Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?

Publicado em 31 de outubro de 2011 - Por jessica.baja

Quem se depara com o surgimento dessa mensagem na tela do seu notebook geralmente tem dificuldades para resolver o problema ou, pelo menos, tentar identificar o que está acontecendo com o seu notebook. É importante saber que este é um problema muito amplo, com várias possibilidades de diagnóstico, dos mais simples aos mais complexos.

“Minha bateria do notebook parou de carregar? Como assim?”

Bateria do Notebook “conectada, mas sem carregar”. O que significa esta mensagem?

Essa mensagem que aparece nas notificações, de que a bateria do seu notebook está conectada mas não está carregando, é um alerta do sistema operacional informando de que sua bateria não está carregando mesmo com a fonte de energia ligada a ele.

Geralmente o seu notebook está recebendo alimentação de energia somente pela bateria. Porém, quando a carga da bateria chegar a 0%, o notebook passará a receber alimentação somente da fonte de energia, pois a bateria não estará mais trabalhando e nem recebendo carregamento.

Onde está o problema?

Há vários fatores que ocasionam esse problema no seu notebook. Eles podem ter origem tanto de software quanto de hardware.

Possíveis causas relacionadas a software:

Atualização da BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída)

O BIOS é o sistema de ativação de entradas e saídas, um programa básico do computador, responsável por ativar o hardware. No caso das baterias, se o BIOS estiver com algum problema, a função de carregamento dela pode estar comprometida, ou seja, desconfigurada ou desatualizada. Você deve fazer a busca por essa atualização no site de suporte do fabricante do seu notebook.
Atenção! A atualização de BIOS é um processo arriscado, em que somente um profissional qualificado está apto a realizar o procedimento com segurança. Há vários outros fatores a se considerar nesse processo. Uma atualização incorreta pode causar danos, por exemplo, à placa mãe do seu notebook. Saiba mais sobre Atualização de BIOS.

Atualização dos Drivers (Controladores de Dispositivos)

Os drivers são softwares que permitem que o sistema se comunique com os dispositivos de hardware. Na maioria das vezes, esses drivers são fornecidos pelo próprio sistema operacional. Você pode encontrar atualizações, no caso de quem usa Windows, acessando o Windows Update no seu notebook. Outra opção é procurar através do site de suporte do fabricante do seu notebook.

Service Pack

Há também a possibilidade de ser algum erro de atualização no Service Pack do Windows. Se você fez um upgrade recentemente no seu Windows e criou um ponto de restauração, experimente voltar a esse ponto e veja se o problema persiste. Aconselhamos que contate um profissional para verificar isso, caso não esteja seguro de executar essa tarefa.

Possíveis causas relacionadas a hardware:

Resíduo de energia

Os resíduos de energia são pequenas frações de carga elétrica acumuladas no sistema de alimentação do notebook, estas, por sua vez, atrapalham o fornecimento de energia pelo fato de causar oscilação na corrente de distribuição de energia aos dispositivos (bateria, por exemplo). Para eliminá-los, siga os passos abaixo.

 1 – Desligue o notebook.

2 – Retire a fonte e a bateria.

3 – Mantenha o botão power pressionado durante 40 segundos para eliminar qualquer resíduo de energia que possa estar acumulado.

4 – Instale a bateria e a fonte novamente.

5 – Ligue o notebook e verifique se a bateria irá carregar.

Calibração da bateria

Com o passar do tempo e utilização frequente do notebook, a carga de energia das células da bateria ficam desniveladas. É importante realizar o procedimento de calibrar a bateria para equilibrar estes níveis.

Saiba como calibrar a sua bateria clicando aqui.

Mau contato no encaixe entre bateria e notebook.

Em alguns casos um simples mau contato na hora de encaixar sua bateria pode ser o problema. Retire e coloque a bateria novamente, verificando antes se os contatos não estão com algum tipo de rasura ou tortos.

Problemas na fonte de alimentação

O problema pode estar no seu carregador/fonte de alimentação. É importante verificar se ele está funcionando corretamente.

Algumas fontes tem o conector com pino central, responsável pelo carregamento da bateria – o notebook recebe alimentação mas não recarrega a bateria. Se for o seu caso, verifique se ele não está quebrado ou afundado.

Se precisar de um novo carregador para notebook confira em nossa loja, possuímos uma grande variedade de fontes dando garantia e atendimento especializado para você encontrar seu produto correto.

Em últimos casos…

Se você tentou resolver de todas as formas descritas acima, é bem provável que a sua bateria está com algum defeito de fábrica ou, dependendo do caso, foi expirado todos os ciclos de vida da bateria e você terá de efetuar a troca por uma bateria nova. (Saiba mais sobre ciclos de vida das baterias de notebook)

Mas antes de qualquer conclusão, considere contatar um profissional qualificado de assistência técnica especializada para que ele possa ver de perto o problema e lhe dar um diagnóstico mais preciso.

Se constatar que precisa comprar uma bateria nova, confira em nossa loja especializada os modelos disponíveis tradicionais e de Longa Duração.

Visite nossa loja: bringit.com.br.

Lembre-se: Se você conseguiu solucionar o seu problema através dos métodos citados no texto ou tem alguma outra sugestão, comente! Esperamos ter ajudado de alguma forma!

Por Elvis Ferreira

 

banner_bateria_bringit


news and informations automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travelautomotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

209 comentários para “Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem?”

  1. Olá, Ricardo!

    A situação parecia ser o carregador, mas se mesmo com a troca a bateria continua com problemas parece que vida útil do componente foi comprometida. Para verificar o que pode estar acontecendo indicamos a leitura do post Bateria do Notebook – Conectada, mas sem carregar – O que significa esta mensagem? . Esperamos que o post possa te ajudar. Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook :)

  2. Laiz disse:

    Olá, comprei meu notebook há cerca de um mês e ontem reparei que ao passar o mouse em cima do simbolo da bateria aparecia “98%disponível. conectada, mas sem carregar” hoje já está em 97% .. fiz o procedimento de desligar e tirar a bateria, mas não resolveu… será que é defeito na bateria? obg

  3. Olá,Laiz!

    Tente realizar o procedimento de calibragem para resolver o problema. Pode ser que as células das suas baterias estejam descalibradas, por isso a perda de energia. Aguardamos a sua resposta para podermos te auxiliar :) . Saiba como realizar o procedimento aqui. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

  4. Laiz disse:

    Olá, eu entrei em contato com um técnico da Samsung pelo chat e ele me recomendou fazer esse procedimento da calibragem. Fiz, tinha resolvido, porém hoje quando liguei o notebook, deu a mesma mensagem, entrei de novo no chat, e me falaram para executar um programa chamado “recovery”, disseram que se fosse problema no sistema consertaria, acabei de fazer e infelizmente não deu certo, vou ter que levar pra assistência técnica… você tem alguma ideia do que pode ser? Obrigada pela atenção

  5. Olá, Laiz!

    Pedimos desculpa pela demora em responder, visualizamos a sua resposta somente hoje. O seu notebook foi adquirido recentemente? Se sim, é possível que a bateria tenha vindo com algum defeito de fábrica. Neste caso, a garantia cobre o conserto ou a substituição do componente. Esperamos que consiga resolver o problema. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook

  6. Tomaz disse:

    MT OBRIGADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    TE AMU

  7. Olá, Tomaz!

    Ficamos contentes que o nosso artigo tenha ajudado você :) Sempre que precisar, estamos à disposição!
    Se quiser conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook!!

  8. Mariana disse:

    Muito obrigada! :)

    No fim foi só eu desligar o computador, conectar a bateria e ligar de novo como disseram em uma das dicas…
    Se o problema continuar, entro em contato com um técnico (?)

  9. Sim, Mariana! Se o problema persistir, é possível que o problema esteja relacionado a algum problema interno. Neste caso, o recomendado é procurar um técnico para resolver o problema.
    Esperamos que isso não seja necessário :) . Se quiser conferis mais mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a gente no Facebook

Deixe um comentário