Curiosidades

Chipset: conheça um pouco mais

chipset_banner

[sg_popup id=”6″][/sg_popup] Já ouviu falar sobre chipset? Sabia que ele é importante para o seu notebook? Quer saber mais? Nós do blog bringIT explicamos para você!

O chipset é essencial para o funcionamento do seu notebook ou Desktop, ele pode ser definido como um aglomerado de circuitos integrados.  A função desses circuitos é possibilitar que ocorra a comunicação entre todos os componentes do seu notebook, como por exemplo, entre a memória RAM e o processador. Existem dois componentes no chipset, chamados de ponto norte e ponto sul.

A ponte norte ou northbridge, faz o controle dos componentes denominados rápidos; como é o caso da placa de vídeo, memória RAM e do processador.

E, a ponte sul ou southbridge controla os componentes, como portas USB e paralelas, slots PCI e ISA e, os discos rígidos, que são classificados como componentes lentos.

chipset_intel-2

Por exemplo, digamos que em determinado processo do notebook ou do desktop, a memória RAM (que fica na ponte norte) precise solicitar alguma informação que está na ponte sul, essa informação será carregada e dividida pela placa de vídeo e o CPU.

Atualmente, muitos aparelhos, possuem um controlador de memória na CPU, que influencia positivamente o desenvolvimento do chipset.

Dica blog bringIT

Ao adquirir um novo notebook ou desktop é relevante se atentar ao chipset do aparelho, pois mesmo possuindo um processador de boa qualidade, a experiência com o note não será tão fluida se o chipset não for rápido.

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉