eMMC na palma de uma mão

eMMC ou HD? Entenda as principais diferenças

Quem gosta de tecnologia, está acostumado a aprender diferentes siglas a todo momento. Uma delas é o eMMC: você já ouviu falar?

Em poucas palavras, o eMMC é mais rápido que um HD comum. Quer saber por que? Neste post explicamos tudo sobre essa tecnologia!

O que é eMMC

Se você quer saber o que significa esta sigla, vamos lá: Embedded Multimedia Card, algo como “cartão multimídia embutido”

Assim como o SSD, o eMMC é um dispositivo de armazenamento de estado sólido. Ou seja, é um tipo de memória flash que derivou da tecnologia presente nos cartões de memória MMC.

Isso permite que eles sejam instalados no interior de diversos dispositivos, como celulares, tablets e, mais recentemente, notebooks mais acessíveis.

Imagine o eMMC como um cartão SD, só que embutido à placa mãe do notebook.

Se o eMMC é mais potente que um HD comum, ele é tipo um SSD?

Não! O que os diferencia é que derivados de cartões de memória de um padrão mais antigo, os eMMC não podem alcançar os SSDs em capacidade bruta. Drives desse tipo costumam aparecer em 8, 16, 32, 64 e 128 GB para dados.

Basicamente, os SSDs usam controladores mais avançados e eficientes e isso resulta em um produto mais resistente e também com um desempenho superior.

Vantagens e desvantagens do eMMC

Vantagens

A principal vantagem do eMMC é o preço, visto que é bem menor do que normalmente você investiria em adquirir um SSD novo.

Desvantagens

Entre as desvantagens podemos listar o próprio fato do dispositivo ser acoplado à placa. Isso pode ser um problema caso o produto tenha origem duvidosa, portanto é importante ficar atento à procedência na hora de adquirir um produto de segunda mão.

E aí, curtiu nossas dicas? Se ainda ficou alguma dúvida, escreve para a gente nos comentários!

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Clique e conheça nosso site e todo o nosso catálogo de produtos!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles