Curiosidades

Gelatina de Íon Lítio: Bateria em gel no meu Notebook?

Bateria em Gel no meu Notebook

A tradição das baterias líquidas de Íon de Lítio pode estar acabando. Pesquisadores e Cientistas da Universidade de Leeds, situada no Reino Unido estão estudando uma revolucionária proposta que garantirá mais segurança, menor tamanho e maior potência as baterias.

Ao invés de ser aplicado um líquido interno na bateria (líquido de Íons de Lítio), é introduzido um composto gelatinoso (Sim, uma gelatina!) com uma formação diferente.

Bateria Notebook em Gel

 

Cientificamente falando, ela é formada de uma gelatina dissolvida com água quente e seus compostos químicos, que após pronta e finalizada vira uma espécie de sólido gelatinoso e maleável. Além disso, permite uma melhor comunicação entre os eletrodos sem que haja uma barreira, como existe no composto líquido.

Isso garantirá uma série de benefícios ao usuário e as próprias baterias, notebooks, celulares, tablets e etc. Entre as qualidades da gelatina está a segurança, diminuindo o risco de incêndio ou explosão, a leveza, pois devido ao aumento da potência, reduzirá o tamanho e o peso da bateria. Dessa forma ainda é possível a geração de novos modelos, tão leves e tão finos a chegar ao tamanho de nanômetros de espessura.

O Substrato já foi patenteado e licenciado, atualmente encontra-se em fase de teste na Polystor Energy Corporation, junto ao professor orientador Ian Ward.

Ficamos a espera no lançamento dessa nova bateria em gel, ou bateria de gelatina, como preferir. Quem sabe depois disso, não surjam novas formas personalizadas para baterias ou notebooks?

Fonte: BBC UK