ícone compartilhar redes sociais

Reciclagem de pilhas e baterias: como funciona o descarte

Welysson

O descarte correto dos materiais recicláveis é muito importante para a preservação do meio ambiente. Você já parou para pensar o que acontece com os materiais que separa? Alguns processos são mais simples, outros mais complexos e com custo elevado, como a reciclagem de pilhas e baterias.

Neste post vamos explicar os detalhes deste processo e a importância de separar corretamente estes materiais que podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente se descartados incorretamente.

Bateria para notebook em fundo branco
Bateria para notebook

Por que reciclar

Existem leis que obrigam as empresas que fabricam ou importam pilhas e baterias a se responsabilizarem por sua destinação adequada. Essa preocupação se dá devido à composição das baterias e pilhas serem extremamente tóxicas.

Formadas por elementos químicos pesados, como níquel, cádmio, chumbo, zinco e mercúrio,  os componentes podem contaminar o meio ambiente, além de causar graves danos ao sistema nervoso e câncer.

Processo de reciclagem de pilhas e baterias

O processo de reciclagem de pilhas e baterias é bastante complexo e não deve ser feito em casa ou fora de um ambiente controlado, realizado por profissionais especialistas. Durante a reciclagem, os elementos são transformados em pó e posteriormente utilizados na fabricação de diferentes produtos, como os fogos de artifício.

Passo a passo da reciclagem:

  1. As pilhas e baterias possuem uma cobertura plástica, que é removida e lavada com água para eliminação de metais. Após a lavagem, a parte plástica é encaminhada a recicladores especializados no material.
  2. O que sobra é a parte metálica, que é triturada em uma máquina até virar um pó cujo pH é neutralizado, tornando-se menos agressivo a humanos. Então, o pó segue para um filtro em que é prensado e seco.
  3. Um teste identifica o metal predominante na composição da pilha. Isso define a cor do produto final. Por exemplo, muito níquel significa verde-escuro, enquanto pouco níquel é verde-claro.
  4. O pó vai para um forno de temperatura a 1300 °C e vira o produto final: um óxido metálico inofensivo, pronto para ser vendido à indústria para a fabricação de fogos de artifício, pisos cerâmicos, tintas e vidros.

Como descartar pilhas e baterias

Esses materiais não devem ser descartados em lixos comuns ou a céu aberto.

Existem empresas particulares que realizam as coletas e oferecem lixeiras especiais que podem ser encontradas em locais públicos, como supermercados, prefeituras, shoppings e etc.

Como prolongar a vida útil da bateria do notebook

Conforme explicamos, é muito importante que haja um uso consciente de pilhas e baterias e, quando for a hora de fazer a reposição, é importante descartar esses materiais corretamente.

Neste vídeo, explicamos o que fazer para fazer a bateria do notebook durar mais!

Fonte: Super Interessante

2 respostas

  1. Quantas vezes uma pilha ou bateria pode ser reciclada? há um limite na reutilização dos seus componentes ou é um ciclo infinito que não há descarte jamais dos componentes químicos, como: níquel, cadimo, mercurio, chumbo, zinco…?

  2. Bom dia Emerson, tudo bem? Então, essa questão envolve um conhecimento químico que pode ser respondido com mais clareza por um especialista na área, como um engenheiro químico, por exemplo. O que podemos afirmar é que as baterias e pilhas possuem diferentes processos na hora da reciclagem como: trituração, separação de componentes químicos, processo térmico para ajudar na separação de outros tipos de componente e assim por diante. Os processos diferenciam para cada material. Esperamos ter ajudado! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *