A bateria do notebook não carrega mais!

De uma hora para outra a bateria do notebook não carrega mais. Essa é uma situação comum para muitas pessoas, que acabam ficando na “mão” no momento em que mais precisam do notebook.

Mas pode ficar calmo, nós selecionamos as principais dicas e soluções que podem te ajudar a resolver o problema, ou pelo menos entender o motivo do mau funcionamento da bateria.

Antes de pensar na substituição da bateria é importante fazer alguns testes básicos para identificar qual é o problema que está acontecendo.

Mau contato entre a bateria e o notebook

Para fazer o teste, primeiro retire a bateria do notebook e verifique se encontra algo errado, como por exemplo conectores danificados ou empoeirados. Algumas vezes basta passar um pano seco na bateria para retirar o pó e as sujeiras e ela já voltará a funcionar normalmente.

notebook sobre mesa cinza, conectada ao carregador, mas não está na tomada

Mau contato entre o carregador e o notebook

Problemas na fonte de alimentação (ou carregador, adaptador de energia, adaptador AC) também são comuns e os principais problemas podem ser dois. Ela pode ter sofrido com as oscilações de energia que recebe da tomada ou com o calor externo. apesar da fonte ser uma peça que esquenta muito, pode estar aquecendo além do normal.

Uma dica importante é verificar o pino conector da fonte, pois o constante “plugar” e “desplugar” pode levar a algum tipo de dano, tanto no pino macho da fonte quanto na área de encaixe do notebook (o pino fêmea que também é chamado de DC  Jack).

Nos modelos que possuem pino central ( uma espécie de “agulha interna”) é bom verificar se está tudo certo, se ele não está torto ou quebrado.

Avalie o desgaste da bateria

As baterias de notebooks, assim como qualquer outro tipo de bateria recarregável, não duram para sempre. É normal que elas apresentem desgaste após algum tempo de uso constante.

Dependendo do modelo e marca do notebook, as baterias duram em média 300 a 500 ciclos de carga, o que pode equivaler até 3 anos de vida útil (dependendo das formas de utilização de cada pessoa).

Para saber mais sobre os ciclos da bateria e sua duração leia nosso artigo: Como funcionam os ciclos da bateria de notebook?

Mau uso da bateria

A má utilização da bateria pode levar a um desgaste precoce e consequentemente a perda da capacidade da bateria.

Veja nossos artigos com dicas e sugestões de cuidados com as baterias de notebook:

> Evite usar a bateria até esgotar

> Dicas de segurança para baterias de Íons de Lítio

> 4 dicas simples e importantes para preservar a bateria do seu notebook

> Posso usar meu notebook ligado direto na tomada?

Dessa forma, se sua bateria já tem um bom tempo de uso ou se você a utilizou de forma inadequada, existem boas chances do componente estar danificado ou desgastado, sem possibilidade de recuperação.

Problemas de software

Há também a possibilidade de ter problemas com softwares instalados ou com a falta deles.

Primeiramente você deve verificar se há algum programa de gerenciamento de bateria do fabricante ou o próprio sistema operacional e que não foi atualizado, ou ainda se existe alguma pendência no reconhecimento da bateria.

jovem de camisa azul, de costas, utiliza notebook com tela escura e código de programação em cores

Bateria não reconhecida após atualização do Sistema Operacional

Em alguns casos, atualizar o Sistema Operacional do notebook faz com que o reconhecimento da bateria se perca. Isso ocorre porque os drivers da sua bateria não estão preparados para a nova versão instalada.

Uma possibilidades de correção desse problema é a atualização do driver ou da BIOS para que o notebook volte a reconhecer a bateria.

Neste caso, cada modelo tem sua particularidade, o mais indicado é recorrer ao suporte do fabricante ou a fóruns e comunidades de pessoas que tem exatamente o seu modelo de notebook.

ATENÇÃO! Lembramos que o procedimento de atualização de BIOS tem riscos e recomenda-se o acompanhamento de um profissional qualificado para evitar danos!

Conclusão

É possível encontrar diferentes promessas milagrosas para consertar a bateria do notebook, como trocar as células ou congelar o componente. Nós te lembramos que não há nenhum teste científico que comprove a eficácia desses procedimentos.

O que você pode fazer para recuperar a capacidade de carga da bateria é calibrar a bateria do notebook, procedimento que corrige algumas falhas de funcionamento da bateria, mas não recupera danos graves.

Em caso de dúvidas, o mais indicado é procurar uma rede de assistência técnica de confiança ou autorizada pelo fabricante de seu notebook para avaliar o que está ocorrendo.

Pro fim, nós também lembramos que a compra de uma bateria nova não deve ser descartada caso você ou um técnico especialista não consigam resolver o problema e você necessite de um notebook com mais autonomia.

bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles