notebook lento o que fazer

Notebook lento? 7 razões para isso estar acontecendo

Notebook lento? Saiba que isso pode estar acontecendo por vários motivos. Vírus, programas pesados e memória de armazenamento cheia são apenas alguns exemplos.

Nesse texto nós do blog bringIT vamos te contar quais são as 7 principais razões que estão deixando o seu notebook lento e como resolvê-las!       

                                                                                                           

7 razões que estão deixando seu notebook lento:

1 – Disco rígido (HD)

Presente em muitos aparelhos, o HD é responsável pelo armazenamento de arquivos, como documentos em geral, fotos, vídeos e músicas.

Para fazer a leitura dos arquivos salvos no disco rígido, é acionado um braço mecânico com uma espécie de agulha na ponta. Por ser um processo mecânico, a utilização do HD contribui para aumentar a lentidão do seu notebook.

A boa notícia é que o SSD tem um desempenho melhor e, diferente do seu antecessor, tem menor risco de perda de arquivos. É possível fazer facilmente a substituição do HD pelo SSD e você ainda poder usar o disco rígido como um HD externo.

SSD SATA ADATA preto com etiqueta verde
SSD SATA ADATA vendido pela bringIT

2 – Armazenamento cheio

Sabia que salvar muitos arquivos pode deixar o seu notebook lento? Fotos em alta resolução, vídeos e arquivos muito extensos e pesados são alguns exemplos de documentos que ocupam muito espaço de armazenamento.

Uma boa opção é fazer o uso de um HD externo, pois com o uso de um case HD você consegue levar seu arquivos sempre com você.

Ainda existem outras opções, como salvar seus arquivos em uma nuvem (um exemplo é o Google Drive), utilizar pendrives ou cartões de memória.

HD externo Seagate vendido pela bringIT

 3 – Usuário multitarefa

Deixar muitas abas abertas no navegador da internet e vários programas executando ao mesmo tempo, causa lentidão no laptop, fazendo que com ele tenha um trabalho maior do que o necessário.

Por isso, feche os programas e guias que não estão sendo utilizadas. Para saber quais são os programas que estão em segundo plano, você pode acessar o Gerenciador de Tarefas.

Para isso, digite na barra do Menu Iniciar “Gerenciador de Tarefas” então é só clicar na opção correspondente ou, na área de trabalho pressione as teclas “Shift” + “Esc”.

4 – Aquecimento do aparelho deixa o notebook lento

O aquecimento em notebooks pode causar sérios problemas e diminuir o desempenho do aparelho. Isso ocorre por diversos motivos, por isso, é importante manter o cooler sempre limpo, não abafar as entradas e saídas de ar (como usar o note em cima da cama ou almofada) e evitar lugares com sujeiras.

Fazer o uso de suportes e mesas com cooler também é uma ótima solução. Outra possibilidade é utilizar um cooler exaustor externo, que também ajuda a regular a temperatura do notebook.

bases

5 – Pouca memória RAM

A memória RAM (Random Access Memory) é responsável pelo armazenamento de arquivos temporários, sendo utilizada toda vez que um programa ou arquivo é aberto.

Ela está no cotidiano da maioria das pessoas, pois está presente em notebooks, desktops e smartphones, por exemplo.

Para saber se é necessário adicionar memória RAM no seu notebook, veja se você costuma ter alguma dessas atitudes ao utilizar o laptop: usar o notebook com muitos programas abertos; o notebook apresenta travamentos e lentidão ou você percebe problemas no momento de executar programas e/ou exibir menus.

Se esse é o seu caso, conte com a gente para dar aquele upgrade no seu notebook!

6 – Notebook infectado com vírus e malware

Ao utilizar um laptop ou desktop, é muito importante possuir um antivírus de qualidade instalado, pois além deixar o sistema fluir mais rápido, a execução de escaneamentos ajuda seus arquivos a ficar mais seguros, diminuindo o risco de perde-lós.

7 – Programas desatualizados deixam o notebook lento

Manter atualizado os programas e o sistema operacional pode tonar o seu aparelho mais ágil.

Muitas atualizações melhoram o desempenho do note e possuem correções de bugs ocorridos, por isso, indicamos deixar ativada a opção de atualização automática, quando possível. Se você quiser saber se tem alguma atualização pendente no Windows, digite no Menu Inicial “Verificar se há atualizações” e clique na opção correspondente.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

Leia mais: Dicas de como deixar o seu notebook mais rápido

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles