Quais as principais diferenças entre memórias RAM de desktops e notebooks?

Laptop-Memory-Module-970x568

A memória RAM é responsável pelo armazenamento de arquivos temporários no computador. Ou seja, cada vez que o usuário abre algum arquivo ou programa, uma parte da memória RAM é ocupada para a CPU acessar as informações necessárias – quanto mais memória RAM o computador tiver, mais rápido será o acesso às informações.

As memórias RAM possuem diferentes modelos e tamanhos, tendo um formato específico para cada dispositivo (notebook ou desktop).

Memória RAM para notebook em fundo branco

Formato

Os desktops utilizam o formato de memória DIMM (Dual Inline Memory Module – Módulo de Memória em Linha Dupla), também conhecido como “SDRAM”. Diferentemente dos antigos módulos de memória, esse modelo possui linha dupla em ambos os lados dos pentes, por isso o nome Módulo de Memória em Linha Dupla.

Já os laptops são equipados com memórias SO-DIMM, que possuem metade do tamanho das memórias DIMM. Normalmente, o tamanho de uma memória de desktop é de 4,5 a 5 centímetros de comprimento, enquanto a de um notebook é de 2,5 a 3 centímetros de comprimento.

33
Mémoria RAM para notebook

Número de pinos

Além do tamanho, os pinos (linha lateral dourada) que se conectam aos slots de memória RAM dos computadores também se diferem. Dependendo do tipo da memória, os modelos para desktop podem ter entre 100 e 240 pinos, enquanto a RAM para notebook tem entre 72 e 200 pinos.

Tecnologia

ddr21
Mémória DDR2 para desktop

Tanto o formato DIMM como o SO-DIMM podem ser divididos em quatro tecnologias principais: DDR, DDR2, DDR3.

O termo DDR vem do inglês Double-Data-Rate (Taxa Dupla de Transferência). A memória DDR permitirá que dois dados sejam transferidos ao mesmo tempo. Outra característica importante do DDR é o recurso “Dual Channel”, que permite ao chipset ou ao processador efetuar uma comunicação com dois canais de memória simultaneamente. Para isso acontecer, você precisa instalar dois pentes de memória idênticos (marca e tamanho).

DDR

Primeira versão do DDR, lançada em 2000. O DDR é pouco utilizado, podendo ser encontrado apenas em dispositivos mais antigos.

DDR2

O DDR2 é evolução do modelo DDR. Lançado em 2003, o modelo trouxe melhorias de velocidade, consumo reduzido de energia, além de desempenho térmico aperfeiçoado. O uso desse tipo de memória está se tornando cada vez mais raro, embora ainda seja possível encontrá-la em computadores com configurações mais antigas.

DDR3

O DDR3 é o padrão atual, bastaste utilizado nos computadores mais modernos. Uma das principais vantagens do DDR3 é a taxa de transferência duas vezes maior. Ele foi lançado em 2007 e ainda é considerado o modelo padrão devido à baixa utilização do seu modelo sucessor, o DDR4.

DDR4

O modelo ainda está se difundindo aos poucos entre as fabricantes. Um dos principais problemas para lançar o novo padrão é necessidade de contar com processadores e placas-mãe compatíveis.

Lembramos que é necessário verificar as especificações do seu notebook ou desktop para descobrir qual é o formato de memória RAM compatível com o seu aparelho. A maioria dos fabricantes de placa-mãe fornece uma lista – conhecida como Qualified Vendor List (QVL) – onde é possível encontrar os principais modelos e marcas de memória RAM indicadas para sua placa. Vale analisar também quanto de memória o seu notebook realmente precisa para corresponder suas necessidades. Para mais informações, acesse nosso artigo sobre o assunto.

 Fontes: Wikipédia, Tecmundo, Wingwit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles