Curiosidades

Como ocorreu a evolução dos notebooks

evolucao_notebooks

Você sabe como se deu a evolução dos notebooks? E, quando surgiu o primeiro notebook? Nós do blog bringIT vamos mostrar para você!

O notebook é considerado o melhor amigo de muitas pessoas, é utilizado no escritório, na hora de fazer o trabalho da faculdade e para assistir aquela maratona da sua série preferida, por exemplo. O equipamento que serviu de base para o notebook que conhecemos atualmente foi criado no século XIX, pelo inglês Charles Babbage e, era utilizado para efetuar cálculos numéricos.

É difícil afirmar qual realmente foi o primeiro notebook a ser criado, porém, entre os percursores da história dos notebooks se encontram o portátil Osborne 1, criado por Adam Osborne em 1981 e, o The Grid Compass, utilizado em uma missão espacial da NASA, em 1982.

evolucao_dos_notebooks_ibm
Modelo IBM Portable PC 5155

No início da década de 80, a Compaq lançou o primeiro portátil compatível com o IBM PC, um notebook que pesava cerca de 12,5 kg, CPU de 4,77 MHz e possuía uma tela avermelhada de 9 polegadas, o portátil era compatível com o sistema operacional DOS.

Nos anos seguintes ocorreu uma constante evolução nesses aparelhos, os tornando cada vez mais leves, potentes, compactos e com telas coloridas. Criou-se uma competição das grandes marcas na época em entregar notebooks cada vez mais inovadores e, quem se beneficiava era o público final, em consequência, os notebooks conquistaram uma posição de destaque na vida das pessoas, sendo um aparelho de extrema relevância para o uso cotidiano.

evolucao_dos_notebooks_comparacao_laptop_old

Atualmente, existem uma infinidade de modelos de notebooks, alguns mais finos, como os Ultrabooks, e outros com configurações tão parrudas quanto Desktops potentes. Além disso, eles estão presentes em todo lugar, nas salas de aula, em centros médicos, indústrias, etc; facilitando nossas vidas de diversas maneiras.

O vídeo abaixo mostra, de uma forma muito bacana, como o notebook substituiu várias ferramentas utilizadas na rotina das pessoas:

 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉