A Tela mais Flexível do Mundo. Tela OLED

A Tela mais Flexível do Mundo. Tela OLED

Tela OLED? AMOLED? PMOLED? Conheça a Tecnologia mais Flexível do Mercado Atual. Mas afinal de contas, o que é isso? É o futuro batendo em nossa porta?

Confira aqui todos os detalhes a respeito.

Primeiramente, OLED significa Diodo Orgânico Emissor de Luz (Organic Light-Emitting Diode). A tecnologia OLED vem sendo criada há muito tempo, mas ainda está sob estudos e testes para a sua uma maior aprimoração e inserção total no mercado. Ela surgiu em 1980, criada pela Kodak. Hoje, já é aplicada em diversos aparelhos móveis, videogames, televisores, tela de notebook, tela de computador, e está sendo testada para outras aplicações e sendo projetada para a expansão no futuro.

A Tela mais Flexível do Mundo. Tela OLED

Atualmente ela possui o conceito de “tela orgânica”, mas não que derive de algum projeto verde. Ela é definida assim pela sua composição. Definimos como orgânico tudo o que possui carbono em sua composição. E as telas OLED são na verdade “LEDs” formados por camadas de carbono.

Para criar o display esticável, foram prensados duas camadas de nanotubos de carbono e eletrodo em torno de um plástico, que emitia luz quando uma corrente passava por ele. E houve inúmeros estudos para chegar aos resultados que temos hoje, como alguns Engenheiros da Universidade da Califórnia, Los Angeles, e pesquisadores da UCLA.

A Tela mais Flexível do Mundo. Tela OLED

Ele funciona pela utilização dos diodos orgânicos, os quais recebem uma carga elétrica e assim, emitem uma luz, continua e forte (não precisando utilizar nenhuma outra luz, como backlight e sidelight). E essa tecnologia pode ser aplicada de uma forma muito mais simples, podendo ser impressa sob alguma superfície.

Eletrônicos esticáveis prometem displays que podem ser enrolados e escondidos em um bolso da camisa, ou celulares que podem ser esticados e encolhidos. Planilhas eletrônicas que podem ser cobertas com um pano, seriam um benefício para a pele robótica e incorporados a dispositivos médicos.

Diferença de AMOLED E PMOLED

– AMOLED
Da mesma matriz OLED, a AMOLED é uma matriz ATIVA. Isso quer dizer que o pixel é ativado individualmente e diretamente, transmitindo a imagem de forma dinâmica.

– PMOLED
É a matriz PASSIVA, e realiza um processo um pouco diferente, os pixels são ativados por intersecções entre comandos emitidos por colunas e linhas de energia.

Em preferência do mercado, não existem tantas diferenças, mas a AMOLED é mais utilizada, pois consome menos energia e demanda menos processo para a construção da imagem.


Vantagens da Tela OLED

– Novidade
É uma nova tecnologia, então ainda está sendo explorada no mercado e está em ascensão.

– Espessura
A tecnologia OLED permite muitas polegadas de imagem com pouquíssimos centímetros de espessura. Sendo Fino o suficiente para diversas aplicações.

– Contraste
Quando a tela está com o painel inteiro branco, é uma luz que chama a atenção pela sua força e luminosidade. Quando é necessário desliga-la, os pixels se apagam totalmente e como não possui luz de fundo, fica 100% Preto, diferente da LCD.

– Ângulo
É possível à visualização perfeita da imagem pela gasta gama de ângulos que vai de 0º à 180º. Uma grande vantagem visto que todas as outras telas distorcem a cor.

– Flexibilidade
Dobrar, virar, montar, torcer e nunca quebrar. A nova tecnologia OLED permite essa flexibilidade e assim, permite uma nova criação de produtos dinâmicos e arrojados.

– Sem luz de fundo

Não precisam de luz de fundo para obter brilho, por este motivo podem ser transparentes.

A Tela mais Flexível do Mundo. Tela OLED

exemplo de notebook com tela OLED

Desvantagens

– A mesma Flexibilidade

Um desafio na criação de eletrônicos esticáveis, é para desenvolver um eletrodo que mantém a condutividade quando deformado.

– Bateria
Muitas vezes ela pode gastar uma grande carga de energia da bateria do notebook devido à potência de sua luz em uma gama de cores.

– Resistência à Água
Apesar de ninguém atirar água em eletrônicos, a tecnologia ainda é sensível à umidade média, o isolamento ainda não garante tamanha vida útil e assim, causar transtornos para o consumidor.

– Iluminação Excessiva
Em ambientes com muita luz o OLED vira reflexivo, refletindo até 80% da luz do ambiente, atrapalhando a leitura e a visão no equipamento.

– Tempo de Vida
O isolamento e a resistência pecam e devido a algumas inexperiências na área, possui um tempo de vida útil ainda curto.

A Tela mais Flexível do Mundo. Tela OLED

É uma tecnologia relativamente nova, mas já está disponível no mercado alguns modelos de notebooks e smartphones com este recurso, mesmo com restrições mas com muito potencial para aplicação e produções futuras.

Enquanto não temos essa tecnologia temos que nos contentar com a tecnologia LED e LCD que são as utilizadas em seu notebook, que infelizmente podem ser quebradas facilmente. Mas, não fique nervoso se a sua tela quebrar. Consulte nosso site, somos especializados na venda de telas para notebook, realizando entregas em todo o Brasil e dando 1 ano de garantia em nossos produtos.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles