Saiba como funciona uma bateria de notebook

Tempo de leitura: 3 minutos

Sabe aquelas tecnologias que já estão tão enraizadas no nosso cotidiano que nem paramos para pensar como funciona? As baterias são uma delas! Se você, assim como nós, é apaixonado por tecnologia e informática, vai adorar entender como funciona uma bateria de notebook. Acompanhe este post e saiba de todos os detalhes!

Bateria para notebook com 6 células em fundo branco
Bateria para notebook

O que é uma bateria

Antes de passarmos para a bateria de notebook, é interessante entender o conceito mais geral do que é uma bateria e depois sobre como funciona uma bateria. Explicaremos bem rapidinho para você!

As baterias são como várias pilhas ligadas em conjunto e que, ao funcionar, produzem uma reação química, resultando em corrente elétrica.

Como funciona uma bateria

Agora o assunto fica um pouco mais complexo, mas vamos explicar de uma forma bem simples: tanto as pilhas como as baterias possuem um ânodo e um cátodo que estão juntos a um eletrólito, que é uma solução química que funciona como condutor de energia química. Duas áreas com eletrólitos, unidas por um fio condutor, ligam-se aos polos, onde um lado fará a criação de eletrons e o outro perderá eletrons. Esta ação gera energia elétrica! 

Diferença entre pilha e bateria

Depois de ler essa explicação e entender que a bateria é formada por um conjunto de pilhas, você sabe a diferença entre elas? No caso, a bateria armazena energia, assim como a pilha, mas com a diferença de ser recarregável. As pilhas, depois de utilizadas, devem ser descartadas. 

Como funciona uma bateria de notebook

Agora que você já sabe o princípio básico de funcionamento das baterias, é bom entender os dois principais tipos de bateria para notebook que existem no mercado: íon de lítio (Li-Ion) e polímero de lítio (Li-Po).

Leia mais: Li-po ou Li-Ion? Saiba a diferença entre os tipos de baterias para notebook

Bateria de Íon de Lítio (Li-Ion)

Criada para substituir as primeiras baterias, antes compostas por níquel (Ni-Cd e Ni-MH), é mais leve, atóxica e possui maior capacidade de carga. O grande benefício deste tipo de bateria é não ficar “viciada”, ou seja, não tem efeito memória e pode ficar na tomada normalmente. 

Bateria de Polímero de Lítio (Li-Po)

As baterias Li-Po são ultrafinas e leves, muito utilizadas em smartphones. Essas características só são possíveis graças ao componente que substitui o uso de elementos líquidos. As células da bateria são envoltas em um material maleável, como um filme plástico.

As baterias de polímero de lítio (Li-Po) armazenam o dobro da capacidade de energia de uma bateria de íons de lítio (Li-Ion) do mesmo tamanho. Assim como sua antecessora, também não possui efeito memória.

Leia mais: Como comprar bateria para notebook?

Compre a bateria do seu notebook na bringIT

Agora você já entende tudo de baterias e sabe o que é bom para o seu notebook! Na bringIT você pode escolher baterias, fontes, cabos e muitos outros componentes sem se preocupar com a qualidade, além de garantir um ótimo custo-benefício.

Bateria para notebook com 8 células em fundo branco
Bateria para notebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *