Melhores programas para testar o desempenho do notebook

Quem é curioso e gosta sempre de manter o notebook ou PC com a saúde operacional em dia sabe o quanto é importante conhecer programas para testar o desempenho do notebook que facilitem esse processo. É por isso que os benchmarks e os monitores de desempenho são ferramentas muito usadas seja na hora de avaliar um aparelho usado, saber qual peça é compatível para um upgrade, identificar problemas ou mesmo fazer uma manutenção preventiva em sua máquina.

Neste conteúdo você vai ver alguns programas mais básicos e outros mais específicos, cada um separado para uma especialidade que atende desde usuários mais avançados como gamers quanto um usuário comum que gostaria de saber se o notebook está superaquecendo e o que fazer para corrigir o problema.

Mas, para manter você informado, vem entender um pouco melhor o que é um benchmark e as principais diferenças entre ele e um monitor de desempenho.

O que é benchmark?

Os programas chamados benchmarks são comparadores de desempenho, ferramentas super úteis na hora de avaliar possíveis gargalos de velocidade e performance do notebook. Eles também podem servir de auxílio para você escolher de forma mais inteligente componentes que vão melhorar os aspectos do computador considerados insuficientes para suas tarefas.

Esses programas podem testar a capacidade de trabalho tanto de um hardware como de um software de forma ampla ou específica. Ou seja, você pode testar a velocidade do seu navegador ou do tempo de processamento do seu computador executando alguma tarefa.

A principal função dos benchmarks é de expor o computador ao seu limite máximo para testar o desempenho do aparelho e extrair informações que sirvam de comparativo com outros equipamentos que possuem uma configuração semelhante.

Fique atento!

Tente dar uma “folga” para o seu computador enquanto estiver realizando os testes de benchmark. Como comentamos acima, esse é um procedimento que exige bastante da sua máquina. Além de não utilizar o computador durante esse processo, tente também manter o menor número de programas em execução, principalmente os mais pesados, pois isso pode interferir no resultado final do teste.

7 formas de identificar especificações técnicas no notebook

Qual é a diferença entre um benchmark e um monitor de desempenho?

Existe uma diferença considerável entre esses dois tipos de ferramentas. Enquanto o benchmark vai testar de fato a capacidade do seu notebook ou desktop, o monitor de desempenho (ou de diagnóstico) é mais um coletor de informações.

O papel do programa monitor é mais voltado à análise e é muito útil quando você precisa saber se o seu aparelho está com tudo funcionando corretamente ou mesmo para não ter erro na hora de trocar uma peça e conferir sua compatibilidade. Isto é, ele serve mais de preventivo ou alerta do que um benchmark.

Agora que você entendeu melhor como funciona um programa monitor de desempenho e também sabe a diferença entre ele e um benchmark, confira a lista que separamos com alguns programas gratuitos e bem completos e aprenda como usá-los da melhor forma!

Conheça os melhores benchmarks para instalar agora!

Softwares de Monitoramento/Diagnóstico

CPU-Z

Resultado de imagem para interface cpu-z

O CPU-Z é um programa muito útil para análise sobre cada componente instalado. Esse programa é super indicado para quem está estudando alterar peças e quer evitar problemas com incompatibilidade. Também serve para avaliar melhor como está o estado de um computador ou notebook de segunda mão, pois ele pode ter a confirmação de que o hardware que está sendo vendido é o mesmo que está em funcionamento na máquina.

Indicado para: avaliação do funcionamento geral do aparelho
Valor: Gratuito
Clique para baixar: 

HWMonitor

Resultado de imagem para interface hwmonitor

Está com problemas com superaquecimento? Então o HWMonitor  pode ser um ótimo auxílio. Esse programa permite que você fique de olho na temperatura do seu notebook. Além disso, as análises incluem dados de consumo de energia, velocidade das ventoinhas, percentagem de utilização, velocidades de clock, entre outros.

Outro atributo interessante é o informe de níveis de tensão, isso quer dizer que ele ajuda a detectar se a fonte de alimentação está fornecendo a energia suficiente para todos os componentes.

Como escolher a fonte (carregador) correto para o meu notebook?

O mais bacana do HWMonitor é que é gratuito e super completinho. Talvez um ponto negativo é de que ele ainda não notifica caso algum dos seus componentes esteja com superaquecimento. Esse monitor de desempenho está disponível em versão instalável e portátil, o que é uma excelente opção para técnicos em informática.

Indicado para: verificar níveis de superaquecimento e funcionamento de outros componentes do hardware.
Valor: Gratuito
Clique para baixar: 

Programas de benchmark

SiSoftware Sandra

Resultado de imagem para sisoftware sandra interface

Além de mostrar diferentes aspectos do notebook, esse programa também traz diversas opções de benchmark. As opções são bem legais: você pode medir o desempenho geral da máquina, das máquinas virtuais, da placa de vídeo, dos discos de memória e da rede.

Essa possibilidade de testar diversos componentes abre espaço para fazer uma escolha mais inteligente na hora de um upgrade de memória ou da placa de vídeo, além de identificar algum bug de desempenho ou mesmo a necessidade de troca por um outro aparelho.

Indicado para: medição de desempenho geral da máquina, funcionalidade de placa de vídeo, discos de memória e rede.
Valor: Grátis na versão de teste
Clique para baixar: 

Novabench

Resultado de imagem para novabench interface

Esse é o software ideal para quem busca testar o desempenho da memória RAM, dos discos rígidos e também da placa de vídeo do computador. É só instalar, abrir o programa e clicar no botão “Start Tests”. Essa função vai te apresentar um panorama dos testes executados.

Para personalizar, basta clicar na aba “Tests”, depois em “Individual Test” e escolher o que deseja executar. De maneira geral ele é um ótimo programa, super simples de executar no Windows e versátil, porém para uma análise mais profunda direcionada a jogos, conheça nossa indicação a seguir.

Indicado para: teste de desempenho de memória RAM, discos rígidos e placa de vídeo.
Valor: Gratuito para uso pessoal
Clique para baixar: 

3DMark

Resultado de imagem para 3dmark interface


Uma das ferramentas mais populares do mercado, o 3DMark é considerado um dos melhores medidores de desempenho gráfico para computadores que utilizam programas complexos, jogos pesados e que precisam de recursos em 3D. O mais bacana dele é que também tem versões para smartphones e tablets!

O ponto negativo é que a versão completa do software é paga, mas existe uma versão gratuita de teste que possui algumas funcionalidades interessantes. Com essa versão é possível mostrar cada resultado para analisar características diferentes da placa de vídeo ou computador. São criadas pontuações e elas são armazenadas no 3DMark onde funcionam como base de dados que servem para fazer comparativos com diversos sistemas diferentes.

Indicado para: medir desempenho gráfico para recursos em 3D como jogos ou outros programas.
Valor: Gratuito para versão básica
Clique para baixar: 

PCMark

Resultado de imagem para pcmark interface

Esse programa é da mesma família do 3D, porém com um foco diferente. Esse programa é super conhecido por sua versão comercial, mas a sua versão gratuita pode ser bem interessante se você é um usuário doméstico, pois ele ajuda a fazer testes e identificar informações sobre edições multimídia, documentos, navegação da internet, videoconferência, entre outros.

Indicado para: identificar informações básicas como edições multimídia ou qualidade de navegação na internet
Valor: Gratuito
Clique para baixar: 

Cinebench R20 (apenas para CPU)

Resultado de imagem para Cinebench R20 interface

Esse software é especializado em modelagem, animação e renderização de 3D. O mais legal é que ele cria cenários tridimensionais com o uso de algoritmos que definem o desempenho em avaliações individuais.

Vale lembrar que, por mais que o site do software mencione que ele pode ser usado por diversos tipos de usuários, incluindo os comuns que não usam funções que exigem tanto desempenho da máquina, na prática não é bem assim, e vamos explicar porquê.

O Cinebench R20 usa quatro vezes mais a memória e oito vezes o poder computacional da CPU comparado ao Cinebench R15, a versão anterior. Então, memória RAM definitivamente não deve ser um problema no computador que você irá fazer esse teste.

Por isso nós indicamos esse software para medir os desempenhos de renderização de jogos mais pesados ou outros projetos gráficos.

Indicado para: medir desempenho gráfico avançado na hora de rodar jogos ou outros programas
Valor: Gratuito
Clique para baixar:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é download-gif-5.gif

Aproveite para assistir ao vídeo em nosso canal do YouTube:

E aí, curtiu nossas dicas? Tem algum outro programa que você acha que deveria estar nesta lista? Fala para a gente aqui nos comentários!

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Confira nossos produtos clicando no banner! 😉

bringit
newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles