“Considere a substituição da bateria”: o que fazer?

Publicado em 25 de julho de 2012 - Por Murilo Fernandes

“Considere a substituição da bateria”. “Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente.” O que significa isso? O que fazer?

Certo dia você esta utilizando seu computador normalmente, porém aparece a mensagem: “Considere a substituição da bateria.” ou “Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente.”, mas o que significa isso?

Essa é uma mensagem fornecida pelo sistema do seu notebook, pois ele detectou que está ocorrendo algum problema na sua bateria. Porém, como o próprio aviso diz : “considere a substituição da bateria”, a palavra considere é uma opção e não uma obrigação. Antes de realizar a troca você deve investigar se o problema realmente está na sua bateria e se não tem concerto.

Verifique se existe mau contato

Primeiro passo para tentar achar a solução é começar pelo básico e mais simples verificar se existe mau contato

Problema entre a Bateria e o Notebook

Retire a bateria e veja se têm algo de errado com ela ou com o lugar no notebook que ela é acoplada, verifique os cabos conectores e insira novamente a bateria

Problemas com a fonte de alimentação

A fonte de alimentação do notebook (popularmente conhecida como carregador do notebook) é a peça do eletrônico que mais sofre com as oscilações de energia e esse é um dos motivos para que ela muitas vezes cause problemas no carregamento.

Outro ponto que devemos analisar é o pino da fonte. Muitas vezes o ato de “plugarmos” e “desplugarmos” ela do notebook pode causar algum dano, tanto no pino da fonte quanto na área de encaixe do notebook(Conector DC Jack). Nos modelos que possuem um pino central (pino agulha) é necessário observar se ele não está torto ou quebrado.

Avalie o desgaste

Uma bateria dura em média de 300 a 500 ciclos de energia, esses números variam para cada modelo e marca. As baterias podem se desgastar pelo motivo do uso ou por um desgaste natural, pois funcionam por reações químicas, que com o passar do tempo vão perdendo a capacidade. Se a sua já tiver chego a níveis críticos de uso, o mais indicado é a troca da bateria.

Atualização do Sistema operacional

Um dos principais motivos de aparecer a mensagem: “considere a substituição da bateria” é devido a atualização do sistema operacional, em alguns casos o reconhecimento da bateria se perde, pois muitas vezes os Drivers da bateria ainda não estão preparados para a nova versão instalada. Nestes casos o mais indicado é procurar no site do fabricante do notebook os drivers atuais requeridos, se não encontrar  volte ao sistema antigo para que ocorra o perfeito funcionamento.

O maior exemplo que temos é de alguns usuários de notebooks HP e Sony: quando Instalam o Windows 7 em notebooks que possuíam o sistema operacional XP ou o Vista, ocorre que a bateria não seja mais reconhecida e conseqüentemente não seja carregada. Nesses casos  entre nos sites das empresas que produziram o aparelho e tente localizar os Drivers, se não encontrar somente resta voltar ao sistema antigo.

Trocar a Bateria

O melhor teste para se saber se a sua bateria está funcionando ou não é realizar a troca dela com um notebook semelhante ao seu.
Na hora de realizar essas mudanças preste muita atenção se os produtos possuem todas as características semelhantes desde o número do PART NUMBER até a voltagem.

Diversos são os fatores que podem estar ocasionando a mensagem, citamos os mais comuns. Em caso de dúvidas recomendamos a procura de uma assistência técnica, mas se os problemas persistirem a solução é a compra de uma bateria.

Se constatar que precisa de uma bateria nova, não deixe de visitar nossa loja especializada bringit.com.br e consultar a nossa equipe de atendimento para  que você encontre uma bateria compatível com o seu modelo de notebook.

banner topo onde comprar bateria

news and informations automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travelautomotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

38 comentários para ““Considere a substituição da bateria”: o que fazer?”

  1. Mari disse:

    Apareceu essa mensagem comigo, fiquei com medo de ser algum defeito ou alguma coisa do tipo, porque tive que tirar o notebook da carga por causa da chuva (estava chovendo muito forte). Na hora que tirei ele continuou normal, mas quando liguei de novo mais tarde a mensagem começou a aparecer. Vou testar com a bateria de algum amigo e ver se dá ^^

  2. Olá Mari,
    A ideia é realmente essa, começar a fazer o testes que forem possíveis para encontrar a causa real da mensagem.

    Desejamos boa sorte para você!

  3. Maiara disse:

    Adorei! me foi muito útil!

  4. Que bom Maiara!!! Ficamos muito felizes em ajudar

  5. Amanda disse:

    Apareceu essa msg no meu notebook,tenho ele ja ha 2 anos e nunca tive problemas c a bateria até acho q pelo tempo q o tenho ela dura bastante(em média 1h e meia sem precisar carregar)…Levei um susto qdo apareceu,ms vou fazer os testes para descobrir qual o motivo da mensagem!!Obrigada pelas dicas!!!

  6. Olá AManda, assim que descpbrir o motivo por favor nos avise :)

  7. Amanda disse:

    Olá fiz os testes e cheguei a conclusão de o problema não é a bateria e sim o carregador q esta com “mal contato” p tê-lo guardado enrolado por mto tempo do mesmo jeito ele só carrega se o fio estiver nessa posição,qdo estico o fio ele não carrega!!!Mais um vez obrigada pelas valiosas dicas!!! ;)

  8. gabriel disse:

    estou com o mesmo problema da Mari,eu queria saber quanto tem ela precisar ser carregada e quanto tempo de descanço ela precisar

  9. gabriel disse:

    opa!errei era o problema da Amanda que eu tenho

  10. Olá Gabriel,

    Como a Amanda falou, isso ocorre porque usamos a fonte de energia com o cabo dobrado e isso acaba quebrando os fios. E fazendo com que o carreegador não funcione mais “certinho”

  11. gabriel disse:

    acabei de descobri que o problema nao foi com o fio do carregador e sim com a bateria

  12. gabriel disse:

    foi mal ae

  13. julio cesar disse:

    já que não voou trocar a bateria…e só uma opção trocar a bateria a bateria…eu quero saber
    Como ocultar ou desligar a mensagem (considere a substituição da bateria) ajudem por favor

  14. Boa tarde, Julio!

    Estamos preparando um post a respeito. Assim que postarmos, aviso você por aqui!

  15. Joseane disse:

    Bom dia! Meu notebook e apareceu essa mensagem, retirei a bateria e liguei o computador direto na energia assim o note funcionou normalmente. Coloquei então uma nova bateria, a mensagem de substituição continua e ao desligar da energia a bateria dura apenas 30 minutos. O que pode ser esse problema?

  16. Olá, Joseane!

    Pelo o que você relatou, é provável que o problema esteja no seu notebook, pois você já testou outra bateria e o problema persiste. Pode ser que o sistema operacional não esteja reconhecendo a bateria, sendo necessário a atualização dos drivers.Nestes casos o mais indicado é procurar no site do fabricante do notebook os drivers atuais necessários.

  17. cleuzeni dos santos lima. disse:

    meu notebook é da marca positivo a bateria dele não sai,pois está aparecendo substituição de bateria,não sei o que fazer porque a minha bateria é daquelas que não retira?

  18. Olá, Cleuzeni!

    Pelo que você mencionou a bateria do seu notebook é interna. Nesse caso, para realizar a troca do componente, será necessário procurar uma assistência técnica.
    Obs: Antes de procurar a assistência tente verificar os itens mencionados no post. Esperamos te te ajudado :). Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, curta a nossa página no Facebook

  19. bruna disse:

    Olá!! especialistas, o meu note e “ACER”, ele esta com os memos problemas, com as mensagens considere a substituição da bateria….. mas até que eu não acho o problema, eu posso continuar usando normalmente?? porque dentro do íncone d bateria aparece assim = ( A um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente…?

  20. É bem provável que a vida útil dela esteja chegando ao fim. Não há problema em utilizá-lo assim, só que você terá que utilizá-lo sempre na tomada, já que a bateria não terá nenhuma função.
    Antes que adquirir uma bateria nova, recomendamos que você avalie o nível de desgaste dela. Para isso, você pode utilizar um programa bem fácil e gratuito chamado BatteryCare .Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook.

  21. wandson disse:

    oi no meu acer apareceu essa mesagem mas logo no mesmo dia deixei decarregar e depois liguei de novo a sumiu passou quatro dias e ai apareceu de novo o que sera o carregador não por que sempre que conecto faz aquele som o que sera botar no freeze euma boa opção.

  22. Camila disse:

    O meu not apareceu essa mensagem
    (considere a substituição da bateria. Há um problema com a bateria, portanto o computador pode desligar inesperadamente)
    Enfim… posso continuar usando a bateria? Por quanto tempo? E pode causar outro problema no computador?

  23. Olá, Camila!

    Se você continuar utilizando o seu notebook na tomada, não há riscos dele desligar inesperadamente.
    Quanto ao tempo, você pode continuar utilizando ele normalmente, o único problema é que você terá que utilizar ele sempre conectado a tomada, para que ele não desligue assim que conectá-lo.
    Assim, você perderá mobilidade trazida pelo notebook. Caso queira adquirir uma bateria nova para o seu note, dá uma olhada na nossa loja, temos vários modelos e marcas :).

  24. Olá, Wandson!
    Qualquer solução caseira, não é recomendada, pois não há nenhum resultado comprovado. É bem provável que isso não seja problema do carregador, mas sim da sua bateria.
    Tente utilizar o seu note sem a bateria, apenas plugado na tomada. Se ele funcionar normalmente o problema está na bateria. Nesse caso, só trocando por uma nova. Se quiser comprar uma nova, dá uma olhada no nosso site http://www.bringit.com.br , temos vários modelos e marcas de bateria :)

  25. lia disse:

    pode causar algum ploblema ao me pc, se eu demorar pra trocar a bateria pode danificar meu pc..

  26. Olá, Lia!

    Não há nenhum problema em continuar usando o seu notebook com bateria, mesmo que a vida útil do componente tenha chego ao fim. No entanto, para garantir, você pode utilizar o seu notebook sem tomada, apenas plugado na tomada. Caso tenho mais alguma dúvida, só perguntar:). Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook

  27. FILIPE disse:

    OLA,ACABO DE TER Q MESMA MENSAGEM A 30 MINUTOS ATRAS,DE CERTEZA FIQUEI ASSUSTADO E PREOCUPADO TENDO EM SEGUIDA TIRADO E RECOLOQUEI A BACTERIA.A MENSAGEM CONTINUA E NOTEBOOK TA A S COMPORTAR BEM.OBRIGADO PELAS DICAS E VOU SEGUINDO AS.

  28. Olá, Felipe!

    Seguiu todas as recomendações do post? Dependendo do tempo e das formas de uso da sua bateria, pode ser que a vida útil dela tenha chegou ao fim =/. Para se assegurar, aconselhamos você a medir o nível de desgaste do componente, utilizando o programa BatteryCare. Se constatar o desgaste será necessário substituí-la.
    Esperamos ter te ajuda. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, você pode curtir a nossa página no Facebook

  29. Rangel disse:

    bom dia pessoal, havia uma opção “avise-me se a bateria precisar ser substituída”
    Eu desmarquei e ficou normal , a bateria apareceu 100% e o tempo normal restante de carga… espero ajudar…

  30. Olá, Rangel!

    Pode ser que fosse algum erro, por isso a alteração de configuração normalizou a duração da bateria. Muito obrigado pela contribuição :). Se quiser seguir nossas dicas sobre tecnologia e notebook, siga a gente no Facebook!

  31. Alvina disse:

    Olá, está acontecendo isso comigo também. Eu queria saber se o fato de tirar o carregador da tomada antes de completar a carga e deixar carregar além do tempo pode ser o causador disso ?

  32. Olá, Alvina!

    Após algum tempo de utilização é normal o desgaste da bateria e consequentemente o aparecimento dessa mensagem. No entanto, é possível tomar alguns cuidados para retardar o aparecimento do aviso. Temos algumas dicas que poderão te ajudar, confira nosso post sobre o assunto clicando aqui .Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, siga a nossa página do Facebook :)

  33. Solange disse:

    Gostaria de saber se o carregador estiver com problemas pode danificar a bateria do notebook?

  34. Olá, Solange!
    Acabamos de responder você no Facebook, dá um olhada :)

  35. Emerson disse:

    Ótimo post, parabéns!
    No meu caso, eu troquei a bateria com outro notebook, e em ambos não deu mais erro…será que o problema é de alguma incompatibilidade do notebook com a bateria…detalhe que a bateria é original e veio com o notebook.

  36. Olá, Emerson!

    Pode ser um problema de configuração do seu notebook, como atualização da BIOS, por exemplo. No entanto, recomendamos que esse procedimento seja realizado por um profissional, pois requer conhecimento do usuário.
    Esperamos que consiga resolver o problema. Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook :)

  37. adriano disse:

    Meu notebook está assim, eu ligo ele, a luz do led começa a piscar fica laranja e branco,quando entra no sistema operacional ele deliga, é problema de bateria ou de fonte?

  38. Olá, Adriano!

    Agradecemos seu contato conosco. Infelizmente sem avaliar o seu aparelho não temos como dar um parecer técnico. O problema pode estar tanto no sistema operacional como na placa mãe. Por isso recomendamos que você procure uma assistência técnica especializada.

Deixe um comentário