Dicas

Como instalar o SSD no seu notebook

instalar_ssd_destac_k

Decidiu trocar o seu HD por um SSD e, quer sabe como instala-lo corretamente? Nós do blog bringIT vamos explicar à você como!

O SSD permite que o notebook tenha um maior desempenho e rapidez em atividades rotineiras, como acessar arquivos ou inicializar o sistema operacional. Além de ser menos suscetível à perdas de arquivos em casos de quedas do notebook, se comparado ao HD.

instalar_ssd_destac

Antes de começar a fazer a instalação verifique os itens abaixo:

  • Se o notebook estiver conectado na tomada, desconecte-o;
  • Se for removível, retire a bateria;
  • Certifique-se de que você tenha as ferramentas necessárias;
  • Faça um “mapeamento” de onde fica cada parafuso; e
  • Escolha uma superfície plana e limpa para realizar a instalação.

 Inicializando o sistema operacional

Você pode fazer uma clonagem dos dados do disco rígido para um HD ou começar a instalação do zero, neste caso com um CD de instalação do sistema operacional.

Para fazer a clonagem dos dados, você precisará de um programa específico para essa função pois, se você copiar os arquivos “manualmente”, não será possível iniciar o Windows, pois os arquivos do sistema não serão copiados. Um programa indicado para o Windows é o MiniTool Partition Wizard. Se você possui um Macbook, um programa compatível com seu sistema operacional é o Carbon Copy Cloner. Outro programa recomendado é o Clonezilla, que é compatível com os sistemas operacionais anteriormente citados, além do Linux.

Se você comprar um SSD da Kingston, no site oficial da marca, ela disponibiliza o Acronis True Imagem, um software que permite a clonagem do sistema e outras funções.

instalar_ssd_case

Além disso, será necessário um adaptador SATA/USB ou um case HD, como na imagem acima. Se você decidiu pela clonagem, é necessário efetuar o processo antes de fazer a troca. Com o SSD em mãos, apenas o coloque no case ou no adaptador, conecte ao notebook e faça a clonagem.

 

Instalando o SSD

instalar_ssd

  1. Retire com cuidado a tampa inferior do seu notebook, dependendo do modelo, existe uma tampa que dá acesso direto ao HD;
  2. Desconecte com cuidado os conectores ligados na placa mãe; 
  3. Existem em alguns modelos de notebook, um suporte de metal que fica parafusado ao disco rígido. Se esse for o caso, coloque esse suporte no SSD;
  4. Em seguida conecte o SSD no lugar do HD e feche a tampa.

 Dica blog bringIT 😉

Se o seu notebook possui leitor de CD/DVD é possível utilizar um Caddy (um adaptador que substitui o leitor do CD/DVD) e ter dois SSDs ou HDs no seu notebook. Para saber como escolher um Caddy correto para o seu notebook, acesse esse post.

 

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉

6b2f8da4a6d634c5c3aa853ffc0cdbe565fb246e285f30f0bdpimgpsh_fullsize_distr