5 dicas de configuração do seu notebook Windows 10

Aprenda 5 super dicas de configuração do seu notebook Windows 10 e veja como facilitar o uso do seu eletrônico no dia a dia com o blog bringIT.

Algumas configurações do seu notebook não são tão populares e acabam passando desapercebidas no uso cotidiano. Por exemplo, você sabia que pode inverter a rolagem do touch do seu notebook? Ou desabilitar o sistema de proteção que bloqueia a tela do seu notebook quando tenta instalar um novo programa? Aprenda essas e outras dicas com a bringIT!

Configurando o seu notebook Windows 10

  1. Ative a Restauração do sistema

É uma boa ideia se certificar de que você estabeleceu um ponto de restauração para o seu notebook. Esse procedimento tem a função de que o sistema possa ser recuperado caso ocorra algum incidente ou se precaver de vírus, por exemplo.

Para configurar um ponto de restauração, procure por “restauração” na barra de busca inicial e clique em “Criar ponto de restauração”. Você será levado para a guia Proteção do Sistema da janela “Propriedades do Sistema”.

A partir daí você pode escolher a unidade principal do sistema (provavelmente a unidade C:) e, clicar no botão Configurar.

ativação-sistema-restauração-notebook

Clique para “Ativar a proteção do Sistema” se ele ainda não estiver ativado. E, então, você pode escolher quanto espaço em disco reserva para seus pontos de restauração. Para isso, só é preciso clicar e arrastar o cursor até o percentual máximo que deseja.

ativação-sistema-restauração-notebook2

2. Escolha a direção de rolagem do touchpad

Os notebooks Windows estão programados para rolar a tela touch verticalmente, na direção oposta a MacBooks, na qual ao deslizar o dedo para cima, a página sobe e ao rolar para baixo, desce. Se você quiser mudar a direção em que o seu notebook rola quando você faz o gesto de deslizar com os dedos para o padrão Apple, siga esses passos:

  • Abra Configurações> Dispositivos> Mouse e touchpad e alterne a direção de rolagem para a frente.

inverter-rolagem-mouse-notebook-touch

3. Limite a atuação da Cortana

A Cortana realmente quer muito conhecê-lo. Tanto é assim que o Windows e a Cortana podem acessar sua voz e sua escrita para dar sugestões para você. Isso pode ser bem positivo, mas se você não quer deixar habilitado esse procedimento veja aqui como desativar o acesso da Cortana às suas informações.

Para desativá-los, vá para Configurações> Privacidade. Em primeiro lugar, vá para a guia Geral e desative o item “Enviar à Microsoft informações sobre como eu escrevo para ajudar a melhorar os recursos de digitação e escrita no futuro”.

Em segundo lugar, vá para “Fala, escrita à tinta e digitação” e clique em “Parar de acessar minhas informações”.

desativar-acesso-informaçoes-cortana-notebook-windows-10

4. Desativar o controle de conta de usuário

Se você confia em seu próprio julgamento e experiência de uso quando se trata de baixar aplicativos, então você não precisa que o Windows 10 tenha de avisá-lo cada vez que tentar instalar um novo aplicativo. Para isso, é só desativar um dos sistemas de proteção contra malwares do Windows 10. Esse controle aparece bloqueando a tela, normalmente, quando você tenta instalar um novo aplicativo/programa ou abrir algum software mais específico

Para desativar esses avisos é preciso procurar na aba de buscas inicial por “Controle de Conta do Usuário” ou UAC (User Account Control) na versão em inglês e, selecionar “Alterar configurações de Controle de Conta de Usuário”.

Para efetuar essa ação é preciso ter acesso de administrador no aparelho.

Mova o controle deslizante para Nunca notificar, clique em “OK” e, em seguida, clique em “Sim” quando o Windows perguntar se você realmente deseja fazer essa alteração.

desativar-acesso-controle-conta-notebook-windows-10

A partir dessa alteração, tome mais cuidado ao navegar na internet ou tenha um bom antivírus 😉

5. Remover aplicativos e recursos desnecessários

Muitos fornecedores e fabricantes de notebooks pré-instalam um “pacote” de programas em laptops novos com aplicativos de teste, mas felizmente o Windows 10 oferece uma maneira fácil de ver quais aplicativos estão instalados no seu novo notebook e uma maneira rápida de desinstalar aqueles que você não deseja.

Vá para Configurações> Sistema> Aplicativos e recursos e examine a lista. Se você não quiser um aplicativo, clique nele e clique no botão Desinstalar.

desinstalar-aplicativos-recursos-notebook-windows-10

Nesta janela, você também pode conferir e classificar os aplicativos por tamanho e ver quais estão ocupando mais espaço de armazenamento 😉

Com essas 5 super dicas de configuração do seu notebook Windows 10 a sua rotina de uso será facilitada!

Confira mais dicas aqui!

Ficou alguma dúvida? Fale com a gente!
A bringIT tem um time de especialistas em notebook à sua disposição. 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles