Como identificar o modelo da memória RAM do Macbook

Está pensando em dar um upgrade no seu Mac? Aumentar a memória RAM do aparelho é uma ótima solução. O primeiro passo é identificar qual é o modelo da peça. Quer saber como? Nós do blog bringIT explicamos para você!

A memória RAM (Random Access Memory) é responsável pelo armazenamento de arquivos temporários. Sendo utilizada sempre que um programa ou arquivo é aberto. Ela está no cotidiano da maioria das pessoas, pois está presente em notebooks, desktops e smartphones, por exemplo.

Em usuários que utilizam o notebook de maneira multitarefa, com diversos programas em segundo plano, é necessário possuir uma memória RAM mais potente. Se esse é o seu caso e, você quer saber se precisa adicionar memória RAM no seu Macbook, repare se ocorre lentidão, falhas ao executar programas, travamentos ou problemas na hora de exibir os menus.

Como identificar o modelo da memória RAM

Identificar o modelo da memória RAM do Macbook é uma tarefa bem simples, basta seguir os passos abaixo:

Quer aprender a identificar quanto de memória RAM seu notebook suporta? Veja aqui!

  • Na tela inicial, clique no Apple Menu, que é caracterizado pelo ícone da maçã, e selecione a opção Sobre esse Mac (About this Mac);

memoria_ram_notebook_mac_sobre_esse_mac

  • Na janela que abrirá, é informado diversos dados, como o modelo do Macboook, do processador e, inclusive, da memória RAM. Para ter mais informações sobre ela, clique no botão “Sobre esse Sistema” (System Report);

memoria_ram_notebook_mac_sobre_esse_mac_sobre_esse_mac

  • No lado esquerdo da tela, terá uma lista com os hardwares presentes no seu aparelho, localize a categoria Memória e clique nela;

memoria_ram_notebook_mac_sobre_esse_mac_sobre_esse_mac_memoria_edit

  • Com isso, você terá várias informações sobre a memória RAM instalada no seu MacBook, na imagem abaixo está destacado o tamanho, tipo e velocidade.

memoria_ram_notebook_mac_sobre_esse_mac_sobre_esse_mac_memoria_dados_edit

Essas medidas podem ser expressas da seguinte forma:

  • Tamanho: GB (Gigabyte)
  • Formato: DIMM (Dual Inline Memory Module), isto é, o componente tem chips instalados dos dois lados do módulo.
  • Tipo: DDR2, DDR3, DDR4
  • Velocidade: MHz (Megahertz)

Pronto! Agora você já sabe identificar o modelo da memória RAM do Macbook.

Padrões de memória RAM do Macbook

memoria_ram_notebook_ddr

Com o avanço tecnológico dos notebooks e computadores foi necessário melhorar o desempenho das memórias RAM. Com isso, surgiram alguns padrões de memória, como é o caso das DDR, DDR2 e DDR3, sendo que a primeira (DDR) foi criada no início dos anos 2000 e continha 184 contatos metálicos.

O padrão DDR2 teve sua frequência, capacidade de transferência e latência aumentadas e, apresenta 240 pinos de comunicação com a placa-mãe. Com o passar do tempo, a capacidade das memórias tornaram-se maiores, aliado com um menor gasto de energia, possibilitando ao usuário uma experiência mais fluida ao utilizar o notebook ou desktop. Um exemplo dessa evolução é o DDR4, que é o padrão mais recente e possui, por exemplo, uma maior integridade de dados se comparado a suas antecessoras, além de ser mais eficiente na questão energética, pois utiliza menos volts que o padrão DDR3, assim economiza no consumo da bateria do notebook.

Veja qual é a memória RAM compatível com seu notebook! 😉

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles