpo pode estar carregado de energia eletrostática apenas por ter saído no vento, por exemplo. 

Quando carregado, seu corpo produz essa energia e ela vai correr para outros componentes assim que houver contato. Por exemplo, sabe quando você toca em algum objeto e leva um pequeno choque na mão? Isso é a descarga eletrostática (que varia entre os 4 a 6 volts) saindo do seu corpo!

Ela pode ser apenas um susto ou causar danos permanentes em componentes sensíveis, como uma placa de vídeo ou um processador.

Confira agora a nossa lista de ferramentas que vão ajudar você a fazer uma manutenção básica no seu notebook:

6 Ferramentas para manutenção em notebooks, desktops e smartphones



1. Kit de Ferramentas para Notebook e Celular

Kit de ferramentas para notebook e celular em uma pasta amarela

Kit de ferramentas para manutenção em notebook e smartphones

O Kit de ferramentas é a aquisição mais versátil que você pode ter. Ele é bastante completo, composto por várias chaves ou ponteiras que servem para todo o tipo de manutenção, inclusive para as mais específicas de notebooks, celulares, tablets, câmeras e outros equipamentos eletrônicos que exigem precisão.

Os kits podem ser muito diferentes e conter um número variado de peças. Os mais específicos para notebooks, além de conter chaves ou ponteiras Torx, Fenda, Phillips e Pentalobe, as mais comuns para a manutenção, ainda possui outras ferramentas essenciais como a pinça antiestática e a espátula.

2. Espátula para conserto de notebooks

Ferramenta espátula triangular azul para conserto de notebooks

Espátula para manutenção de notebook

Usada para fazer a abertura das partes encaixadas da carcaça do notebook, ela é importante pois facilita o processo e ainda garante que nenhum componente seja danificado na hora da manutenção. 

Existem espátulas de dois materiais diferentes: as de plástico e as de metal. Se você é iniciante, recomendamos que utilize a de plástico, por ser mais barata e fácil de encontrar.

3. Pinça antiestática

Ferramenta pinça antiestática prateada

Pinça para manutenção em notebooks e smartphones

Ela é importante para auxiliar no acesso a áreas mais delicadas ou difíceis do aparelho, graças às suas pontas finas. Essa pinça é especial por ter um revestimento em material epóxi que garante que não haja descarga eletrostática e assim não danifique o aparelho.

4. Pincéis antiestáticos

Ferramenta pincel antiestático preto

Pincel antiestático para manutenção em notebooks e smartphones

A função de um pincel antiestático é remover partículas de sujeira de uma placa, garantindo sua proteção através da dissipação de cargas eletrostáticas.

A diferença para um pincel comum está no material das cerdas: um pincel antiestático precisa ter cerdas com material sintético para inibir a condução de energia eletrostática. 

Você pode usar o pincel antiestático para a  limpeza de periféricos de computadores (desktop ou notebook) como CPU, memória, placa mãe, placa de vídeo, circuitos de câmeras digitais, celulares, smartphones, tablets, entre outros equipamentos eletrônicos.

5. Manta Antiestática

Ferramenta manta antiestática azul da marca Hikari, ferramenta para manutenção de notebooks

Manta antiestática para manutenção de notebooks e smartphones

Para o técnico ou entusiasta de consertos de aparelhos eletrônicos, a manta magnética antiestática é a opção ideal para profissionais que fazem reparos em Iphones e outros smartphones, tablets, notebooks, computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Esse produto ajuda principalmente na organização da bancada de materiais e também é útil em diversos tipos de montagem eletrônica como: solda ou reparo de placa de circuito.

O principal diferencial da Manta de Isolamento são suas dimensões de 450mm de comprimento por 300mm de largura, apresentando diversos porta-objetos multifunções, que servem desde de gabarito para posição de pequenas peças de aparelhos como para manter sempre à mão ferramentas de uso frequente.

A parte mais legal é que entre esse compartimentos, 3 locais são magnetizados para alojamento de parafusos. Além disso, conta com local próprio para chaves de aperto e manipulação da placa de circuito impresso de forma que ajuda a manter a bancada organizada e facilita a montagem dos equipamentos em conserto.

O produto é feito com silicone de alta qualidade, é à prova de fogo e suporta até 500ºc que resiste desde o calor de uma solda até corrosão.

Essas propriedades reduzem o risco de danos estéticos sobre a bancada seja soprando ar quente ou encostando o ferro de solda quente, sem que haja qualquer dano.

A manta térmica também é antiderrapante, dando segurança para qualquer procedimento feito sob a superfície. 

Outro ponto positivo do seu material é de que por não aderir a nenhum material (nem mesmo cola) facilita no manuseio, durabilidade e limpeza. Para retirar excesso de produtos ou sujeira basta usar água e sabão neutro ou um pano úmido.

6. Multímetro Digital

Ferramenta multímetro para manutenção em notebook

Multímetro digital

O Multímetro é um equipamento utilizado para fazer a medição da resistência elétrica, tensão ou corrente contínua e da tensão ou corrente alternada.

Esse aparelho também consegue medir capacitância, temperatura, frequência de sinais alternados, dentre outras grandezas elétricas.

Para estabelecer qual é o tipo de medição que deve ser realizada com o multímetro, basta ficar acionar uma chave rotativa que existe no aparelho e escolher a medição que deseja fazer.

Principais aplicações do multímetro

Também conhecido como voltímetro, além das funções citadas, possui ainda inúmeras outras aplicações.

Com certeza é um produto indispensável para técnicos que fazem manutenção em notebooks e eletrônica digital. É o aparelho que vai ajudar em testes de verificação de sinais, em fontes, placas e no-breaks, dentre outras funções.

Compre suas ferramentas na bringIT

E aí, curtiu as nossas dicas de ferramentas?

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Conheça nosso site!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles