Aprenda a escolher a tela de notebook ideal para você

tela-de-notebook-ideal-para-seu-uso

Se está pensando em comprar ou trocar de notebook, se atente para escolher a tela de notebook certa para seu tipo de uso! Veja detalhes de tamanho, peso e outras características da tela de notebook que fazem a diferença 😉

São vários os fatores que precisam ser avaliados ao adquirir um notebook, mas a tela é essencial. Por exemplo, ao selecionar o tamanho de tela é importante pensar no seu conforto visual, tamanho de notebook, peso e bateria. Assim, a escolha do tamanho da tela está condicionada às suas necessidades.

tamanhos-tela-notebook

Telas maiores (16 polegadas ou mais)

As telas de notebook são medidas diagonalmente em polegadas (1 in = 2,54 cm).  É importante observar que quanto maior a tela, maior também é o peso e o tamanho do notebook e, normalmente, o consumo de energia. Assim, mais rápido sua bateria será descarregada.

Contudo, se você pretende passar bastante tempo na frente do note, uma tela maior é o recomendado.

#dicabringIT: Normalmente, em notebooks com telas a partir de 15,6″, apresentam o teclado numérico na lateral direita 😉

Telas de até 13 polegadas

Se você pretende transportar o notebook para vários lugares, uma tela menor, com 13 ou 11 polegadas, ajuda a diminuir o espaço que o portátil ocupa na mochila/bolsa, além de ter maior autonomia que um notebook com tela maior. Outra questão relevante para quem quer mobilidade com o seu notebook é que um aparelho com tela menor, em geral, é mais leve 😉

Em compensação, telas pequenas podem causar maior cansaço visual e físico depois de horas de uso. Além disso, os modelos menores de notebook raramente vêm com drive de DVD/CD.

Exemplo de tela de notebook de 13" - HP Envy
Exemplo de tela de notebook de 13″ – HP Envy

 

Telas intermediárias (14, 15 polegadas)

São os tamanhos de tela de notebooks mais comuns, porque não são grandes nem pequenas. Por serem telas intermediárias, os notebooks também não são tão pesados nem leves. Podem ser considerados opções de melhor custo-benefício pois, normalmente, costumam ser mais baratos tanto para as opções pequenas quanto para as opções maiores.

Além do tamanho, outras questões devem ser consideradas na hora de decidir a tela do notebook, como a tela fosca (matte) ou espelhada.

Comparativo da tela de notebook entre Dell XPS 15" e 13"
Comparativo da tela de notebook entre Dell XPS 15″ e 13″

– Tela de notebook brilhosa

A tela brilhosa, espelhada ou glossy é a mais comum nos notebooks, ela realça o contraste, possui maior nitidez e brilho das cores. É ideal para quem trabalha com edição de imagens para web e para assistir vídeos. Porém, se esse tipo de tela tiver sob luz solar direta ou perto de lâmpadas brilhantes, a visibilidade é afetada por reflexos de luz (ver imagem abaixo). Por isso, é mais indicada para ambientes com pouca luz.

tela-de-notebook-espelhada-tela-fosca
Comparativo entre tela espelhada (à esquerda) e tela fosca.

– Tela de notebook fosca

A tela fosca ou matte não reflete a luz, assim, é indicada para quem utiliza o notebook em diferentes locais, como ambientes externos. Mesmo que você precise usar o notebook ao ar livre ou em lugares com muitas lâmpadas, os reflexos não irão atrapalhar o seu trabalho, dessa forma, se você usa por longos tempos seu note essa tela é mais propícia. Além disso, ela não suja tão rapidamente quanto a tela espelhada e transmite uma imagem que cansa menos os olhos. Por outro lado, as telas de notebook foscas, deixam as bordas das imagens mais difusas, com cores menos brilhantes e uma menor nitidez .

Na bringIT, você encontra telas de todos os tamanhos e características. Você verifica o tipo da superfície da tela fosca ou brilhosa nas Informações adicionais do produto 😉

Fale com a gente!

 

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário! 🙂