Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.

Publicado em 17 de outubro de 2011 - Por jessica.baja

Uma das coisas que podem irritar muito um usuário de notebook é algum problema em seu teclado. Tentar digitar e não sair nada, falhar ou trocar caracteres pode levar uma pessoa ao desespero. Até mesmo na hora de comprar um novo teclado de notebook (se necessário), não vai ser tão fácil saber escolher o modelo compatível quanto escolher um novo teclado de PC Desktop, onde o padrão é praticamente universal, podendo ser substituído facilmente.

Se o seu está com problemas e você quer identificar o que está acontecendo com ele, esteja ciente de que existem inúmeros fatores que podem acarretar no mau funcionamento dos teclados de notebook. Porém, temos aqui uma lista dos 4 problemas mais comuns que pode ajudá-lo a entender melhor essa questão. Veja abaixo:

1 – Vírus

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.

Sintomas: Costumam deixar o teclado “louco”, fazendo-o digitar sozinho, com caracteres trocados ou abrindo funções indesejadas.

 Para resolver esse problema, deve-se executar um antivírus de sua confiança devidamente atualizado. Nem sempre ele encontra o vírus. Uma alternativa é restaurar o sistema para um ponto/data que tenha sido agendado por você ou automaticamente pelo sistema. Outra forma mais drástica é o caso da formatação da partição do HD (Hard Disk ou Disco Rígido) e reinstalar todo o sistema operacional, o que não é muito agradável ou fácil de fazer para um usuário leigo.

 

2 – Sujeira

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.


Sintomas: As teclas passam a grudar e a digitação falha, as teclas não sobem, etc. Pode ser desde pó a um acidente com líquidos como café ou refrigerante.

Limpeza é fundamental em qualquer equipamento. Existem muitos métodos e acessórios para a limpeza, mas tudo deve ser feito com cuidado:

Uso de jatos de ar: existem frascos de spray de ar específicos para limpeza, pincéis relativamente médios/macios, cotonetes ou panos finos e até mesmo aspiradores de pequeno porte com bicos especiais.·.

Atenção: Não devem ser utilizados produtos químicos de limpeza geral.·.

* O único líquido recomendado para a limpeza desta peça é o álcool isopropílico. Ele pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim, pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso, a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Cuidado, é um produto inflamável, veja mais sobre aqui: álcool isopropílico

 

 3 – Troca de Linguagem

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.

Sintomas: Os caracteres das teclas digitadas são trocadas como exemplo “Ç”, “;” ou +/-, entre outros.

Neste caso, é provável que tenha ocorrido à troca de idioma no sistema operacional. Também pode ser uma configuração de outros softwares que tenha desconfigurado os idiomas ou gerado conflito entre software e hardware. Deve se observar as configurações de idioma do teclado acessando:  Menu Iniciar > Painel de Controle > Região e Idioma > Teclados e Idiomas (caminho útil somente a sistemas operacionais Windows)

 

Clique em ALTERAR TECLADOS e verifique se o idioma destacado é o compatível com o seu teclado. Geralmente podem ser: Português Brasil (ABNT), Estados Unidos US (internacional) ou Português – Portugal. Caso esteja errado, substitua adicionando ou removendo conforme sua necessidade.

 

4 – Defeito físico – Desgaste, dano ou acidente

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.

Sintomas: Defeitos que não foram resolvidos com as sugestões acima ou foram visivelmente ocasionados por algum tipo de acidente ou desgaste do equipamento. Infelizmente nesses casos, o mais indicado é a troca do teclado, utilizar um danificado pode trazer danos irreversíveis para o seu notebook.

Se você não conseguiu identificar nenhum dos problemas acima, provavelmente o defeito esteja no próprio circuito interno, teclas ou componentes do teclado. Para resolver este problema, geralmente o melhor a fazer será comprar um teclado novo.

 Em nossa loja temos uma categoria especializada você pode encontrar o seu teclado, com o melhor preço do Brasil, garantia de 1 ano e todo o suporte necessário para uma boa compra:

bringit.com.br

 

 

Dica: Quando o problema não for resolvido imediatamente e você necessitar muito usar o teclado você poderá fazer usar um recurso do próprio sistema operacional: O Teclado Virtual. No Windows, vá em: Iniciar > Todos Os Programas > Acessórios > Acessibilidade > Teclado Virtual.

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.Teclado Virtual do Windows

 

Nele você pode utilizar os recursos do teclado através do Mouse ou da tela Touch Screen, caso o seu display (tela) possuir esta tecnologia.

Recomendamos que façam os testes e dicas acima para avaliar cada um destes problemas. A avaliação de um técnico especializado em notebooks também é sempre muito importante.

Encontre aqui teclado para notebook

Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.

Desejamos Boa sorte a todos! 

Deixe seu relato de problema e resultados, se conseguiu resolver através de nossa dicas,  perguntas, sugestões, dicas, participe com comentários.

news and informations automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travelautomotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

120 comentários para “Como identificar e consertar/resolver problemas comuns em teclados de notebook.”

  1. Anderson Andrade disse:

    Após eu ter instalado o jogo Counter strike para jogar online no meu notebook Sony Vaio, as teclas utilizadas no jogo estao apresentando falhas na digitacao e muitas vezes nao estao sendo digitadas. Detalhe: sao somente as teclas utilizadas no jogo. O que aconteceu? O que devo fazer? agradeco desde ja pela ajuda.

  2. Adeildo disse:

    Quando clico nas teclas 9, o e l, sai -9, -o e -l. Não consigo resolver esse problema. Ajudem-me.

  3. Olá, Adeildo!

    Sem avaliar o aparelho é um pouco complicado dar um parecer técnico específico.O que você pode tentar fazer é atualizar o driver teclado do seu aparelho. Indicamos a leitura do post Como resolver problemas no teclado , que te auxiliará na resolução desse procedimento. Esperamos ter te ajuda. Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

  4. Olá, Anderson!

    É bem provável que após certo tempo digitando as mesmas teclas, repetidamente, tenha ocorrido o desgaste de algum componente, por isso a falha e o mau funcionamento.
    Nesse caso, você pode trocar apenas as teclas que não estão funcionando ou adquirir um novo teclado. Esperamos ter te ajuda. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook :)

  5. htofelino disse:

    Ola, estava com um problema muito serio em meu notebook, ligava mas não aparecia nada. Depois de muitas pesquisas descobri q o defeito era problema no teclado, retirei o mesmo e voltou a funcionar, agora tenho q comprar outro.

  6. Boa dia!

    Qual o problema que o seu teclado está apresentando? Conseguiu localizar um novo teclado compatível com o seu notebook?
    Confira a nosso site, temos vários modelos e marcas de teclado para notebook. Se precisar entre em contato com a nossa equipe de atendimento via chat ou email :) . Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

  7. vinicus disse:

    meui tecladoi digita a letra i sioizinhio comio a piuderam perceber. oquie sera?

  8. Olá, Vinicius!

    Não temos como dar um parecer técnico sem avaliar o seu aparelho. No entanto, recomendamos a que você atualize o driver teclado.
    Para atualizar o driver vá em Iniciar > Painel de Controle > Teclado. Depois, na janela teclado acesse a aba Hardware vá em vá em “driver” e selecione a opção “atualizar driver”, e em seguida siga as instruções. Esperamos a sua resposta para te ajudar a resolver o problema :) . Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

  9. Elaine disse:

    Oi boa,noite
    eu tenho um not HP do dia pra noite ele nao quis ligar mais
    da uma tela preta e,pede pra inserir disk boot, já tentei de tudo, mais não,sai da tela
    preta levei na garantia e eles me informaram que deu oxidação no teclado. Oxidação no teclado faz com que o pc nao ligue????

  10. Olá, Elaine!
    A mensagem inserir disk boot pode ser resultado de alguma problema no HD ou Windows. Se for problema no HD apenas a troca resolverá a situação. Agora se for o Windows, será necessário formatar o seu PC. Recomendamos que você procure outra assistência técnica para ter um segundo parecer, antes de autorizar qualquer procedimento no seu note :) . Esperamos ter te ajudo. Se quiser conferir mais dicas sobre notebook, acesse nossa página no Facebook!!

  11. oi o meu teclado fica digitando sozinho e fica fazendo um som também, ja formatei e continuo com mesmo problema, não sei mais que fazer

  12. Olá, Evandro!
    Você já passou anti-vírus, formatou e nada resolveu a situação? Há possibilidade do problema estar no teclado, sendo necessário realizar a troca. O mais indicado é procurar uma assistência técnica para ter um parecer técnico mais específico. Esperamos ter te ajudado :)

  13. Laércio disse:

    Boa noite
    Não consigo manter a configuração do teclado do meu not-book Acer Aspire s3. Eu altero o modo de entrada para a configuração correta e ele se mantém, e eu uso normalmente, mas quando eu desligo e volto a liga-lo a configuração que eu fiz, já sumiu e simplesmente ele volta a trocar os caracteres, ai tenho q novamente fazer a mudança e reiniciar ele pra funcionar certo. Isso ocorreu depois que conectei nele um teclado externo, as configurações nunca mais de mantiveram. Alguém pode me ajudar??

  14. Olá, Laércio!
    Parece que o teclado externo alterou as configurações do teclado. Recomendamos que você tente atualizar o driver teclado. Para atualizar o driver vá em Iniciar > Painel de Controle > Teclado. Depois, na janela teclado acesse a aba Hardware vá em vá em “driver” e selecione a opção “atualizar driver”, e em seguida siga as instruções. Esperamos que a dica te ajude :) .
    Se quiser conferir mais dica sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook :)

  15. Camila disse:

    Olá, meu notebook é um samsung modelo 2010. Desde da última vez que mandei para formatar e colocaram o windows 8, ele voltou com um problema algumas teclas não funcionam como ”0,1,’,space, -,” e não estou conseguindo resolver, estou com muita urgência, será que estragou meu teclado? ou é alguma configuração? Informando que agora meu sistema já esta em windows 7 ultimate.

  16. Camila!

    Já tentou atualizar o driver? Pode ser que isso resolva o problema. Saiba como realizar o procedimento aqui . Esperamos que consiga resolver o problema.
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página do Facebook.

  17. Paulo Alves disse:

    Bom dia!
    Minha filha ficou apertando os teclados de meu notebook e agora não consigo liga lo quando eu LIGO ele a luz azul acende e o processador liga fica alguns segundos ligado e desliga imediatamente, já tentei apertar alguns teclados mais não responde! Não chega nem abrir o windos, quem pode me alguem pode me ajudar?

  18. Olá,Paulo!

    Infelizmente sem avaliar o seu aparelho, não temos como dar um parecer técnico detalhado. Neste caso, o mais recomendado é levar o aparelho para uma avaliação na assistência técnica. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página do Facebook

  19. charles disse:

    boa tarde.quando clico em um ícone no meu notebook ,abri a janela de propriedade enão sei como tira . como posso concerta. miajude

  20. Olá, Charles!
    Não temos como dar um parecer sem avaliar o seu aparelho. No entanto, pode se tratar de algum vírus. Já tentou passar o antivírus?
    Caso isso não resolva o problema, procure uma assistência técnicas. Esperamos ter te ajudado :) Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página do Facebook

Deixe um comentário