8 dicas para você comprar da melhor maneira possível

 

como-arrumar-namorado-internet

Se você está pensando em trocar o seu notebook, provavelmente já deve ter se deparado com algumas dúvidas sobre a melhor forma de pagamento, melhor loja, melhor preço, entre outras. Reunimos algumas dicas simples, mas que podem te ajudar a fazer a melhor escolha por um preço justo.

1º Ficar de olho em ofertas

A maioria das lojas online disponibiliza um campo para que o usuário cadastre o seu e-mail e receba as principais novidades e ofertas da empresa. Em alguns casos, o preço do produto enviado por e-mail pode estar mais barato do que consta no site da loja.

Obs.: antes de clicar em promoções via e-mail ou redes sociais, passe o mouse sobre os links e verifique se o endereço que aparece é realmente o da loja. Há ameaças de phishing (fraudes eletrônicas) que usam nomes de lojas famosas para enganar usuários. Por isso, prefira entrar direto no site oficial para realizar a compra ou tome bastante cuidado com links suspeitos.

2º Aproveitar épocas e datas especiais para descontos

Normalmente, na primeira semana do ano muitas lojas iniciam o período de liquidação, também conhecido como “queima” de estoque, sendo uma boa oportunidade para comprar produtos com grandes descontos.

Outro evento bem importante que vale a pena esperar para comprar o seu notebook novo é o Black Friday, data em que o varejo – “em teoria” – oferece descontos. A ação acontece na última semana de novembro, não necessariamente só na sexta-feira (Black Week). A segunda-feira após o evento é conhecida como Cyber Monday e oferece as últimas oportunidades para aproveitar os descontos.

7JYY9

Além disso, durante o ano a rede B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) oferece descontos nas chamadas Black Nights. Esse foi apenas um exemplo de ação promocional de uma rede específica, portanto vale a pena ficar de olho em outras ocasiões.

131

3º Pagar à vista

Muitas lojas oferecem descontos no pagamento à vista (boleto bancário, geralmente de 8 a 12%). Por isso, guardar dinheiro sempre é uma boa opção para pagar mais barato pelo produto desejado. Procure também por cartões promocionais/códigos de descontos que geralmente são oferecidos quando, por exemplo, o consumidor realiza um cadastro no site.

4º Pesquisar em diferentes lojas; utilize comparadores de preço

Antes de fazer a compra, pesquise em mais de uma loja para se certificar de que você está pagando pelo menor preço do mercado. Dependendo do produto, o preço pode variar bastante. Para pesquisar preços, utilize comparadores de preço como Shopping UOL, Buscapé e Zoom.

É interessante lembrar que, quando você acessa determinado produto por um site comparador, é possível que haja mudança no preço se comparado com o valor do site. Sendo assim, é sempre bom ficar de olho nos comparadores.

5º Verificar se a loja informa CNPJ, telefone e endereço

Segundo o Decreto Federal nº 7962/13, as lojas online devem informar em local visível o número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. Sendo assim, desconfie se a loja não oferecer informações básicas de contato.

6º Pesquisar se a loja é confiável em sites de reputação

Antes de realizar a compra, pesquise a reputação da empresa nas redes sociais e sites especializados. No Reclame Aqui, por exemplo, você consegue encontrar uma lista com os problemas enfrentados pelos consumidores ao comprar em determinada loja. Consulte também o site do Procon.

phpjeOuBs

7º Observar se a loja online oferece ambiente seguro

Verifique se o site possui selos e certificações de segurança, como “Site Blindado”. Assim você se certificará de que a loja irá garantir a proteção de seus dados.

Depois de localizar o selo, é importante checar que, ao clicar sobre o ícone, você seja redirecionado para a plataforma que fornece a certificação. Isso garantirá a veracidade da informação.

132

8º Buscar informações detalhadas do produto antes de fechar a compra

Após escolher a loja e verificar se ela é confiável, não se esqueça de se informar sobre todas as características do produto. No caso da compra de um notebook, observe as seguintes especificações:

– Tamanho da tela;

– Tamanho do HD;

– Memória RAM;

– Processador;

– Bateria;

– Acessórios que acompanham o produto.

Caso você não entenda muito bem sobre as configurações de um notebook, confira nosso post sobre “Como comprar um notebook”. Isso garantirá a compra de um produto que atenda suas necessidades. Se tiver alguma dúvida sobre a melhor marca ou modelo, vale a pena acessar fóruns e sites especializados no assunto com reviews (análises) dos produtos.

 

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles