Dicas

Entradas de vídeo, qual é a melhor?

entrada_video_cap

Utilizar as entradas de vídeo do seu notebook ou desktop, pode ser muito prático, quando você precisa de uma tela maior por exemplo. Seja para uma reunião do escritório, na sala de aula, ou até mesmo no conforto da sua casa. Mas você sabe quais são os tipos de conexão mais utilizados? Nós do blog bringIT explicamos para você!

Entrada VGA

entrada_video_vga_g

Criado pela IBM, em 1987, o cabo VGA (Vídeo Graphics Array), que pode ser traduzido para o português como padrão de disposição gráfica. Está sendo substituído aos poucos, principalmente pela conexão HDMI. O cabo analógico, pode ser utilizado para ligar o notebook ou desktop em um televisor, ou ainda conectar o monitor ao computador, por exemplo.

O cabo VGA possui dois tipos de conectores. O macho, que é composto por 15 pinos e o fêmea que possui os 15 pequenos furos, que é encaixado no macho. Esses tipos de conectores podem estar presentes desde cabos até na placa mãe.

HDMI

entrada_video_hdmi

O famoso substituto do cabo VGA, traduzido para o inglês como Hight Definition Multimidia Interface (Interface Multimídia de Alta Definifição), transmite com uma qualidade de imagem superior ao seu antecessor, no caso dos cabos HDMI 2.0, lançado em 2013 é suportado em imagem 4K ou Full HD, além de possuir uma qualidade superior de som.

Com ele você tem a possibilidade de conectar o notebook a sua televisão, sendo uma boa solução para quem não tem Smart TV e quiser assistir um filme, sem ter que baixá-lo e passar para o DVD.

DisplayPort/Micro DisplayPort

entrada_video_displayport

 

Criada em 2006, esse tipo de conexão é a mais avançada se tratando de qualidade de imagem, sendo superior ao HDMI. Nos notebooks  esse tipo de entrada está presente, na grande maioria em Micro DisplayPort, como é o caso da imagem acima. Ele suporta de uma até três entradas em qualidade Full HD. Essa conexão pode ser encontrada em notebooks das mais conhecidas marcas como Dell,  Apple, AssusLenovo e entre outros. No caso de Macbooks por meio dessa entrada pode ser utilizado a tecnologia Thunderbolt, que permite a transferência de dados.

Conexão DVI

entrada_video_dvi

Traduzido do inglês Digital Visual Interface, está presente em muitos monitores de desktop. A conexão pode ter três tipos, podendo ser conexão analógica (DVI-A), digital (DVI-D), ou ainda ser integrado o sinal analógico e digital (DVI-I).

Blog bringIT  dicas

Se você deseja conectar o seu notebook em um aparelho e as entradas de vídeos não são compatíveis,  uma solução é comprar um adaptador, que você encontra facilmente no mercado. 🙂

Ficou alguma dúvida? Deixe o seu comentário 😉