ícone compartilhar redes sociais

Touchpad parou de funcionar? Saiba como resolver!

Welysson

O touchpad facilita o uso do notebook sem equipamentos periféricos, como o mouse, por exemplo. Se você não tem um mouse USB e o touchpad parou de funcionar, isso pode trazer muitos incômodos.

Antes de levar o notebook para manutenção, veja as dicas que listamos neste post!

O que é touchpad

O touchpad é um dispositivo padrão do notebook, que surgiu para substituir o mouse e trazer ainda mais portabilidade aos usuários.

Como ativar touchpad que parou de funcionar

Verifique se o notebook tem um botão para ativar e desativar o touchpad

É possível que o seu aparelho tenha este dispositivo! Caso não encontre facilmente, procure no manual do notebook. Se encontrar, tente reativar pelo botão.

Ative o touchpad pelos atalhos no teclado

Em alguns casos, o usuário apenas esbarrou em alguma tecla e acabou desabilitando a função do touchpad. Para reativá-lo, pressione a tecla função (Fn) e um numérico.

Confira uma lista com os atalhos referentes às principais marcas de notebook e saiba como habilitar ou desabilitar a função touchpad.

Lembrando que pode variar dependendo do modelo do notebook, se os atalhos abaixo não resolverem, procure no manual do seu aparelho 😉

Atalhos para ativar o touchpad pelo teclado

  • Macbook: Fn+F2
  • Notebooks Acer: Fn+F7
  • Notebooks Toshiba: Fn+F
  • Notebooks Positivo: Fn+ScrLk ou Fn+F1
  • Notebooks Asus: Fn+F3 ou Fn+F7
  • Notebooks Dell: Fn+F3 ou Fn+F7

Ative o touchpad pelas configurações do notebook

Outra solução é reativar o touchpad pelo próprio notebook. Caso possua um mouse, utilize-o para facilitar a navegação.

Confira o passo a passo:

  1. No menu Iniciar, acesse Configurações ->Dispositivos -> Mouse e touchpad.
  2. Clique na opção Touchpad
  3. Verifique se está com a opção habilitada, além disso, todas as configurações na opção Mouse são destinadas ao touchpad, desde que você não utilize um mouse auxiliar.

Touchpad parou de funcionar e nenhuma dessas dicas deu certo?

Nesse caso, é importante levar o notebook para um técnico avaliar se há algum dano que tenha feito o touchpad parar de funcionar.

Enquanto não é possível utilizar um touchpad, recomendamos o uso de um mouse USB. Você pode escolher entre modelos com ou sem fio!

Mousem sem fio para uso em notebook e demais computadores
Mouse sem fio vendido pela bringIT

Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

92 respostas

  1. Bom dia, o meu touchpad funciona apenas o local que “escorregamos” o dedo e quando clicamos nessa área. Os botões “físicos” não funcionam, eles afundam quando apertamos mas não fazem nada! Ele quebrou mesmo, ou consigo arumar?
    Obrigado

  2. Olá, Gustavo!
    Infelizmente não temos como dar um parecer específico sem avaliar o seu notebook. O mais recomendado é que você procure uma assistência técnica para solucionar o problema.
    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook 🙂

  3. Olá, após a atualização do meu notebook asus do windows 8 para o 8.1 o smart gesture parou de funcionar, porém o touchpad funciona. Tem alguma dica para mim?

  4. Olá, Beatriz!

    Recomendamos que você tente realizar o procedimento descrito no posto. Caso você não consiga ativar touchpad, entre em contato com o suporte online da marca fabricante do seu aparelho e relate o problema. Qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página no Facebook.

  5. boa noite, meu notebook após atualizar os drivers o touchpad não funciona mais, instalei o synaptics e mesmo assim não funciona, poderia me ajudar?

  6. Olá, Erick!
    Infelizmente não temos como dar um parecer técnico sem avaliar o seu aparelho. Indicamos que você entre em contato com o suporte online da marca e relate o que aconteceu.
    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página no Facebook.

  7. No meu caso, fui até o gerenciador de dispositivos e não aparece o touchpad , somente o mouse usb o qual conectei, o que fazer?

  8. Olá Djonatan! Você já verificou se, com a tecla Fn do seu teclado, você consegue ativar o atalho em alguma das suas teclas superiores (F1 a F12)? Normalmente há um pequeno ícone indicando a ativação/desativação do touchpad. Além disso, outro meio de tentar reativar o touchpad é pelo software proprietário da fabricante do seu notebook. Se você utiliza o Windows, busque por um ícone indicador na barra de tarefas (canto inferior direito) para reativar o touchpad via software. Continuamos à disposição para dúvidas, ok? 🙂

  9. no meu caso o touchpad funciona mas nao 100%… a opção para correr a barra lateral não está funcionando, eu consigo atualizar ou fazer funcionar novamente?

  10. Olá Matheus! Para iniciar o procedimento, acesse o painel de controle (Controle (Iniciar – Configurações – Painel de Controle). Dê um duplo clique em “Sistema”. Clique sobre a aba “Hardware” e clique no botão “Gerenciador de Dispositivos”. Depois vá em “Mouse e outros dispositivos apontadores”, clique em “+” para expandir esta opção. Aparecerá dois mouse listados: touchpad e o mouse externo. Clique com o botão direito sobre o touchpad e selecione a opção “Instalar” ou “ativar”. Caso você queira desabilitar a função do touchpad, siga os mesmos passos da imagem e clique em “desinstalar”. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 😉

  11. olá,tudo bem?eu tenho um acer e meu touchpad não aparece,só aparece o mouse externo que instalei,e eu pressiono fn+f7 e não acontece nada,o que eu posso fazer ?

  12. Olá Bruno! Para iniciar o procedimento, acesse o painel de controle (Controle (Iniciar – Configurações – Painel de Controle). Dê um duplo clique em “Sistema”. Clique sobre a aba “Hardware” e clique no botão “Gerenciador de Dispositivos”. Depois vá em “Mouse e outros dispositivos apontadores”, clique em “+” para expandir esta opção. Aparecerá dois mouse listados: touchpad e o mouse externo. Clique com o botão direito sobre o touchpad e selecione a opção “Instalar” ou “ativar”. Caso você queira desabilitar a função do touchpad, siga os mesmos passos da imagem e clique em “desinstalar”. Qualquer dúvida estamos à sua disposição!

  13. Olá Natalia! Para iniciar o procedimento, acesse o painel de controle (Controle (Iniciar – Configurações – Painel de Controle). Dê um duplo clique em “Sistema”. Clique sobre a aba “Hardware” e clique no botão “Gerenciador de Dispositivos”. Depois vá em “Mouse e outros dispositivos apontadores”, clique em “+” para expandir esta opção. Aparecerá dois mouse listados: touchpad e o mouse externo. Clique com o botão direito sobre o touchpad e selecione a opção “Instalar” ou “ativar”. Caso você queira desabilitar a função do touchpad, siga os mesmos passos da imagem e clique em “desinstalar”. Qualquer dúvida estamos à sua disposição! 🙂

  14. Não consigo desabilitar meu touchpad. Tudo começou quando foi instalado o Windows 10. Usava as teclas Fn+F7. Meu notebook é uma Asus e existe um aplicativo chamado Asus Smart Gesture que ficava na barra de ferramentas e mostrava quando o touchpad estava habilitado ou não. Porém ele sumiu ao instalar o windows 10. Se alguém souber como faço, agradeço.

  15. Olá Helio! Provavelmente ao atualizar para o Windows 10, ficou faltando o driver do touchpad. Para ajustar esse problema é necessário que você entre no site do seu fornecedor e instale o driver. Estamos à sua disposição para qualquer dúvida! 😉

  16. Não consigo segurar uma Tecla e clickar ao mesmo tempo. Eu estou jogando Cross Fire e preciso andar e atirar, Quando seguro W (andar) E Clico ( atiarar) Ele nao atira, Não sei se é porque uso o Windows 8.1 ou Sei la.

  17. Olá Anderson! Infelizmente não sabemos o que pode estar causando este problema, mas aconselhamos que para jogos deste tipo você utilize um mouse, que com certeza além de tudo irá aumentar o seu desempenho e aumentar o seu número de head-shots! 🙂

  18. O aplicativo Asus Smart Gesture que fazia o meu Touchpad funcionar antes de instalar o Windows 10, está lá em programas; mas como sou leigo em informática, gostaria de saber se há possibilidade de executá-lo novamente e como faço isso?
    Obrigado.

  19. helio, tenho um ASUS S46CB e aqui também tive problema com o Smart Gesture, sendo que o mouse simplesmente não funcionava. Primeiro removi o driver no gerenciador de dispositivos e no reiniciar o mouse voltou a funcionar, entretanto, sem as funções do Smart Gesture (zoom, rolagem de páginas, etc). O que fiz para resolver foi o seguinte, abri o Asus Install (pressione a tecla “Windows” e digite “ASUS” que aparecerá na lista). Ao abrir o “Asus Install”, na esquerda, vá em “driver” e veja se o Smart Gesture está instalado. Aqui, ele estava desinstalado. Após a instalação (reiniciou umas duas vezes durante a instalação) voltou a funcionar normalmente os comandos (inclusive a função de desabilitar), apesar do ruindows parecer mais lento que o já sofrível 8.1. Boa sorte!

  20. Ah, antes de ir no “ASUS Install”, eu baixei do site da ASUS e tentei instalar o drive atualizado, mas não funcionou, apenas após instalar pelo “ASUS Install” que resolveu o problema.

  21. Olá Fabi! Provavelmente ficaram faltando os drivers desses dois componentes na hora da instalação do Windows 10. Neste caso, procure o site do fornecedor do seu notebook, e nele baixe e instale os drivers respectivos para o seu modelo. Qualquer dúvida estamos à disposição! 🙂

  22. ola amigo meu teclado tenha algumas teclas que nao fucionava foi tenta abrir ele acabei tirando o cabo flex no mouse agora ele nao aparece mais oque faço?ja tentei instale o driver de novo e nada e tecla de reativar o mouse nao fucionar.

  23. Olá, bom dia, meu touch pad havia deixado de funcionar a vários meses, desinstalei e instalei o driver; abri o note e nada de funcionar, hoje fiz uma pesquisa na internet e descobri a dica sobre as teclas de atalho do Acer neste site, funcionou na hora !!! Muito obrigado, Ronaldo.

  24. Meu notebook é da Positivo e a combinação para reativar o touchpah é o Fn + F1.
    Obrigada pela dica. Espero poder ajudar alguém 🙂

  25. o MEU É NOTEBOOK ASUS E O ATALHO COLOCADO AI PARA ESTA MARCA ESTA ERRADO. PELO MENOS NO MEU O ATALHO DE LIGA E DESLIDA DESTA FUNÇÃO É Fn+ f9

  26. o meu touchpad parou de funcionar após atualização dos drivers. Verifiquei e constatei que os arquivos do driver foram removidos na atualização. Baixei o driver pelo site do notebook, instalei e reiniciei como pedia e não funciona: é como se o driver não existisse. Aliás, restaurei o sistema e continua do mesmo jeito. alguma ideia para me ajudar ?

  27. Quando entro no gerenciador, abro a opção mouse e outros dispositivos apontadores, mas ele só mostra “Mouse compativel com HID” a tecla Fn + F3 (dell) não funciona, como eu faço?

  28. Oi, estou exatamente com o mesmo erro do felipe MM, eu instalo o drive, porém ele não aparece. no gerenciador de dispositivos conta apenas um drive, mesmo instalando o drive do touch ele não aparece.

  29. Notebook positivo, windows 10, iniciar, configuração,vai a tela configuração, vai em dispositivos bluetooth impressora e mause, proxima tela cricar em mause e touchpad, na próxima tela vai no ultimo item opcões adcionais de mause, na próxima tela, configurações e na proxima tela Synapcs. Do lado esquerdo visão geral, apontar. crique dentro do x depois aplicar ok.

  30. Meu Notebook Da Dell Inspirion 15 série 3000 Cada vez que é desbloqueado ele desabilita o touchpad e o mouse já tentei apertar FN+F3 FN+F6 e não adianta , tem alguma outra forma de apertar botões sem precisar de outro mouse ? Alguem me ajuda

  31. Olá Anderson! Infelizmente não, se são esses os padrões do seu notebook não tem como alterar. Porém aconselhamos que tente atualizar os drivers do teclado e touchpad do seu notebook, talvez assim o problema seja solucionado!

  32. tenho um notebook da Samsung, quando ligo ele a tela que inicia o Windows aparece o mouse e eu consigo selecionar e digitar a senha para liberar a area de trabalho mas quando a area de trabalho abre o touch do mouse do notebook não funciona, como consigo arrumar?

  33. Olá Dinis! O senhor realizou os procedimentos deste link? Pois esse problema normalmente é facilmente resolvido com o que diz neste post. Aconselhamos também que tente as atualizações dos drivers do seu notebook! 🙂

  34. Olá Aline! Provavelmente seu touchpad esteja então desativado, foram tentados os procedimentos do post acima? Ou também, é possível tentar atualizar os drivers do seu notebook! 🙂

  35. Olá, tenho o híbrido da positivo (tablet e notebook) comprei há algumas horas… ele está com dois mouses na tela. Um eu controlo, mas fica sumindo e aparecendo. O outro fica clicando sozinho e atualizando as páginas. O que eu faço pra arrumar isso?

  36. Olá Maria Alice! Recomendamos que verifique as configurações do touch screen do seu notebook. Caso esteja tudo dentro dos padrões normais, é melhor recorrer à um suporte da Positivo para lhe auxiliar. Infelizmente, não consigo lhe ajudar melhor :/

  37. Muito obrigado, achei que ia ter que ir em um técnico, recém mandei arrumar… Realmente muito obrigado.

  38. Meu touchpad do notebook positivo não funciona quando aperto teclas já tentei o método de palm check mas não adianta me ajudem!!

  39. Olá! Nesse caso, pode ser que esteja precisando atualizar o driver do mouse. Você pode seguir os passos indicados nesse post e, ao invés de instalar o mouse, pode clicar em “Atualizar drive”. Espero que ajude a solucionar o seu problema, qualquer dúvida, estamos à disposição 😉

  40. O meu touchpad continua nao funcionando. Ja apertei o Fn + F5 e nada, Já atualizei o driver e tbm… nada! Não creio que esteje quebrado pois comprei meu notebook ontem e estava tudo ok, hoje quando liguei não estava funcionando

  41. Olá Vitória! Nesse caso, o mais recomendado é consultar a garantia do seu notebook, pois pode ser vários outros fatores que estejam ocasionando tal problema e, o melhor é que um técnico veja isso. Desculpe não poder te ajudar mais, espero que resolva logo 😉

  42. Olá Anee!

    Neste caso, é indicado que você consulte o manual do seu aparelho, pois em alguns modelos, as teclas de atalho podem variar. Obrigado pelo contato!

  43. Bom dia!
    Seguindo seus passos, configuração – dispositivos – mouse e touchpad, na tela não aparece a parte relacionada ao touchpad, apenas ao do mouse. O que pode ter acontecido?

    Agradeço, desde já.

  44. Olá Vivian! As configurações na opção Mouse são destinadas ao touchpad, caso você esteja usando um mouse auxiliar. Faça o seguinte teste: tente alterar as configurações na parte do mouse e verifique se tem efeito no touchpad. Se não houver nenhum efeito, indicamos que atualize o drive relacionado, provavelmente a categoria relacionada será denominada “Mouse e outros dispositivos apontadores”, neste post explica como atualizar https://blogbringit.com.br/dicas/como-atualizar-os-drivers-do-seu-notebook/. Além disso, verifique se o Windows está atualizado e tente ativar o touch pela tecla de atalho que varia em cada notebook (verifique no manual do aparelho). Caso não resolva e no gerenciador dos dispositivos e nas configurações não apareça o ícone do touchpad, pode ser que o cabo flat do teclado esteja desencaixado ou o teclado esteja com defeito, então indicamos que você consulte um técnico especializado de sua confiança. Obrigado pelo contato!

  45. Caiu água no touchpad e imediatamente tire a água e utilizei um secador de cabelo, mas não está funcionando nem os dois botoes e nem o deslizamento da seta. Não tenho mouse no momento é utilizar somente o teclado n estou conseguindo ir nas configurações mas acho q não esteja desabilitado e sim deve ter queimado algo. Oq devo fazer? Se queimou tem como consertar ou trocar o touchpad? E varia em que valor? O notebook é da marca Samsung.

  46. Olá Lina! Recomendamos que você consulte um técnico especializado de sua confiança, para que ele possa fazer testes específicos e analisar se é possível fazer o conserto ou a troca do touchpad do seu notebook. O valor varia, dependendo da cidade e do profissional. Obrigado pelo contato! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bringitce/ 🙂

  47. ola , vim a internet pesquisar sobre alguns problemas com mouse do notebook no windows 10.
    só que meu problema e outro eu não consigo jogar jogos ou em qualquer coisa no pc esta dificil de mecher por que quando eu estou jogando eu preciso do mouse pra mover a camera do personagem so que quando eu aperto um botão eu não consigo mover a seta com o mouse e e muito chato isso eu queria saber se tem alguma soluçao pra isso e eu nao sei a causa do problema , isso começou a acontecer quando o notebook foi atualizado pro windows 10 . se puder me ajudar eu agradeço.

  48. Olá Walter! Nesse caso, uma possível solução é desabilitar seu driver para apontadores(setas), e para isso ser feito você deverá ir em Gerenciador de Dispositivos, Mouse.. e depois clicar com o botão direito em cima do seu driver e aplique DESABILITAR.
    Mas, achei um fórum com seu problema e algumas possíveis soluções que certamente irão lhe ajudar, segue o link: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/918489-touch-n%C3%A3o-funciona-quando-aperto-teclas/ Obrigado pelo contato 😉

  49. Olha eu já fiz isso jaz várias outras coisas mais acontece que meu driver e diferente denquase todos os que estão nos fóruns ele é um sei ver merda e eu não sei se devo atualizar para outro pois tenho medo de não ser compatível
    .

    Em 01/03/2017 10:55, “Disqus” escreveu:

  50. Olá Walter! Recomendo que baixe e instale o driver no site do fabricante do seu notebook, optando pelo modelo correto do seu notebook. Assim, será compatível 😉

  51. ola meu notebook é um positivo tentei varios metodos inclusive o seu consta q ele esta ativado mais nao funciona dps q comecei a usar mouse até ontem estava pegando tem como me ajudarem?

  52. não consigo jogar controlando W,S,A,D + TouchPad sempre trava a mira ! PORFAVOR ME AJUDEM

  53. Boa noite, o teclado do meu note está meio doido, se digito b aparece b4, n aparece n7, espaço aparece 3, me ajudem por favor

  54. Muuuuuito obrigada o mouse parou e eu precisava ver uma coisa importante dai eu desliguei e liguei meu notebook ( da acer ) mas o mouse parou de novo mas ai eu dei um jeito e entrei no site obrigada mesmo devo ter realmente esbarrado em uma tecla sem querer

  55. Oi Talysson, tudo bem? A tela touch não é compatível com modelos que não venham com essa função de fábrica. Se você comprar uma com touch, mesmo sendo da mesma marca e tamanho, o touchscreen não irá funcionar. 🙁

  56. Olá o meu Notebook Asus Windows 7, não esta a funcionar o touchpad e não sei o que fazer, as únicas teclas que uso para substituir a função do touchpad são os dois teclados que ficam por baixo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *