Mito ou verdade? Confira as principais dúvidas sobre bateria para notebook

 

Verdade ou mito? Saiba qual é a explicação para as principais dúvidas sobre o funcionamento da bateria para notebook e aumente sua vida útil.

 

1º O período em que a bateria para notebook retém a carga diminui com o tempo.

Verdade.  Após um determinando tempo de uso, é normal que a bateria não apresente o mesmo rendimento. Isso se deve ao fato  das baterias serem feitas para durar de 300 a 450 ciclos de carga e descarga completa. Por exemplo, você utiliza 60% da sua carga e em seguida carrega o aparelho completamente. Se mais tarde o seu note descarregar mais 40% e você carregá-lo novamente e chegar a 100%, um ciclo se completou. Por isso, é normal o consumidor ter de trocar a bateria do notebook um vez(ou mais) durante a vida útil do eletrônico.

2º Devo  desconectar o  notebook da tomada após a bateria encher.

Mito. Os notebooks  possuem um dispositivo que detecta quando o processo de carregamento está concluído e redireciona a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria. Assim, não há perigo de sobrecarga, pois o aparelho não receberá energia

  Devo usar a bateria até o final para iniciar a recarga? Se a bateria for carregada antes de chegar ao fim, ela ficará viciada?

Mito As baterias dos equipamentos eletrônicos mais modernos são compostas por polímeros íon de lítion, que dispensam o cumprimento de ciclos de carga e descarga. Dessa maneira,as baterias não sofrem mais do fenômeno que muitos chamam de “bateria viciada” ou seja elas podem ser recarregadas quando o usuário quiser.

Antes de dispensar esses cuidados, verifique se a bateria do seu eletrônico realmente é de íon de lítion. Para confirmar, basta verificar na etiqueta do componente.

4º A primeira carga do eletrônico deve sempre durar mais.

Mito. Depende do que diz o manual de instruções. Na maioria dos casos, é recomendado que o consumidor deixe o notebook carregando até ele atingir a carga máxima( de 1 à 2 horas). A recarga pode ser feita com o notebook ligado ou desligado. . Não é necessário deixar mais tempo do que isso, pois ao completar a carga, um dispositivo irá detectar que o processo de carregamento está concluído e então irá parar de enviar energia.

5 º O ideal é que o eletrônico seja carregado quando está desligado, sem uso.

Mito. O notebook pode ser carregado enquanto está sendo utilizado. A única consequência negativa é que demorará mais para completar a recarga, pois ao utilizá-lo parte da carga já está sendo gasta.

6º Quando o notebook estiver em uso e ligado à tomada, o usuário deve retirar a bateria.

Mito. Quando você utiliza o computador conectado à tomada, não faz diferença se a bateria está no aparelho ou não, pois o notebook usa como fonte a rede elétrica; a bateria funciona funciona apenas como uma “passagem” para a carga)

Ficou como alguma dúvida sobre como aumentar a vida útil da bateria para notebook? Então, deixe sua pergunta nos comentários!

 

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles