É possível trocar o processador de um notebook?

Seu notebook anda lento, insuficiente para as suas tarefas diárias mais importantes ou ele queimou? É aí que você se questiona: “vale a pena trocar o processador do meu notebook?

No conteúdo desta semana vamos ajudar você a escolher a melhor forma de aumentar a performance do seu notebook. Vamos lá?

O que é e qual a importância do processador em um notebook?

Basicamente, o processador é o “cérebro” do notebook, é onde estão concentradas as forças para desempenhar vários programas ao mesmo tempo sem travamentos. De uma forma lógica, quanto mais potente o processador é, mais rápido ele será em suas funções. 

É importante se atentar ao consumo eficiente de energia, já que estamos falando da mobilidade de um notebook, ok? Notebooks com processadores mais antigos tendem a pecar em consumo comparado ao desempenho de um processador de última geração, que são mais ágeis e econômicos, por exemplo. 

Escolher um bom processador significa pensar em que tipo de uso você fará dele. Quanto mais intenso o uso, maior será a necessidade de respostas rápidas e mais potente ele precisará ser.

Uma boa memória RAM pode fazer a diferença no desempenho do seu notebook, saiba mais!

Seu notebook é de entrada, intermediário ou avançado? Saiba aqui:

Primeiramente, conheça o seu aparelho. Essa avaliação é primordial quando se trata de expectativas de desempenho diante de um notebook. Saber se ele é um modelo de entrada, intermediário ou avançado é o primeiro passo para prosseguir no que pode ser melhorado ou o que é mais rentável para você. Nesse processo, muitas pessoas que já adquiriram um aparelho se deparam com a frustração de ter comprado um notebook que é limitado ou inadequado às suas necessidades.

Em notebooks com processador Intel temos a seguinte divisão:

i3 – computadores de entrada, com configurações básicas para uso do dia a dia: internet, pacote Office, etc.

i5 – intermediário, para quem faz um uso mais intenso e tenha que executar múltiplas tarefas.

i7 – avançado, geralmente para quem procura performance para rodar alguns jogos ou programas de edição de vídeo e imagem, por exemplo.

i9 – gamer, há modelos específicos de notebooks gamers conhecidos no mercado por oferecerem uma performance avançada especialmente voltada para jogos.

Posso fazer upgrade do meu notebook i3 para um i5 ou i7?

Uma das primeiras considerações a se fazer na hora de pensar em trocar o processador do notebook é se o seu aparelho aceita ser expandido ou aceita upgrade. E quem pode te ajudar com isso? O próprio fabricante do notebook.

Você pode fazer isso de diferentes formas:

  • Achar o manual físico ou virtual do seu aparelho – nele estarão as informações técnicas, bem como se ele aceita ou não algum tipo de upgrade.
  • Ligar para o serviço de suporte do fabricante – a maioria das marcas possui esse número no site.
  • E-mail ou a própria página de suporte da marca – veja algumas marcas e seus respectivos links aqui embaixo:

Suporte HP 

DELL 

Lenovo

Acer 

Asus

Sony

Samsung

Como escolher o melhor processador?

processadores-qual-processador-comprar

É comum que haja mais de uma opção para a troca do processador, e uma ferramenta que pode ajudar você no comparativo é a CPUBoss. Adicione nos campos indicados o modelo dos dois processadores compatíveis e o site automaticamente gera uma lista de melhorias. No final ele indica qual é o “vencedor” do duelo de processadores. Aí é só você decidir qual é o melhor para a sua necessidade ou seu bolso!

comparativo-de-processador* Página da CPUBoss com os detalhes de cada processador

E aí, curtiu nosso conteúdo? Se ainda ficou alguma dúvida, escreva para a gente aqui nos comentários!

Na bringIT você encontra uma grande variedade de peças e acessórios para notebook!

bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido
Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles