Dicas Home

7 razões que estão deixando o seu notebook lento

notebook lento o que fazer

Seu notebook está cada vez mais lento? É algo muito frustrante, não é mesmo? Calma! Pois, nós do blog bringIT vamos contar para você 7 razões que estão deixando o seu notebook lento (e como resolvê-las!).                                                                                                                     [sg_popup id=”6″][/sg_popup]

Com o tempo, o seu querido notebook pode não apresentar mais àquele desempenho de quando era novo. Mas isso não quer dizer que será preciso comprar um novo aparelho e, sim, encontrar maneiras que irão ajudar a melhorar o desempenho do seu eletrônico.

Confira abaixo 7 possíveis razões que podem estar deixando seu notebook lento:

Disco rígido (HD)
notebook lento hd

Presente em muitos aparelhos, o HD é responsável pelo armazenamento de arquivos, como documentos em geral, fotos, vídeos e músicas. Para fazer a leitura dos arquivos salvos no disco rígido, é acionado um braço mecânico com uma espécie de agulha na ponta. Por ser um processo mecânico, a utilização do HD contribui para aumentar a lentidão do seu notebook. A boa notícia é que o SSD tem um desempenho melhor e, diferente do seu antecessor, tem menor risco de perda de arquivos.  É possível fazer facilmente a substituição do HD pelo SSD e, ainda poder usar o disco rígido como um HD externo. 🙂 

Quer saber se o seu HD está com defeito? Clique aqui 😉

Armazenamento cheio
notebook lento muitos arquivos

Sabia que salvar muitos arquivos pode deixar o seu notebook lento? Uma boa opção é fazer o uso de um HD externo, com o uso de um case HD permite levar seu arquivos sempre com você. Ainda existem outras opções, como salvar seus arquivos em uma nuvem (um exemplo é o Google Drive), utilizar pendrives ou cartões de memória.

 Usuário multitarefanotebook lento o que fazer gerenciador de programas

Deixar muitas abas abertas no navegador da internet e vários programas executando ao mesmo tempo, causa lentidão no laptop, fazendo que com ele tenha um trabalho maior do que o necessário. Por isso, feche os programas e guias que não estão sendo utilizadas, ok? Para saber quais são os programas que estão em segundo plano, você pode acessar o Gerenciador de Tarefas, para isso, digite na barra do Menu Iniciar “Gerenciador de Tarefas” e, só clicar na opção correspondente ou, na área de trabalho pressione as teclas “Shift” + “Esc“.

Aquecimento do aparelho

O aquecimento em notebooks pode causar sérios problemas e diminuir o desempenho do aparelho. Isso ocorre por diversos motivos, por isso, é importante manter o cooler sempre limpo, não abafar as entradas de ar (como usar o note em cima da cama ou almofada) e evitar lugares com sujeiras. Fazer o uso de suportes e mesas com cooler também é uma ótima solução. 🙂

Pouca memória RAMnotebook lento o que fazer gerenciador de programas

A memória RAM (Random Access Memory) é responsável pelo armazenamento de arquivos temporários, sendo utilizada toda vez que um programa ou arquivo é aberto. Ela está no cotidiano da maioria das pessoas, pois está presente em notebooks, desktops e smartphones, por exemplo.

Para saber se é necessário adicionar memória RAM no seu notebook, analise se as situações abaixo ocorrem ao você utilizar o laptop:

  • Usar o notebook com muitos programas abertos;
  • Travamentos e lentidão, e;
  • Problemas no momento de executar programas e/ou exibir menus.

Se esse é o seu caso, conte com a gente para dar aquele upgrade no seu notebook! <3

Programas desatualizados

Manter atualizado os programas e o sistema operacional pode tonar o seu aparelho mais ágil. Muitas atualizações melhoram o desempenho do note e possuem correções de bugs ocorridos, por isso, indicamos deixar ativada a opção de atualização automática, quando possível. Se você quiser saber se tem alguma atualização pendente no Windows, digite no Menu Inicial “Verificar se há atualizações” e clique na opção correspondente.

 Notebook infectado com vírus e malwarenotebook lento virus

Ao utilizar um laptop ou desktop é muito importante possuir um antivírus de qualidade instalado, pois além deixar o sistema fluir mais rápido, a execução de escaneamentos ajudam seus arquivos a ficar mais seguros, diminuindo o risco de perde-lós.

Quer saber dicas de como deixar o seu notebook mais rápido? Acesse esse post 😉 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 😉

banner-modelos-bringit-blog