O que é um JetDrive e como ele funciona?

Se você é dono de um MacBook ou MacBook Air e precisa aumentar a capacidade de armazenamento do equipamento, a utilização de um JetDrive pode ser a solução de seus problemas.

Atualmente há no mercado dois tipos de produtos que possibilitam ampliar a capacidade de armazenamento de dados dos notebooks da Apple: o JetDrive (SSD) e o JetDrive Lite (cartão de expansão de armazenamento). Ambos são produzidos pela marca Transcend.

JetDrive – kit de atualização SSD

O JetDrive é o nome comercial usado para designar os SSDs da marca Transcend produzidos especialmente para máquinas da Apple. Trata-se de um kit de atualização que permite ao usuário aumentar o espaço da sua máquina e ainda melhorar o seu desempenho. Além disso, o case metálico do kit permite transportar um drive com dados já armazenados com mais mobilidade, funcionando como um HD externo USB.

O dispositivo está disponível com capacidades de até 960 GB e velocidade de até 570 MB/s em leitura e 460 MB/s em escrita.

O JetDrive inclui:

– Drive SSD compatível com MacBook Apple
– Case de alumínio com adaptador de USB 3.0 para SATA
– Duas (2) chaves de fenda para instalação
– Três (3) parafusos para instalação (para montagem da case)
– Cabo USB
– Suportes de borracha
– Capa protetora para transporte
– Guia de instalação

Compatibilidade

– JetDrive 500 – compatível com MacBook Air 11” e 13” (modelos do final de 2010 e meados de 2011)
– JetDrive 520 – compatível com MacBook Air 11” e 13” (modelos lançados em meados de 2012)
– JetDrive 720 – compatível com MacBook Pro (Retina) 13” (modelos do final de 2012 e início de 2013)

Em caso de dúvidas sobre a utilização do produto, a fabricante disponibiliza um guia de instalação que vem junto com o produto, além de tutoriais que explicam o processo passo a passo.

O JetDrive também inclui um programa de gerenciamento chamado JetDrive Toolbox, que realiza updates para versões mais atuais do software, entre outras funções de manutenção e cuidados.

JetDrive Lite

O JetDrive Lite é um cartão de expansão de armazenamento para MacBook Air ou MacBook Pro (tela Retina). Os cartões JetDrive Lite são produzidos com memória flash MLC de alta qualidade, conseguindo atingir velocidade de transferência de dados de até 95 MB/s de leitura e 60 MB/s de escrita. Com essa velocidade, ele é ideal para fazer backup do Time Machine, realizar cópias de bibliotecas do iTunes ou efetuar qualquer outra transferência de dados.

O JetDrive Lite está disponível em 4 tamanhos diferentes. A escolha do tamanho varia de acordo com a compatibilidade de cada modelo específico.

Compatibilidade

– JetDrive Lite 130 – compatível com MacBook Air 13” (modelos do final de 2010 e início de 2014)
– JetDrive Lite 330 – compatível com MacBook Pro (Retina) 13” (modelos do final de 2012 e meados de 2014)
– JetDrive Lite 350 – compatível com MacBook Pro (Retina) 15” (modelos de meados de 2012 e início de 2013)
– JetDrive Lite 360 – compatível com MacBook Pro (Retina) 15” (modelos do final de 2013 e meados de 2014)

Graças à implantação de uma tecnologia de manufatura, o cartão é resistente a água, pó e impactos. Diferentemente do JetDrive, ele não precisa de instalação interna ou ser utilizado como um drive externo: basta plugá-lo a uma entrada externa do seu Mac e pronto.

Ele também vem com o JetDrive Lite Toolbox, ferramenta exclusiva da Transcend, que além de permitir a manutenção e atualização de software do produto também possibilita recuperar imagens, vídeos e demais arquivos apagados acidentalmente da máquina.

Dúvidas frequentes

Por que o JetDrive Lite é melhor que um cartão de memória ou HD externo?

O JetDrive possui maior capacidade de armazenamento do que um cartão de memória – que geralmente possui tamanho bem limitado. Se comparado com um HD externo ele é bem menor, o que proporciona maior portabilidade, já que ele é inserido em uma entrada externa do componente – permanecendo plugado ao Mac.

O JetDrive Lite está disponível na loja virtual da bringIT, a distribuidora oficial de produtos Transcend no Brasil.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles