Conheça o Macintosh Portable, o pai dos MacBooks atuais

Tempo de leitura: 1 minuto

 

Vamos mostrar um pouco da história dos notebooks, apresentando o Macintosh Portable que foi o primeiro computador portátil da Apple, e que se destacou na época de sua criação, por seu grande desempenho em comparação aos concorrentes.


Lançado em 1989 equipado com um processador Motorola 68000 com 16 MHz de velocidade, com 1 MB de RAM que pode ser expandida para 9 MB de RAM (eram considerados muito rápidos para a época) o Macintosh custava cerca de U$ 7.300.

mac portable imagem
Outros destaques ficavam para sua forma de fechar a tela e a função de cursor touchpad que era feita através de um trackball embutido que poderia ser removido, sendo localizado ao lado do teclado.

Porém, apesar de sua grande velocidade e inovação, ele apresentava problemas em sua bateria, que não podia ser descarregada completamente, pois utilizava um sistema similar ao de baterias de veículos.
Após um período de pouco sucesso e baixas vendas, seu projeto foi descontinuado dois anos depois, em 1991 pela empresa.

A grande novidade é que conseguiram rodar o Sistema Operacional dos Macbooks atuais, o sistema Mac OS X neste antigo equipamento. O responsável pelo projeto, Patrick Blampied, publicou no site Ultimate Hispter Tech fotos e vídeos provando o feito do Macintosh Portable rodando OS X.

Confira o feito:macintosh-portable-roda-sistema-osx

 

Fonte: Wikipédia EN e MacMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *