Notebook esquentando, o que fazer?

Não é raro passar pela situação de o seu notebook simplesmente esquentar mais que o normal. O aquecimento exagerado pode trazer consequências drásticas para o aparelho, como queima de componentes e peças importantes. Inclusive pode causar queimaduras leves em quem estiver utilizando o aparelho.

Fonte para bateria de notebook em fundo branco

Motivos para o notebook esquentar

noteboook_pegando_fogo_motivos

Se você utiliza o notebook por horas seguidas com jogos pesados ou ainda faz o uso de muitos programas ao mesmo tempo, tal comportamento contribui para ele superaquecer. Além disso, é importante saber em quais lugares o notebook é utilizado, por exemplo, se você usa em lugares bem abertos como em parques e à beira da estrada, o seu aparelho terá maior propensão de depositar mais poeira nas entradas de ar.

Contudo, se é utilizado em casa, em que superfície o notebook fica? Saiba que o uso do notebook sob superfícies que dificultam a entrada de ar, como na cama, sofá ou em almofada contribuem para o aquecimento. Além de “abafar” a entrada de ar, também facilitam a entrada de ar com impurezas do próprio tecido.

 Identificando o superaquecimento

notebook_pegando_fogo_id

Em muitos casos de superaquecimento, o notebook pode desligar sozinho, ocorrer algumas falhas, o cooler pode fazer mais barulho que o normal e, também, aparecer uma tela toda azul.  Uma dica para evitar tais situações, é o uso de alguns programas, como o Speccy, que auxiliam a monitorar a temperatura do notebook.

Cabo de reparo para fonte de notebook em fundo branco

 Como evitar

notebook_pegando_fogo_acessorios

Algumas atitudes bem simples podem evitar os problemas que um superaquecimento pode causar. Como por exemplo:

  • Fazer a limpeza do seu cooler periodicamente (recomendamos que envie para um profissional especializado);
  • Excluir programas desnecessários;
  • Utilizar o aparelho em superfície plana e rígida;
  • Evitar o uso em lugares com alta exposição de poeira e outras impurezas presentes no ar;
  • Adquirir acessórios que auxiliem no resfriamento, como suportes e bases para notebooks que venham com cooler, na bringIT você pode encontrá-los; e
  • Não fazer o uso do notebook por muitas horas seguidas

Detalhes a considerar

cooler-notebook-aquecido

Em alguns casos é necessário fazer a troca do cooler, ou apenas fazer a limpeza das peças já irá resolver o problema, nesses casos a bringIT recomenda que você contrate um profissional especializado.

Dicas Blog bringIT

  • Se você precisar de cooler para seu notebook, nós podemos te ajudar! 🙂

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles