bem vindo a era 3D

Bem Vindo a Era 3D

 

É, amigos… quando nós assistíamos a filmes como “Matrix”, “2001 uma Odisséia no Espaço” e “Blade Runner” na década de 90 que falavam sobre um futuro com uma tecnologia fora da nossa realidade, muitos de nós pensávamos que esses artifícios nunca estariam disponíveis. Bem, muita coisa ainda não foi possível, mas essas produções cinematográficas embalaram o sonho de muitos jovens em um próspero mundo da tecnologia. Diversos avanços já realizamos, e a cada dia que passa novos mecanismos e produções são feitas.  Um grande exemplo é a tecnologia 3D para notebooks, que agora é utilizada em um grande número de computadores portáteis. O que antes era passado apenas nas grandes telas cinematográficas agora você pode ter em seu quarto ou no seu escritório.

 

O que é 3D e quem inventou?

Primeiramente, precisamos saber qual o significado da palavra 3D que é três dimensões. Com esta técnica podemos observar as projeções com diversos ângulos e inclinações. Tudo começou em 1833 quando o cientista inglês Charles Wheastone  realizou os primeiros estudos para conseguir entender a visão 3D. Em 1850, o escocês Devid Brewster  criou os primeiros óculos 3D. Depois dessas descobertas começaram a praticar isso em filmes e fotos, avançando e aprimorando a técnica cada vez mais.

notebook-3D

Como funciona o 3D?

O que ocorre é o fenômeno chamado esteroscopia que cria uma ilusão na nossa mente quando vemos uma projeção. São mostradas duas imagens, todas da mesma cena, em pontos de observações diferentes. Automaticamente, nosso cérebro une as imagens, criando nesse processo informações sobre a distância, posição, profundidade e tamanho do objeto.

Para  que ocorra essa captação da imagem dos dois pontos de observação é necessário o uso de programas e softwares peculiares, em tempo real, para que a composição da imagem seja mais realista.

 

Os Notebooks 3D

Essa tecnologia 3D para notebooks foi especialmente criada para assistir a filmes e jogos, ficando muito restrita a essas duas aplicabilidades, limitando seu uso no cotidiano.

Muitas empresas estão apostando nessa tecnologia, criando diversos notebooks 3D. No Brasil o primeiro notebook com essa característica foi LGR590 3D, produzido totalmente no país. Após isso empresas como Toshiba, ASUS, LG, Sharp e Positivo passaram a exibir seus lançamentos com a tal tecnologia.

 

Diferentes tipos de Óculos 3D

A tecnologia de lentes passivas faz o bloqueio de algumas cores para cada um dos nossos olhos.

 

Aqueles óculos que mais conhecemos  utilizando as lentes anáglifas, geralmente nas cores vermelha e azul aproveitam a tecnologia de lente passiva. Quando olhamos para a tela vemos duas imagens, uma azul e outra vermelha entrelaçadas. Já, com o óculos, conseguimos ver o efeito 3D

oculos-3d
Óculos com lentes anáglifas

 

Os óculos polarizados são outra (e mais atual) forma de ver o conteúdo 3D por meio da opção de lentes passivas. Funcionam realizando o bloqueio de algumas ondas de luz visível. Cada imagem é polarizada de um jeito que os óculos mostrem uma imagem para cada olho, dando o efeito 3D quando olhar para a projeção em linha reta. Porém, quando inclinada a cabeça o efeito 3D é quebrado.

oculos-polarizado
Modelo de Óculos Polarizado

 

Existe também a tecnologia de lentes ativa que são como pequenas telas de LCD em frente dos olhos. Essa tecnologia realiza o controle de quando cada um dos olhos pode ver a tela. O processo ocorre tão rápido que o nosso cérebro não consegue detectar essas lentes piscando e sendo modificadas.

 

Como principal representante tem as lentes Shutter glasses. Utilizam pilhas e a tecnologia de LCD nas lentes. Quando ocorre a mudança de uma voltagem, a lente se escurece. Todo movimento é sincronizado com a tela que exibe a projeção. Com isso, cada olho consegue ver a mesma imagem de diferentes ângulos, criando o efeito 3D.

Shutter-glasses
Óculos com lentes Shutter glasses

 

Outro tipo de óculos 3D ativos são os famosos e revolucionários  “Display Glasses”, tecnologia que o Google está aprimorando. Eles não necessitam de um monitor para exibir, utilizando as próprias lentes do óculos como display.

 

 

Display-Glasses
Óculos com lentes no modelo Display Glasses

 

Notebook 3D com óculos

Através do fenômeno da esteroscopia, são criados os notebooks 3D com óculos. O óculo tem a função fazer uma filtragem de cada imagem exibida. Cada olho enxerga apenas a imagem apresentada, por exemplo, a projeção em vermelho não é vista pelo olho que tem um filtro da mesma cor, para o outro olho ocorre o  mesmo azul não é visto. Assim, nosso cérebro consegue realizar a filtragem das imagens e o efeito 3D é criado

notebook-3D-com-oculos
notebook 3D com óculos

 

Notebook 3D sem óculos

Através do sistema de autoestereoscopia (utilizado primeiramente pela Nintendo em seu vídeo game Nintendo 3DS) que é um aprimoramento da auteroscopia, muitas empresas estão lançado notebooks que podem exibir imagens em 3D sem a necessidade dos óculos. Este sistema cria  a ilusão de três dimensões sem a necessidade de algum óculos especial. A tela autoestereoscópica consegue  iludir o cérebro mostrando diferentes imagens para cada olho.

notebook3d-sem-oculos
notebook 3D sem óculos

A opinião dos usuários sobre essa tecnologia 3D diverge muito. Por ser nova nos notebooks, muitos testes a aprimoramentos ainda ocorrerão. Isso faz com que muitos usuários fiquem receosos em realizar a compra esperando por novas tecnologias.

E você, o que acha da tecnologia 3D nos notebooks?

 

 

 

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles