Dicas

Como recuperar arquivos deletados

imagemcerta185

 

Quem nunca passou pela situação de deletar um arquivo acidentalmente?  Isso geralmente acontece quando o usuário decide fazer uma limpa no notebook e de repente lá se vai  aquele arquivo importante. A situação pode ser ainda pior quando você não localiza o arquivo ou  utiliza o atalho Shift + Delete, que apaga sem mandar para a Lixeira. Nessa hora é normal  o usuário ficar desesperado, no entanto, ainda há uma saída.

Para tentar recuperar o arquivo, você pode utilizar o programa Recuva, um dos mais respeitados softwares de recuperação de arquivo excluídos. Vale lembrar que nem sempre a recuperação será bem sucedida.

 Iniciando o processo de recuperação

Primeiramente, é preciso instalar o programa no notebook que a ação será realizada. Você pode baixar o Recuva aqui.

 1º passo

Ao abrir o programa, vá em “Opções”, depois selecione o guia “ações”. Nessa seção aparecerá algumas opções para filtrar o resultado da busca. Habilite apenas as  definições “Mostrar arquivos encontrados em diretórios ocultos do sistema” e “Mostrar arquivos removidos de modo seguro”.

 

 

2º passo

Após selecionar as opções, clique em OK, para iniciar a sua pesquisa.

 

 3º passo

Defina em qual dispositivo será feita a busca (pendrive, partição, disco rígido, disquete, etc.) e clique em “verificar”.

 

 

Com essa ação, o Recuva fará uma busca por arquivos excluídos recentemente.

 

4º passo

Em seguida, o resultado será exibido na tela.  Agora, você pode procurar pelo arquivo apagado. Cada resultado será exibido com uma marcação  de cor diferente: Círculo vermelho (arquivo de qualidade muito pobre ou irrecuperável), amarelo qualidade pobre) ou verde (excelente qualidade).

 

 

 

Recuperando o arquivo

5º passo

Selecione os arquivos que deseja recuperar. Após marcar todos os que devem ser restaurados, clique com o botão direito do mouse sobre um deles e  selecione “Recuperar marcado(s)”.

 

 

 

6º passo

Selecione a pasta de destino do arquivo. Na hora de escolher o local, escolha um destino diferente do local de origem do arquivo.

 

 

7º passo

Após escolher o local,clique em OK, para os arquivos serem salvos novamente.

O procedimento não deu certo?

Ainda tem uma última opção. O Recuva disponibiliza um modo de pesquisa “profundo”. O processo pode demorar horas, portanto tenha paciência. Para ativar o comando, vá em opões > ações e selecione a opção “Verificação profunda (aumenta o tempo de verificação)”. Depois clique em “OK” e  siga os mesmos procedimentos realizados anteriormente.

 

 

Fonte: Tecmundo