10 dicas para inicializar seu notebook mais rápido

Quer saber como inicializar o seu notebook mais rápido? Algumas dicas simples podem ajudar nesse caso.  Nós do blog bringIT contamos para você!

Investimentos

  • Adquirir um SSD

Já vimos em vários posts, aqui no blog, a diferença na rapidez que um SSD proporciona à um notebook se comparado ao HD, inclusive na inicialização do seu notebook ou Desktop.

  • Comprar memória RAM

Aumentar a memória RAM do seu notebook ou Desktop pode ajudar (e muito!) se o seu aparelho está apresentando travamentos e erros ao abrir programas, por exemplo. Se você quer saber como escolher a memória RAM compatível para o seu notebook, acesse esse link.

O cooler é responsável por manter a refrigeração do aparelho, quando ele está sujo ou apontando algum problema pode apresentar barulhos, travamentos, desligar sozinho ou ocasionar um maior aquecimento do notebook. Se você quer saber como limpar o cooler clique aqui e, se o seu interesse é saber como trocar o seu cooler, acesse esse post.

Programas auxiliares

  • Limpeza do sistema 

Existem programas que permitem, de forma simples, fazer a limpeza do sistema de arquivos e dados que não são mais utilizados, como registros e pastas temporárias, por exemplo. Um programa bastante utilizado e disponível em versão gratuita é o CCleaner;

  • Reparação do sistema

Alguns programas possibilitam fazer a correção de alguns erros do sistema, como configurações erradas feitas pelo Sistema Operacional ou pelo usuário, proporcionando uma inicialização mais rápida. Como é o caso do programa RefreshPC, que altera as entradas do registro (informações registradas no Windows) para os valores inicias.

Configurações

  • Desativar a inicialização automática de alguns programas

Grande parte dos programas são configurados para inicializar com o sistema operacional, assim, são responsáveis pelo aumento do tempo (demora) no processo de ligar o aparelho.inicializacao_habilitar Para desativar os programas que não precisam ser inicializados cada vez que você liga seu notebook, siga as dicas abaixo. Lembrando que o usuário deve possuir acesso do administrador.

  1. Na barra de pesquisa do Menu Iniciar, digite msconfig e pressione Enter;
  2. Vá na aba Inicialização, lá contem uma lista do que inicia junto com o Windows;
  3. Desabilite os programas que você não acha necessário na inicialização, como por exemplo, o Adobe.

Atenção!  Cuidado para não desabilitar programas do sistema ou o anti-vírus, por exemplo. Tenha cuidado, essa dica ajuda, mas é importante faze-lá de maneira correta, para não ter problemas. 😉

  • Desfragmentar o disco

Se você possui HD no seu notebook, a desfragmentação será útil.

inicializcao_desfragmentar_t

  1. Acesso o Painel de Controle -> Sistema e Segurança -> Ferramentas Administrativas;
  2. Clique na opção Desfragmentar e Otimizar unidades;
  3. Será aberto uma janela para você selecionar qual unidade deseja desfragmentar.
  4. Para finalizar, clique em Otimizar.

Lembrando que deve ter o acesso “administrador”, para executar a desfragmentação. 😉

  • Elimine vírus e malwares

Manter um bom anti-vírus no seu aparelho é importante para evitar que vírus e malwares tomem conta. Pois, além de causar demora na inicialização, podem corromper arquivos e funções básicas do seu notebook.

  • Manter drivers atualizados

inicializcao_gerenciador_dispositivos

  1. Para isso, na barra do Menu Iniciar, digite Gerenciador de Dispositivos.
  2. Aparecerá uma janela, com a lista de todos os dispositivos do seu aparelho.
  3. E, clique como o botão direito do mouse em Atualizar Driver.
  • Alto desempenho de energia

Esse modo fará o seu notebook trabalhar com a capacidade máxima, porém, o gasto de bateria será maior. Para ativar esse modo, siga os seguintes passos:

  1. Na barra do Menu Iniciar, pesquise Opções de energia; Ou faça esse caminho: Painel de Controle\Hardware e Sons\Opções de Energia;
  2. Clique na flecha ao lado de Mostrar planos de adicionais;
  3. Selecione a opção Alto Desempenho. Ao lado dessa opção, terá a possibilidade de fazer as alterações do plano, conforme a sua preferência.

Se você quer saber maneiras de como desligar o seu notebook ou Desktop mais rápido, acesse esse post.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles