Qual a diferença de USB 2.0 para USB 3.0?

usb-2_0-i-3_0

Se você já precisou comprar um HD externo ou um pen drive deve ter notado que muitos aparelhos apresentam a característica “USB 3.0” ou “USB 2.0” em suas especificações. Apesar de muitas pessoas já conhecerem o termo USB, as referências 3.0 e 2.0 ainda não são tão conhecidas assim. Vamos apresentar algumas características sobre os termos e acabar de uma vez com as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é USB?

O USB (em inglês, Universal Serial Bus) é um protocolo de comunicação utilizado em cabos, conectores e aparelhos eletrônicos. A tecnologia USB permite conectar facilmente diferentes dispositivos ao computador, como teclados, pen drives, tablets smartphones e HDs externos.

Qual a diferença de USB 2.0 para USB 3.0?

A primeira versão USB foi lançada em 1995, mas começou a sair em linhas de computadores fabricados a partir de 1997. O sistema operacional Windows 98 foi a primeira plataforma a ter suporte para USB. A tecnologia foi resultado de uma aliança entre as empresas Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere. Em 2002, o padrão ganhou uma nova versão, conhecida como 2.0. Depois de 6 anos, a versão foi atualizada para 3.0.

Atualmente, a maioria dos notebooks, câmeras, pen drives, tablets, smartphones e HD externos possuem USB 2.0, e aos poucos a versão mais recente vem ganhando o mercado.

Uma das principais diferenças entre as duas versões é a função full-duplex, ou seja, o modo de transmitir e receber dados de maneira simultânea. Enquanto o USB 2.0 permite apenas enviar ou receber dados, a versão 3.0 possibilita fazer ambas ao mesmo tempo. As novas portas também consomem menor eletricidade e são energicamente mais eficientes. Além disso, o novo padrão atinge velocidade cerca de 10 vezes maior que o seu antecessor (2.0) – que oferece taxa de transferência de dados de até 480 Mbp/s.

Productpic-SJ25A3K-2

Um bom exemplo de como as entradas USB 3.0 são mais eficientes é a sua utilização nos HDs externos da Transcend. A interface de conexão USB 3.0 (também compatível com dispositivos com USB 2.0) aumenta ainda mais a velocidade dos modelos que possuem essa entrada. Eles conseguem transmitir e receber dados ao mesmo tempo, oferecendo taxas de transferência ultrarrápidas de até 10 Gb/s.

Compatibilidade

usb-3.0-cable

A maioria dos aparelhos com entradas USB 3.0 se destacam por possuírem uma aba de cor azul dentro do conector (macho ou fêmea). Caso você tenha comprado um novo HD com conector USB 3.0, mas o seu aparelho tenha entrada USB 2.0, não se preocupe: o padrão é retrocompatível. Em outras palavras, o seu aparelho funcionará normalmente na porta 2.0. O único ponto negativo é que o dispositivo não trabalhará com o seu desempenho máximo, mas sim de acordo com o desempenho da porta.

A mesma situação acontece quando você tenta conectar um HD com conector 2.0 a uma porta USB 3.0. Ele funcionará normalmente, no entanto a velocidade de transferência de dados será limitada, pois a tecnologia da entrada é superior à do conector.

Fontes: TecmundoWaz

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles