ícone compartilhar redes sociais

DC Jack , veja se o seu notebook tem problema com esta peça

adminblog_USR

dc_jack_solda

Quer saber quais são os principais sinais de que o seu DC Jack apresenta algum defeito? Nós do blog bringIT mostramos para você!

Indícios de um DC Jack defeituoso

DC Jack é um conector interno que media a alimentação de energia entre a fonte e o notebook. Dessa maneira, o conector pode apresentar, em  algum momento, um curto circuito; podendo causar diversos problemas, como por exemplo, o notebook não receber energia em nível adequado para ser utilizado, mesmo se a fonte/carregador estiver em bom estado.

dc_jack_problem

Existem alguns sinais de que o conector DC Jack do seu notebook está apresentando defeito, como por exemplo:

  • A bateria não carregar, mesmo com a fonte conectada na tomada;
  • Mal contato ao conectar a fonte no notebook;
  • Ficar piscando alternadamente a luz LED de carga;
  • Apresentar cheiro de queimado;
  • Causar superaquecimento e desligar o notebook; e
  • Conector do DC Jack estar “solto”.

Como efetuar a troca

Alguns DC Jacks possuem um cabo de conexão junto à placa-mãe, outros são soldados diretamente na placa. Para efetuar a troca do conector, é necessário ter um conhecimento prévio na área, neste post do blog explica, veja: como instalar o DC Jack no seu notebook. Se esse não for o caso, indicamos que contrate um profissional especializado e de confiança. 😉

Cuidados necessários para evitar problemas com o DC Jack:

dc_jack_comparacao

  • Conecte e desconecte sempre a fonte pelo plug do conector
  • Não exerça força sobre o cabo da fonte, deixando, por exemplo, a fonte pendurada ao notebook.
  • Conecte o plug da fonte de forma firme ao notebook, sem deixar folgas.
  • Em hipótese alguma introduza qualquer outro objeto dentro do DC Jack, para não haver choque ou queima de componentes.

Dica blog bringIT 😉

Na hora de comprar o seu DC Jack, é importante que você escolha um conector específico para o seu aparelho. Por isso, indicamos que verifique qual é exatamente o modelo do seu notebook e se equivale com o título do anúncio da peça.

Outros detalhes que devem ser observados são as características físicas do conector original, como por exemplo, o cabo de alimentação e a dimensão do pino interno em relação ao DC Jack que você pretende comprar.

Na bringIT temos o modelo de DC Jack para o seu notebook! 😀

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

8 respostas

  1. O meu notebook simplesmente muitas vezes não carregava, apesar de as luzes focarem piscando quando conectado. Solução? Passei um bombril no plug do carregador, como se fosse uma lixa. Era mau contato, devido à idade do aparelho.

  2. Recentemente, o meu notebook começou a desligar sozinho sempre que eu conectava o carregador, e eu até pensei que o problema tava no notebook, só que ele liga e funciona normalmente. Então, cheguei a conclusão que o problema tava no carregador, e arranjei um substituto de voltagem menor que funciona nele pra realizar tarefas rápidas… Até que comprei outro, de carga superior. Só que o mesmo problema que o carregor original tem, esse novo apresentou. Então, seria esse o caso de trocar o DC?

  3. Oi boa noite botei meu carregador dai deu cheiro de queimado no aonde dc jack do notbook mais no caso eu ligo ela liga tudo os led e tudo mais,mais a tela fica preta bem no fundo quando eu ligo aparece a marca do notbook

  4. Olá, Catielle! Nesse caso podem ser vários problemas. A fonte está funcionando perfeitamente? Caso tenha comprado uma fonte nova, verifique se a voltagem/corrente é a mesma do produto original. Verifique se não tem nenhuma parte quebrada do pino da fonte e do DC Jack. Assista este vídeo que irá te auxiliar em alguns testes da fonte. (https://www.youtube.com/watch?v=G2NzBZwTHJo)

    Se tudo estiver certo, verifique se a bateria está carregando normalmente. Com o tempo, algumas baterias perdem a capacidade de ganhar ou manter a carga. Se a bateria de seu notebook se recusar a carregar, mesmo após a remoção e reinstalação, você pode precisar comprar uma nova.

    Esse defeito pode ser até mesmo na placa-mãe. Para ter certeza, o recomendado é levar para um técnico de sua confiança. Se tiver mais dúvidas, estamos à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *