imagem aproximada de um teclado de notebook, sobre ele duas caixas de papelão com carrinhos de compras e um cartão de crédito

Como comprar bateria para notebook?

Se a bateria atual do seu notebook já tem um bom tempo de uso e não está mais dando conta do recado, apresentando sinais de desgaste, chegou a hora de comprar uma bateria nova.

Nessa hora, as dúvidas são muitas. Como identificar o modelo do notebook, quais os tipos de baterias, como encontrar uma bateria que seja compatível e de alta eficiência são alguns exemplos.

Para comprar a bateria certa para o seu notebook, você precisa aprender a identificar o modelo compatível para seu notebook. É o que nós vamos te ensinar nesse texto!

5 Dicas para escolher a bateria certa para o seu notebook

Identifique o modelo do notebook

Sabendo o modelo exato do seu notebook, você consegue localizar drivers, substituir peças componentes e também obter suporte online. Geralmente os notebooks possuem uma divisão de marca, série ou linha e o número ou nome de identificação do modelo.

Veja um exemplo:

  • Bateria Dell (marca) / Inspirion (série) / 1525 (modelo)
  • Bateria HP (marca) / Pavilion (série) / DV4 (modelo)

Na bringIT você encontra baterias para as principais marcas de notebook, com qualidade e ótimo custo-benefício.

Bateria dell para notebook preta, com os códigos de identificação aparecendo
Bateria Dell da marca bringIT

Aqui não há muitas dificuldades, pois, geralmente, este nome está gravado em etiquetas no seu notebook, localizadas próximas ao teclado ou nas etiquetas de informações técnicas na carcaça inferior.

Existe também a possibilidade de haver uma etiqueta dentro do compartimento da bateria, sendo necessário removê-la para ver as informações. Você também pode encontrar o modelo do seu notebook na nota fiscal, manual ou embalagem do produto.

Sabendo exatamente qual o modelo do seu notebook ficará mais fácil achar uma bateria compatível, mas é importante prestar atenção em mais alguns detalhes para não errar.

Encontre o código Part Number da Bateria

Toda peça ou parte de um equipamento eletrônico recebe um código chamado Part Number, que podemos traduzir para “Número da Peça”. Mas, não é necessariamente um número, pois em muitos casos é composto também por letras.

O Part Number serve para identificar e distinguir peças, principalmente as que são semelhantes em formato, mas seu funcionamento e compatibilidade são diferentes.

Para identificar sua bateria, o melhor a fazer é descobrir o Código Part Number da bateria original, assim você saberá se a nova bateria é compatível com a atual e, consequentemente, com seu notebook.

Entendendo esses detalhes, fica muito mais fácil comprar bateria para o seu notebook!

Como achar o Part Number da bateria?

Três baterias de notebook com as etiquetas em destaque, para a facil visualização do código parti number. Informações para comprar bateria notebook
Observe as informações presentes na bateria do seu notebook.

Remova a bateria do notebook e verifique as informações presentes nas etiquetas. Lá você vai encontrar vários códigos, mas terá que identificar o principal.

Cada marca ou fabricante tem uma forma de identificá-lo, por isso, primeiro procure pelo código que tem a inscrição Part Number ou P/N, PA, Replace, Model, por exemplo.

Verifique a voltagem da bateria do notebook

São poucos os modelos de baterias de notebook que possuem diferenças na voltagem, mas elas existem, então fique atento. Na mesma etiqueta em que você analisou o Part Number, verifique se existem os valores de Corrente (ou amperagem, com o símbolo A) e Tensão (ou voltagem, com símbolo V), que a bateria utiliza.

Os valores referentes às voltagens podem ser equivalentes entre diferentes baterias, como por exemplo, se a voltagem da sua bateria é 14.4V, você pode comprar uma bateria de 14.8V que será compatível.

Confira as compatibilidades de voltagem de bateria:

  • 3.6V = 3.7V
  • 7.2V = 7.4V
  • 10.8V = 11.1V
  • 14.4V = 14.8V

Assim, você pode usar uma bateria de 11.1V no lugar de uma 10.8V, pois são equivalentes, mas não poderá usar uma de 14.4V, pois existe uma diferença grande. Fique atento!

Ilustração de dois notebooks vetorizados, em que o primeiro está em fundo azul e com o sinal de bateria, e o outro está em um fundo amarelo com sinal de alerta. Informações para comprar bateria notebook
Atenção à voltagem da bateria do notebook!

Capacidade da bateria de notebook

Para alguns notebooks existem opções de baterias de longa duração, que possuem maior capacidade de carga. Esse aumento é devido ao maior número de células (pilhas), o que afeta o tamanho e também o custo da  bateria.

Em muitos casos pode ser vantajoso comprar uma bateria maior, pois ela proporcionará maior autonomia de utilização do notebook.

A capacidade de carga da bateria é descrita em mAh (miliampére-hora) e essa informação pode ser facilmente encontrada na etiqueta da sua bateria. Você pode escolher uma bateria nova exatamente igual a sua original ou então optar por uma com mais células, desde que tenha certeza de que a bateria é compatível com seu equipamento seguindo os passos anteriores.

Neste vídeo, explicamos mais um pouco sobre as baterias e quantidades de células:

Leia mais: Conheça as Bateria de Notebook de Longa Duração

Confirmação do modelo e garantias

Após seguir todos os passos anteriores para identificar o modelo correto e a capacidade desejada, não esqueça de verificar a cor da sua bateria. Apesar da maioria ser da cor preta, existem alguns modelos de notebooks com outras cores, como branco, cinza, prata, azul e até mesmo rosa.

Preste atenção neste detalhe para que a substituição da bateria não prejudique o design do seu notebook.

Outro ponto importante é verificar todas as garantias da empresa na qual você irá comprar uma nova bateria, tanto a garantia de entrega, quanto a do produto.

A bringIT é uma loja especializada em baterias e oferece todo o suporte necessário para lhe ajudar na compra, além de oferecer 8 meses de garantia em suas baterias, compostas por células de primeira linha. Acesse nosso site para encontrar a bateria para seu notebook.

Gif com teclados, baterias e demais produtos para notebook vendidos pela Bringit

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles