Como identificar um HD com defeito

Seu notebook está com algum problema? Você está preocupado se o problema está no disco rígido? Quer aprender como identificar um HD com defeito? Nós do blog bringIT vamos mostrar à você como reconhecer esse problema!

O HD é responsável pelo armazenamento dos seus arquivos, como fotos, musicas, vídeos e documentos em geral. Além disso, esta peça interfere diretamente na velocidade da sua máquina, para abrir os arquivos necessários para o seu funcionamento.
hd_defeito_aberto

É possível perceber certa diferença na velocidade quando um HD é substituído por um SSD. Pois, diferente do seu sucessor, o HD utiliza um “braço mecânico” para acessar seus arquivos, tornando mais suscetível à possíveis danos e perdas de arquivos.

#ficaadica: Mesmo que o seu problema/defeito não seja no HD, sugerimos que faça um backup dos seus arquivos. 😉

Identificando HD com defeito

Caso aconteça situações com o seu notebook como, por exemplo, não reconhecer o disco rígido,  arquivos não abrirem, lentidão, ter um ruído anormal, aparecer uma tela azul ou barulhos estranhos, existem chances que sejam ocasionados por algum defeito no HD. Contudo, essas situações também podem ser causadas por outros problemas, para esses momentos, faz-se necessário utilizar ferramentas do Windows ou algum programa para auxiliar na identificação da causa do problema.

Sistema operacional

hd_defeito_windows

Por meio do Windows é possível verificar se o disco rígido está defeituoso.

  • Para isso, abra a página Meu computador e clique com o botão direito no ícone do HD e, vá para Propriedades.  
  • Na janela que será aberta clique em Ferramentas (na aba da segunda linha). Feito isso, na opção de Verificação de erros, selecione o botão Verificar.
  • Nesse caso, você pode escolher se prefere que o sistema apenas verifique os erros ou que o sistema operacional também os corrija.
  • Após a verificação, aparecerá listado os defeitos existentes, sugerimos que agende uma verificação com correção e reinicie o seu notebook.

Programas

É possível utilizar programas que fazem um diagnóstico do seu HD, indicando se apresenta algum defeito. Como é o caso do GSmart Control, que efetua uma verificação da situação do disco rígido e demonstra possíveis problemas, tal software pode ser utilizado também no sistema operacional Linux.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles