Monitor LCD, LED ou Full HD? Qual a melhor opção?

Monitores de LCD, LCD LED ou  LCD FULL HD, qual escolher? Atualmente, no mercado, você pode encontrar diferentes opções de telas para notebook, que variam de modelo, tamanho e marca. No entanto, a melhor escolha dependerá da sua necessidade. Nesse artigo, vamos apresentar os diferentes tipos de monitores, suas vantagens e peculiaridades, para que você conheça as principais diferenças funcionais desse dispositivo de saída.

Monitor LCD

O que é?

O monitor LCD é o mais popular atualmente. Formado por uma tela de cristal líquido iluminada por trás (backlight) ) por uma lâmpada CCFL (fluorescente), que emite luz branca e que ilumina as células de cores primárias (verde vermelha e azul).

Vantagens

-Resolução melhor que os antigos monitores, conhecidos como CRT ou monitor de tubo.

– Baixo consumo de energia

– Capacidade de formar uma imagem estável, o que cansa menos a visão

 Preço mais baixo: um pouco inferior ao dos monitores LED.

Desvantagem

-Maior custo de fabricação

-Maior emissão de compostos tóxicos como óxido de zinco

Mais espessas: devido as lâmpadas CCFL, que são maiores que as LED.

Monitor LCD LED

O que é?

O diferencial desse monitor está diretamente ligado a iluminação. Em vez de células de cristal líquido, as LED são formadas por diodos emissores de luz (Light Emitting Diode) que fornecem o conjunto de luzes básicas (verde, vermelho e azul).   Embora muitas pessoas acreditem que LED é um tipo de monitor, assim como a LCD, é importante destacar que não. Elas continuam sendo LCD, apenas apresentam um contraste mais preciso e um número de cores bem maior, devido à sua iluminação diferenciada.

Vantagens

– Cores mais vivas e puras: como o cristal líquido filtra melhor esse tipo de luz a definição das cores é melhor

-Consomem até 40% menos energia

 Não usam mercúrio:  a ausência desse componente em sua composição, garante que o produto prejudique menos o meio ambiente

– Tela mais fina e leve. Algumas telas chegam a 3 cm de espessura.

 

Desvantagem

– Preço mais elevado, o que necessariamente não chega a ser uma desvantagem considerando o baixo consumo de energia

 

Monitor LCD Full HD

Esse monitor apresenta a tecnologia mais avançada hoje em dia. A tela LCD Full HD (Full High Definition) possui resolução máxima que uma TV de alta definição do mercado alcança, com 1920×1200 pixels. Esse tipo de tela ainda é pouco funcional para os notebooks.

Afina, qual a melhor opção?

Uso domiciliar

O monitor de LCD é suficiente para a realização de atividades rotineiras, como trabalhos escolares, acesso à internet, uso de  ferramentas de texto, planilhas, etc.

Uso corporativo

Nesse caso, a escolha do monitor vai depender da atividade realizada. Se o usuário trabalha com ferramenta de edição de imagem e auto CAD é recomendado monitor de LCD com LED, pois ele são indicados para quem precisa de um monitor com boa resolução. Caso o usuário, realize atividades que não demandem um ótima qualidade de imagem, o melhor é o use de telas LCD.

Lazer

O monitor de LED Full HD é indicado para aqueles que buscam qualidade visual. Na hora do jogo ou de assistir um filme em alta resolução, as diferenças são visíveis.

Agora que você já sabe as principais diferenças de cada monitor, poderá usar esse conhecimento também caso precise trocá-la. Na hora da compra, é preciso prestar a atenção para o modelo exato do seu monitor, para que não ocorra incompatibilidade. A bringIT é especializada em equipamentos para o seu notebook. Caso preciso de uma tela nova, visite nossa loja, oferecemos diversas opções de telas de acordo com o modelo do seu notebook.

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles