Dúvidas Frequentes

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente?

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente - blogbringit

 

Seja por mau funcionamento da fonte do notebook (ou simplesmente por esquecimento) você provavelmente já deve ter ficado sem utilizar o seu notebook devido a falta de um carregador que atenda às especificações técnicas do seu aparelho, por exemplo, uma fonte de notebook com amperagem diferente da sua original.Confira no vídeo as especificações para escolher uma fonte compatível com o seu notebook:

Nesse momento, é normal algumas pessoas pegarem o carregador emprestado de um amigo (que aparentemente é compatível com o carregador original). Em outros casos, há consumidores que apenas compram a primeira fonte que encontram em uma loja de equipamentos eletrônicos sem verificar se a nova fonte é realmente compatível com a original.

O que poucos sabem é que a utilização de uma fonte inadequada pode causar danos ao aparelho e, até mesmo, diminuir o seu rendimento. Por isso, para garantir que o seu notebook continue funcionando normalmente, é importante conferir as seguintes especificações técnicas antes de realizar a substituição do componente:

tensão (voltagem);

corrente (amperagem), e;

potência (W) da nova fonte – informações disponíveis na etiqueta do produto.


Conheça as especificações da fonte de notebook:

– A amperagem (A) deve ser IGUAL OU MAIOR do que a fonte original.

– Já a voltagem (V) não pode ser maior ou menor, ou seja, deve ser IGUAL.

– Por fim, a potência, resultado da multiplicação da amperagem pela voltagem (A*V), deve ser MAIOR OU IGUAL. Por exemplo, um notebook que utiliza uma fonte de 65W – 19V-3,42A é perfeitamente compatível com um carregador de 95W – 19V-5.0A.

Posso usar uma fonte de notebook com amperagem diferente?
Etiqueta da fonte de notebook com as suas características

E, então, posso usar uma fonte no notebook com amperagem diferente?

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original.

Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook em geral e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes. Quanto à amperagem “extra” não há nenhum problema, pois o notebook utilizará apenas a amperagem necessária para o seu funcionamento.

Agora você já sabe se pode usar uma fonte de notebook com amperagem diferente e, também o que precisa considerar na hora de comprar uma fonte nova para seu notebook 😉

Ficou com alguma dúvida? Então confira nosso post completo sobre Como verificar a voltagem correta da fonte para o meu notebook!

fote para notebook - blogbringit

 

Comments

comments