ícone compartilhar redes sociais
Como ativar ou desativar a tela touchscreen no meu notebook

Como ativar ou desativar a tela touchscreen no notebook?

adminblog_USR

As telas touchscreen surgiram para revolucionar a maneira de interagirmos com os eletrônicos. A nova tecnologia já se aplica em diferentes produtos, entre smartphones, tablets e está mais popular em notebooks. Com essa função, os notebooks se tornaram híbridos, podendo ser utilizados com ou sem a tela sensível.

No entanto, alguns usuários encontram certa dificuldade quando precisam ativar ou desativar a tela touchscreen. Por isso, apresentamos um breve tutorial para auxiliar os usuários do Windows 8 a realizar os procedimentos quando necessário.

telas

Como ativar ou desativar a tela touchscreen

1º Passo:

Na tela inicial, acesse o Painel de Controle (Control Panel),Passo-1-como-ativar-ou-desativar-tela-touchscreen-no-notebook

2º Passo:

Em seguida, acesse “Hardware e Sons” (Hardware and sound)

Passo-2-como-ativar-ou-desativar-tela-touchscreen-no-notebook

3º Passo

Depois, vá em “ Caneta e Toque” (Pen and Touch)Passo-3-como-ativar-ou-desativar-tela-touchscreen-no-notebook

4º Passo:

Na janela “Caneta e Toque”, selecione a aba Toque (touch). Aqui, desmarque a opção “Use o seu dedo como um dispositivo de entrada” (Use your finger as an input device). Pronto, agora o recurso de tela sensível está desativado.Passo-4-como-ativar-ou-desativar-tela-touchscreen-no-notebook

Para ativar a função novamente, repita o processo selecionando a caixa de marcação.

Obs: A configuração não se aplica a todos os notebooks, pois o modo de ativar ou desativar a tela touchscreen pode sofrer variação de acordo com cada modelo.

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida? Deixe sua mensagem pra nós! Temos um time de especialistas para lhe ajudar a resolver os problemas do seu notebook.

telas

82 respostas

  1. o meu note é um sony svt14117cbs e quando entro em hardware e sons não aparece a opção caneta e nem quando procuro em pesquisar mas esse aparelho é touch. o que devo fazer?estou desesperada me ajuda pro favor….

  2. Olá, Larisse!

    Infelizmente sem avaliar o aparelho não temos como fazer uma avaliação mais precisa. Por isso, recomendamos que você entre em contato com o suporte da marca fabricante do seu aparelho e relate o problema. Acesse o suporte da Sony aqui. Esperamos que você consiga resolver o problema logo 🙂
    Caso queria acompanhar dicas sobre tecnologia e Facebook, siga a gente no facebook!

  3. Tenho um notebook touchscreen da Asus, mas a tela rachou um pouco e isso danificou o touch, pois é como se varias pessoas estivessem tocando dele sem parar, não consigo navegar pelo computador, muito menos desativar assim. Será que não tem algum botão para isso?

  4. Olá, Marianna! Tentou realizar o procedimento descrito no post?
    Se não der certo, indicamos que você entre em contato com a marca fabricante do seu aparelho e solicite como realizar a desativação da função.
    Esperamos que consiga resolver o problema. Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook .

  5. meu not é o lenovo, fiz tudo o que foi passado,mas não resolveu.Não tem a opção ativar, tem o toque duplo, o que faço.?Sera que tenho que restaurar o sistema prá voltar ao normal?,por favor me ajudem.

  6. Olá, Eduardo!
    Antes de tentar realizar o procedimento, tente entrar em contato com o suporte da marca fabricante do seu notebook e relate o problema. Eles vão poder para o procedimento exato para resolver a situação 🙂
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página do Facebook

  7. Valeu pela ajuda!
    Agora, será que não tem outro caminho ou teclas de atalho?
    O meu notebook trincou a tela e ficava tipo que tocando sozinho em vários pontos ao mesmo tempo. Consegui seguindo seu passo a passo mas com muito custo, pois cada vez que eu conseguia abrir a janela ele mudava sozinho, abria outra ou mudava o cursor de lugar.
    Obrigado!

  8. Olá, Wendel!

    Infelizmente não conseguimos encontrar um atalho. Por enquanto, as formas possíveis são ativando a configurações mesmo.
    Assim que descobrirmos, vamos fazer um post sobre isso. Siga o nosso Facebook e confira as novidades do nosso blog 🙂

  9. Oi, tenho um Sony vaio Flip14A, o touch screen dele é louco! ele hora funciona e hora a sensibilidade dele é terrivel

  10. Olá,Pedro!

    Pelo que você relatou pode ser algum mau contato. Recomendamos que você procure uma assistência técnica de confiança para resolver o problema.
    Para conferir mais dúvidas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook 😉

  11. Prezados,
    Tenho um note touchscreem Asus e a tela parou não consigo mais utilizar com o toque.
    Fiz as configurações e não adiantou, só funciona com o mouse.

    Me ajudem por favor!!

    Marcia

  12. Olá, Marcia!

    Agradecemos seu contato conosco!
    Infelizmente sem analisar o seu aparelho não temos como dar um parecer técnico detalhe. Recomendamos que você entre em contato com o suporte online da Asus e relate o seu problema.

  13. Meu computador é um Dell Inspirion 14 5000 Series e o Touch Screen dele parou de funcionar do nada. Tentei seguir as instruções do site porém não há a opção de ter o acesso as configurações do Touch! Se possível me ajudem.

  14. Olá Marcos! As instruções do nosso post valem para Windows 8 e sistemas similares. Se você usa o sistema operacional da Microsoft, é no Painel de Controle que você deverá encontrar a opção de desativar/ativar a tela touchscreen, conforme o post indica. Você foi até a tela indicada (“Caneta e Toque”, ou “Pen and Touch”), conforme consta no post? Você também pode verificar nos softwares originais da Dell para checar se há opções similares de configuração. Ficamos no aguardo para demais dúvidas, ok? 🙂

  15. Olá Tiago! Se você utiliza o sistema operacional Windows, você pode fazer uma pesquisa pela função “Pen and Touch” (ou “Caneta e Toque”) usando o mecanismo de busca do Windows. No teclado, basta apertar a tecla Windows juntamente com a tecla F (é o atalho para ir à página de busca). Outra alternativa é você fazer uma busca diretamente no Painel de Controle mesmo. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? 🙂

  16. queria desativar o meu, so que não tem a opção ”Use your finger as an input device” é o netbook positivo, pode me ajudar?

  17. Olá Elisa! Vale reforçar que o nosso tutorial não vale para todos os modelos de notebooks, ok? Dito isso, procure algum software original da própria fabricante do seu computador que possa gerenciar essa funcionalidade. Outra alternativa é entrar em contato com a fabricante para solucionar seu problema. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok?

  18. olá quero saber como faço para configurar o touch em pc de mesa, pois estou com duas telas mas o touch só funciona em uma, tem como me ajudar?

  19. Olá Giancarlos! Primeiramente, você precisa se certificar de que as duas telas possuem função touch, ou seja, são sensíveis a toques. Se as duas realmente possuírem essa funcionalidade, então a configuração da função no seu sistema operacional deverá se aplicar a ambas. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? 🙂

  20. Olá Elias! Tente seguir as indicações no nosso post para reativar a função touch da sua tela. Caso não consiga resolver o problema pelo sistema operacional, entre em contato com a fabricante do seu notebook ou com um serviço especializado de assistência técnica para diagnosticar a situação. Estamos à disposição para demais dúvidas, ok? 😉

  21. comprei um notebook da lenovo nos estados Unidos não consigo configurar o touch o meu modelo e lenovo yoga 2 11 e tem touch,tentei seguir os passos não aparece esta opção. vc poderia me ajudar?

  22. Olá, Antonio!
    Agradecemos seu contato conosco!
    Recomendamos que você entre em contato com o suporte online da Lenovo para receber as orientações necessárias.
    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook 🙂

  23. Tenho um notebook da CCE touch screen e quebrei a beiradinha da tela. Mas o touch screen parou de funcionar, como faço pra ele voltar a funcionar? Pois so tem uma beiradinha rachada.

  24. Olá, Gabriel!
    Pelo que você relatou parece que o acidente acabou atingindo algum componente interno, por isso o mau funcionamento.
    Nesse caso, o mais indicado é procurar uma assistência técnica de confiança para um parecer técnico mais específico.

    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook 🙂

  25. OI, o meu eh um laptop toshiba, faz uns dois dias que eu uso so touch, e quando tentei usar o mouse novamente nao aparece, como se o mouse tivesse desativado :(. Ja tentei fazer como o seu post ensina, mas no meu nao aparece as abas, so aparece touch e nao tem essa opcao (use your finger..) pra desmarcar, somente as outras. O que eu faco???:(((

  26. Olá, Rebeca!
    Nesse caso, você pode entrar em contato com o suporte online da marca fabricante do seu aparelho e relatar o seu problema.
    Esperamos que consiga resolver o seu problema:) Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook 🙂

  27. olá, meu note é sony vaio, o touch está funcionando, porém não consigo mais usar o touch na navegação da internet. sabe o que pode ser?

  28. Olá Barbara! Isso pode ser um problema de software, como uma configuração do seu navegador. Procure opções de configuração no seu navegador web para descobrir se é possível ativar/desativar a função touch da tela. Além disso, tente desativar e reativar a função touch do seu sistema (conforme indicado no post) para tentar resolver o problema. Continuamos à disposição para dúvidas, ok? 😉

  29. oiie meu not é da marca asus..sem querer eu tavo mexendoo e em querer desativei a telaa, ficou tudo preta só o teclado ta funcionando. por favor, me ajuudeee!! Obrigada

  30. Olá Rafaela! Provavelmente você apertou um botão comum nos notebooks que é o “Function” (FN) e mais uma tecla que normalmente tem o desenho de uma tela em seu teclado. Ao apertar essa combinação de botões você ativa uma função onde é possível alternar entre sua tela de notebook ou uma outra tela conectada nele. Caso você tente apertar novamente é possível que o problema seja resolvido. Estamos à sua disposição para qualquer dúvida! 🙂

  31. Olá;, comprei um notebook 2×1 da Asus, E de vez e quando, do nada, o toque na tela deixa de pegar. Como faço pra voltar ao toque na tela cm o dedo?

  32. Olá Aluska! Provavelmente seja algum defeito na sua tela ou a falta da atualização de algum driver, poderia, por gentileza, acessar o site da Asus e tentar atualizar os drivers? Qualquer dúvida estamos à disposição! 🙂

  33. AJUDA POR FAVOR depois de usar esse programa https://remotemouse.net/ quando toco na tela ele reconhece como se fosse o mouse cara tipo quando deslizo pra baixo aparece como se tivesse dado um duplo clique e tentasse arrastar o mouse isso acontece mesmo com o programa desinstalado já tentei restaurar o sistema mas deu erro

  34. Olá Fabricio! Aconselhamos que tente atualizar o drive do seu touchscreen que está disponível no site da empresa fornecedora do seu notebook. Esses erros acontecem quando o windows é atualizado. Qualquer dúvida estamos à disposição! 😉

  35. Boa tarde!
    Fiz todo esse procedimento, porém qd eu clico em caneta e toque só aparece a opcão do toque do mouse. Ja reiniciei várias vezes mas a configuração da tela não abre. Não sei mais oq fazer rs

  36. Olá Djeane! Provavelmente esteja faltando o driver do seu touchscreen, é necessário que você baixe ele no site do fornecedor do seu notebook. Qualquer dúvida estamos à sua disposição!

  37. Boa tarde! Aproveitando o tema “problemas tecla touch screen”, pois já vivenciei-lo como cliente Lenovo S400 ideapad, informo que o problema foi na placa de vídeo, então sanado após substituição. Agora, um novo problema me aflige. Aconteceu travamento da tecla – ponto de interrogação, barra à direita e grau. No momento consigo utilizar o 1º carácter citado, valendo-me de atalho “AltGr” + “W”; falta-me conhecer o atalho primordial para a barra principal. Agradeço o espaço e fico no aguardo de ajuda.

  38. Olá Thayna! É necessário verificar se os drivers da sua tela estão instalados, neste caso é necessário verificar no site fornecedor do seu produto. Qualquer dúvida estamos à disposição! 🙂

  39. Preciso desativar o touchscreen do meu samsung. Windows 10 Pro – como faço? Parece que tem alguém clicando na tela o tempo inteiro, não consigo trabalhar.

  40. Tenho um hp pavilion, e atualizei agora para o windows 10, porem ele perdeu a função de touch e eu não sei como configurar isso. Seguindo o passo a passo do post não tem essa opção de ativar ou desativar o touch.. Não sei mais o que fazer

  41. Olá Giovanna! Após a atualização para o windows 10 pode ter sido perdido o driver do seu touchscreen. Neste caso é necessário entrar no site do seu fornecedor para a instalação! Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀

  42. OOI, MEU NOTEBOOK É ASUS E DO NADA O TOUCH PAROU DE FUNCIONAR NÃO SEI PORQUE, FUI NA PAINEL DE CONTROLE VER SE ESTAVA DESATIVADO E NÃO ENCONTREI NADA PARA ATIVAR OU DESATIVAR.. ALGUÉM PODE ME AJUDA? DESDE JÁ AGRADEÇO 🙂

  43. Olá Aina! Você chegou a realizar todos os procedimentos deste link? Caso não tenha achado uma solução aconselhamos que leve à um técnico para que ele possa verificar! Qualquer dúvida estamos à disposição! 😀

  44. Comprei um notebook asus transformer no dia 27 de janeiro de 2016. No dia 05 de março a tela parou de responder ao toque. estou tentando ligar no 0800 880 0988 e não consigo. Alguém pode me ajudar?

  45. Olá!
    Tenho umnotebook lenovo e ele parou de funcionar a função touch-screem. já segui os passos da material mas não resolveu. A referência do meu é ideapad S400 touch.
    me oriente por favor.

  46. Favor, tenho um notebook da positivo 2 em 1 mas não consigo ativar o teclado, só consigo usar o touch screen

  47. Comprei um asus transformer t100 ta e a função touch nunca funciona. Nas configurações de dispositivos não tem touch and pen… o que posso fazer para funcionar? obrigada

  48. Olá Lidy! Nesse caso, você pode abrir o gerenciador de dispositivos e localizar sua tela touchscreen. Dê 2 clicks sobre ela, e na aba de Gerenciamento de Energia, desmarque a opção para desligar o dispositivo para economizar energia. Isso se deve que, para economizar energia, a função touchscreen pode ter sido desabilitada. Se não resolver, você pode abrir o gerenciador de dispositivos – para isso você pode digitar “gerenciador de dispositivos” na busca do Windows e, na lista de itens, localize o “Dispositivos de Interface Humana” e entre as opções que aparecerão você vai encontrar algo relacionado ao touchscree, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar “Ativar” caso ele esteja desativado. Espero ter ajudado 😉

  49. Olá! Tenho um Vostro Touch da Dell e o touch screen parou de funcionar e nem aparecer nas configurações o ícone do touche screen.
    Pode me ajudar?
    Grata.

  50. Oi meu notebook é Positivo premium sistema Linux.Coloquei o touchscreen e não funciona,agora não consigo voltar ao normal.O que devo fazer?

  51. Olá Maria! Neste caso, indicamos que você leve em um técnico especializado de sua confiança. Para avaliar o seu notebook, pois o problema pode ser causado por vários motivos. Obrigado pelo contato!

  52. Olá Andreia! É possível sim, é só seguir os passos citados no post, no quinto passo, é só desmarcar a opção “Use o seu dedo como um dispositivo de entrada” e clique em OK. Obrigado pelo contato! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/bring…. 🙂

  53. Tenho um notebook Dell Inspirion 15 serie 7000. Não funciona o touch screen, desde que comprei… Olhando no site da Dell e baixei todos os Chipset disponíveis ( 6), ainda assim não funcionou. Atualizei o windows 10 desliguei o computador e FUNCIONOU. Baixei o Google e o uTorrent…. Deixei o computador carregando e quando fui usar de novo o Touch Screen NÃO funcionou. Já desinstalei o Google e o uTorrent e mesmo assim não funciona. Já atualizei o windows 10 novamente e não funcionou. O que devo fazer ?

  54. Boa tarde Luciana!
    Provavelmente seja algum defeito na própria tela. Como não temos acesso à tela para verificar, recomendamos que leve em uma assistência técnica para se certificar, pois a instalação desses programas não podem afetar no touch screen do seu notebook. Infelizmente não posso te ajudar mais que isso, mas espero que resolva logo 😉 Obrigado pelo contato!

  55. Olá Sílvia! Como a versão do Windows é diferente você terá que seguir esses passos: Acesse o Painel de Controle do Windows; Com o painel aberto, acesse o grupo Hardware e Sons; Em Dispositivos e Impressoras, normalmente exibido no topo, procure o Gerenciador de Dispositivos;
    Abrirá uma janela e procure por “Dispositivos de Interface Humana”; Na lista que será exibida, localize “Tela touch compatível com HID” e clique com o botão direito do mouse; Você pode escolher para ativar essa função e, inclusive, atualizar o driver também.
    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar 😉

  56. oi tenho um notebook hp touchsmart tm2-1070us e formatei ele, antes da formatação o touchscreen funcionava normalmente, porém agora parou de funcionar. instalei o mesmo SO windows 7 64 bits. ja baixei os drives direto do site da hp porém sem sucesso. como quando comprei já veio tudo ok, eu não ligava para configurações. o problema só veio depois da formatação.

  57. Olá! Me desculpe pelo engano. Com relação ao touch screen, você já atualizou o driver do notebook? Normalmente com a formatação, perdem-se alguns drivers e precisam ser reinstalados. Caso já tenha feito isso, sugiro que consulte um técnico de sua confiança. Agradeço o contato 😉

  58. Olá, infelizmente, não consegui ativar o touch screen do meu notebook (HP Pavillion 360) não sei o que aconteceu, simplesmente parou de funcionar até a função tablete, será porque esta pedindo uma atualização do Windows 10 e ainda não a fiz? Aguardo o retorno e desde já agradeço.