Com qual porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook?

Publicado em 8 de agosto de 2012 - Por Murilo Fernandes

Como principal conselho sobre o assunto, recomendamos nunca deixar o nível da bateria chegar a 0%, pois isso é muito prejudicial para a vida útil da bateria.
Muitos fabricantes divergem na hora de passar a informação de quando é necessário realizar o carregamento da bateria dos aparelhos, não tendo um padrão universal. Nós damos o conselho de que quando perceber que sua carga está abaixo dos 30% a 20%, já é hora de colocar para recarregar.

quando devo carregar a bateria do notebook

Mas devo deixar a minha bateria em qual nível de carga?

O tradicionalmente recomendado é tentar manter sempre entre 40% e 60% e carga, que é um nível onde não é baixo e nem alto, pois não chega ao ponto de esquentar muito a bateria, o que também não é bom.
As baterias de íon lítio que são utilizadas nos notebooks podem ser recarregadas a qualquer momento, não existe mais aquele mal de “viciar a bateria”. Portanto não deixe seu computador chegar a níveis críticos de bateria, sempre que necessário realize o recarregamento.

E no dia a dia, quantas horas eu devo deixar carregando?

Muitas vezes temos esse pensamento de quantas horas deixar carregando, mas ele é errado; devemos pensar na porcentagem de carga que é necessária.
Você pode deixar a bateria chegar até 100% de carga normalmente enquanto está conectado a tomada pois ele irá “pausar” a carga passando a utilizar somente a energia da fonte. Identifique este comportamento através dos LEDs de indicação de carga no seu notebook.

Lembrando: Não é recomendado que você deixe sua bateria ficar com carga abaixo de 20% ou carregá-la até 100% frequentemente. Quando você carrega sua bateria até o limite, ela irá aquecer e isso é prejudicial. Caso opte por usar o notebook sem a bateria, direto na fonte, carregue a bateria até 60% de carga e guarde-a num local fresco e arejado. Mas não fique mais de 15 dias sem utilizá-la.

 

Outro aspecto fundamental é o de sempre realizar a calibragem da bateria

Esse procedimento tem como missão equilibrar a carga de energia dentro de cada célula interna da bateria. Recomendamos realizar o processo quando a bateria é nova, (3 vezes seguidas) e a cada período de 30 a 60 dias de uso da mesma.

news and informations automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travelautomotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários para “Com qual porcentagem devo carregar a bateria do meu notebook?”

  1. Sidney Miranda disse:

    Oi Murilo, tudo bem, gostei muito do seu comentário, sobre o procedimento de como utilizar a bateria do notebook, eu tenho um notebook que comprei a menos de 15 dias, qual o procedimento correto que devo fazer, visto que eu não fiz as 3 calibragens seguida ainda?

  2. Olá Sidney,
    Não tem segredo, recomendamos a calibragem já nos primeiros usos, pois quanto antes melhor,
    mas no seu caso, mesmo passando alguns dias, você pode executar o procedimento 3 vezes conforme descrito.
    Boa Sorte!

Deixe um comentário