As cinco maiores fabricantes de computadores do mundo

lenovo-laptop-y50-front-1

Se algum dia o mercado de computadores teve um líder, o rumo da história da computação revelou que consolidar a liderança no segmento é algo muito difícil, ou quase impossível. 

Quem deu a largada na busca pelo posto mais alto foi a International Business Machines, mais conhecida como IBM, fundada em 1911. A companhia surgiu a partir da fusão de três especializadas em áreas distintas, como balanças, relojoaria e de cálculos utilizados por organizadores de censo norte-americano. Inicialmente batizada de CTR, a empresa passou a se chamar IBM apenas em 1924, iniciando assim um monopólio na fabricação de computadores centrais.

Após atingir o auge de crescimento em 1960, quando conquistou 70% de participação no mercado de computadores, a empresa começou a cair com o aparecimento da Apple e da Microsoft. Na época, a ausência de estratégias competitivas e a falta de uma cultura que incentivasse a inovação levaram a companhia a perder o seu posto ano a ano. Tanto que, em 2005, a companhia anunciou a venda da sua divisão de computadores para empresa asiática Lenovo.

A partir disso, novas empresas surgiram e a conquista pela liderança no mercado ficou cada vez mais acirrada. A concorrência aumentou ainda mais com a criação de novas tecnologias, como smartphones e tablets, o que exigiu inovações constantes das fabricantes ao verem o número de vendas de PCs despencarem ao longo dos anos.

pc
Fonte da imagem: ITPro.co.uk

Apesar da visível queda na venda desses dispositivos, uma pesquisa realizada pelo IDC revelou alguns dados bem interessantes sobre o aumento no número de vendas de computadores no terceiro trimestre de 2014 e apontou as gigantes que mais se destacaram no segmento, mostrando que esse cenário pode estar prestes a mudar.

Segundo os dados coletados, nos Estados Unidos o mercado de PCs cresceu cerca de 4,3% em relação ao mesmo trimestre de 2013, totalizando 17,3 milhões de vendas. O crescimento também foi significativo na Europa, Oriente Médio e África, regiões que registraram mais um trimestre positivo.

Sobre o número de vendas de notebooks no Brasil, o IDH Brasil revelou que as vendas de notebooks caíram 25% em relação ao mesmo trimestre em 2013. No total foram vendidos mais de 1,6 milhão de notebooks no período -23% a menos na comparação anual- e 974 mil desktops, queda de 28% na mesma comparação. Segundo pesquisa, a previsão para 2015 é de que haja um crescimento de 1% no mercado de PCs.

Em relação às fabricantes, cinco marcas despontaram em número de vendas:

1º – Lenovo: 15,7 milhões de PCs

A marca chinesa Lenovo voltou a assumir o posto de maior fabricante de PCs do mundo, com 15,7 milhões de vendas.

No início do ano, a companhia anunciou a aquisição da americana Motorola Mobility por US$ 2,9 bilhões, até então controlada pela Google. Com a aquisição, a marca deixou de ser apenas mais uma gigante no mercado de notebooks para também se tornar a terceira maior fabricante de celulares, atrás apenas da Samsung e Apple.

16

No último trimestre, a fabricante declarou um aumento de faturamento, totalizando US$ 3,8 bilhões, o que corresponde uma alta de 49% comparado com o mesmo período de 2013.

2º – HP: 14,7 milhões

A marca Hewlett-Packard (HP) iniciou suas atividades no segmento de computadores apenas em 1984, mas aos poucos foi conquistando seu espaço no mercado e hoje aparece em 2º lugar na pesquisa com cerca de 14,7 milhões de computadores vendidos.

Recentemente, a HP anunciou a divisão dos seus serviços para formar um negócio independente. A HP Enterprise será responsável por serviços de tecnologia, financeiro e software; já a HP Inc. terá como foco a construção de PCs e impressoras.

17
Fonte da imagem: Tecnodrop

Anteriormente, a HP também divulgou ter tido aumento em sua receita trimestral após o faturamento da divisão de computadores pessoais subir 12%. Esse é o primeiro crescimento trimestral em 3 anos.

3º – Dell: 10,4 milhões

A empresa fundada em 1984 com apenas mil dólares (enquanto o americano Michael Dell estudava na Universidade do Texas) atualmente é referência na venda de notebooks para uso corporativo.

dell
Fonte da imagem: Amazon

Em 2013, a Dell voltou a ser uma companhia de capital fechado após acordo de US$ 24,4 bilhões. Mesmo com a mudança, a empresa apresentou um crescimento de 9,7% na venda de PCs no mundo, ocupando o 4º do ranking com 10,4 milhões de unidades vendidas.

4º – Acer: 10 milhões

Fundada na década de 70 por um grupo de chineses, a companhia asiática vendeu 10 milhões de dispositivos, ficando em 4º lugar.

De acordo com dados fornecidos pela IDC, a Acer registrou um crescimento superior a 100% em unidades vendidas na categoria PC em 11 países, incluindo Bélgica, Alemanha, Itália e Países Baixos. Os dados apontam também um crescimento de 48,4% de vendas na categoria, ultrapassando a média da indústria de 13%.

acer

5º – Apple: 4 milhões

Se no passado a empresa de Steve Jobs foi uma das principais responsáveis pela queda da poderosa IBM, hoje a companhia luta para voltar ao grupo que lidera o segmento de computadores. E agora a empresa finalmente retorna ao grupo das cinco grandes fabricantes de PCs, assumindo a posição até então ocupada pela gigante taiwanesa ASUS.

apple

Em 2014, a Apple cresceu US$ 147 bilhões, chegando a valer US$ 652 bilhões. Após o lançamento dos novos iPhones em outubro, a ações da Apple aumentaram 48%. No último trimestre, a marca da maçã vendeu 39,2 milhões de smartphones.

Fonte:

Globo.com, IDC, Tecnoblog

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles