Teclado com defeito: como identificar e solucionar o problema

Uma das coisas que podem irritar a maioria das pessoas que usam notebook é um teclado com defeito, como tentar digitar e não sair nada, falhar ou trocar caracteres e muito mais.

Se você está passando por esse problema neste exato momento, não se desespere! Neste post vamos te ajudar a identificar o que está acontecendo, para que você possa solucionar o mais rápido possível.

Teclado para reposição em notebook

Teclado de reposição para notebook



Se o teclado do seu notebook está com problemas e você quer identificar o que está acontecendo com ele, esteja ciente de que existem inúmeros fatores que podem acarretar o mau funcionamento do aparelho.

Para lhe ajudar a entender melhor essa questão, listamos as situações mais comuns:

4 problemas mais comuns em teclados com defeito

1. Vírus

Tela de notebook preta com a imagem de um antivirus para teclado com defeito

Vírus no notebook é um dos principais problemas para teclados com defeito.

Sintomas

O vírus pode deixar o teclado “louco”, fazendo com que teclas sejam digitadas sozinhas, abrindo funções indesejadas ou trocando a função dos caracteres.

Como consertar

Nesse caso, será necessário executar um antivírus de sua confiança devidamente atualizado.

Se mesmo com o antivírus os problemas persistirem, é também possível restaurar o sistema para um ponto/data que tenha sido previamente agendado por você ou de forma automática pelo sistema.

Outra forma mais drástica é o caso da formatação da partição do HD (Hard Disk ou Disco Rígido) e reinstalar todo o sistema operacional, o que não é muito recomendado ou fácil de fazer para um usuário leigo.

2. Teclado com defeito por acúmulo de sujeira

Notebook preto com uma xícara branca de café em cima que pode deixar o teclado com defeito

Acidentes com líquido podem deixar o teclado com defeito.

Sintomas

As teclas passam a grudar, a digitação falha, as teclas pressionadas não sobem, etc. Isso pode ser sinal de acúmulo de pó ou consequência de algum acidente com líquidos, como café ou refrigerante.

Para evitar que isso aconteça, cuidados com a exposição do notebook em lugares com muito pó e realizar a manutenção do aparelho são fundamentais.

Lembrando que é necessário ter bastante cuidado na hora de efetuar a limpeza do notebook, para que nenhum componente interno seja danificado.

Utilize  frascos de spray de ar específicos para limpeza, pincéis relativamente médios/macios, cotonetes ou panos finos e até mesmo aspiradores de pequeno porte com bicos especiais.

Atenção: Não devem ser utilizados produtos químicos de limpeza geral.

* O único líquido recomendado para a limpeza desta peça é o álcool isopropílico,  pois a porcentagem de água em sua composição é menor do que 1% e, por isso, a hipótese de oxidação das peças é quase nula. Só tome cuidado, pois é um produto inflamável, veja mais sobre ele aqui: álcool isopropílico

Como evitar defeito no teclado por causa de sujeira

A utilização de um protetor de teclado é o mais indicado para evitar teclado com defeito por conta de sujeira, derramamento de líquidos e muito mais. Este produto serve como uma capa protetora para o teclado, sem tirar a sensibilidade das teclas. É ideal para quem tem costume de se alimentar enquanto utiliza o notebook.

Protetor de teclado de notebook em fundo branco

Protetor para teclado de notebook

3. Troca de Linguagem

Notebook branco em cima de uma mesa branca e com um caderno de anotações ao lado, aberto e com uma caneta prateada em cima.

Ajustar a linguagem pode solucionar o defeito no teclado do notebook

Sintomas

Os caracteres das teclas digitadas estão trocados, como exemplo “Ç”, “;” ou +/-, entre outros.

Neste caso, é provável que tenha ocorrido a troca do idioma no sistema operacional. Também pode ser uma configuração de outros softwares que tenham desconfigurado os idiomas ou gerado conflito entre software e hardware. 

Como verificar se o teclado está com o idioma correto

Deve se observar as configurações de idioma do teclado acessando:  

  • Menu Iniciar > Painel de Controle > Região e Idioma > Teclados e Idiomas (caminho útil somente para as versões do sistema operacional Windows).
  • Clique em ALTERAR TECLADOS e verifique se o idioma destacado é o compatível com o seu teclado. Geralmente podem ser: Português Brasil (ABNT2), Estados Unidos US (internacional) ou Português – Portugal.
  • Caso esteja errado, substitua adicionando ou removendo o idioma conforme sua necessidade.

Leia mais: Como alterar a linguagem do teclado do notebook?

4. Teclado com defeito físico: desgaste, dano ou acidente

teclado com defeito e tecla faltando

Notebook com teclado com defeito físico.

Sintomas

Defeitos que não foram resolvidos com as sugestões acima ou foram visivelmente ocasionados por algum tipo de acidente ou desgaste do equipamento. Infelizmente nesses casos, o mais indicado é a troca do teclado.

Uma ótima alternativa é utilizar um testador de teclado, um equipamento que auxilia a diagnosticar o problema do teclado com defeito. É um aparelho simples, barato e que pode ser utilizado facilmente.

Testador de teclado

Dica do especialista bringIT para teclados com defeito:

Caso o problema não seja resolvido imediatamente, recomendamos a utilização do teclado virtual, um recurso do próprio sistema operacional Windows.

Para acessar,  vá em: Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Acessibilidade > Teclado Virtual.

Com  o uso do teclado virtual, é possível ativar os recursos necessários por meio do mouse ou da tela touchscreen, caso o seu display (tela) possuir essa função.

Se mesmo seguindo as nossas dicas você não conseguir resolver o problema, recomendamos que procure uma assistência técnica para uma avaliação mais detalhada.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário pra gente!

Em nossa loja temos uma categoria especializada em teclados. Você pode encontrar diferente marcas e modelos de teclado para notebook.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles