Curiosidades

Você sabe o que é a conexão USB-C?

 

Veja as características da conexão USB-C e saiba porque a Apple escolheu utilizá-la como forma de ligar periféricos no Mac. Tudo indica que o USB-C será o padrão da nova geração de dispositivos que poderão ser recarregados e trocar dados com mais eficiência.

A conexão USB é um padrão universal e, a sigla que dá o seu nome, significa Universal Serial Bus. É por isso que essas entradas estão em dispositivos tão diferentes no mercado, de celulares e câmeras à adaptadores bluetooth e pendrives. O USB-C é uma evolução do USB 3.0, que se diferencia esteticamente do 2.0 pela cor azul, sendo, portanto, um USB 3.1 com um conector Tipo C. Assim, podemos considerar o USB-C como o USB 3.1 que é, teoricamente, duas vezes mais rápido que USB 3.0, sendo eletricamente compatível com o USB 3.0, embora, obviamente, não irá ligar fisicamente sem um adaptador.vantagens_do_usb_c_a_substituicao_de_cabos_de_dados_video_energia

O conector Tipo C é menor do que os Tipo A e Tipo B, medindo apenas 2,5 mm de altura e 8,3 mm de largura, tal tamanho permite que os novos MacBook (a partir de 2015) tenham a espessura mínima de 1,3 cm. O novo padrão substituiu as portas Thunderbolt, USB convencional e até a MagSage para recarregar a bateria.  Ou seja, essa única porta permite conectar carregador, HDMI, DisplayPort, monitores VGA e dispositivos USB, como drives externos, além do iPhone ou iPad.

O USB-C traz consigo um aumento considerável de desempenho que o torna o substituto ideal para todas as conexões. Isso porque ele transfere dados à até 10 Gbps (Gigabit por segundo), o suficiente para transmitir vídeos em 4K para monitores externos ou rodar discos SSD com eficiência máxima – o USB 3.0 só é capaz de alcançar cerca de 80% a capacidade dos discos de estado sólido.

Aplicação

O novo MacBook e o Chromebook Pixel, fabricado pelo Google, são somente o começo de uma era de gadgets com conectores universais, poderosos, e, finalmente, carregadores universais, sejam eles computadores, smartphones, tablets ou praticamente todo tipo de eletrônico.

Em 2015, a Apple informou que o conector único é usado no MacBook Air para ligar periféricos e para conectarmos uma fonte de energia. O USB-C pode aguentar carga até 100 watts (20V) e permite o envio ou o recebimento de energia. Um notebook comum precisa, em média, de 60 watts para ser recarregado. Com esses 40 watts de sobra, o MacBook pode, por exemplo, recarregar um iPhone e um iPad ao mesmo tempo enquanto é usado.

Atenção!

Contudo, já é fácil comprar acidentalmente um cabo USB-C que pode danificar seus dispositivos, o USB Implementers Forum (USB-IF) está tomando algumas medidas proativas para resolver o problema e garantir que seus dispositivos estejam protegidos de cabos desonestos. Tal proteção vem sob a forma de uma “Autenticação da especificação do USB tipo C”, que é um conjunto de regras de software que um dispositivo pode aplicar em qualquer coisa que você ligue para ele.

 

Já sabe o que é a conexão USB-C? Tem alguma dúvida? Fale com a gente!

A bringIT tem uma equipe de especialistas à disposição para ajudar a solucionar seus problemas.