Home

Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook

blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook
Está com problemas com o touchpad do seu notebook e não sabe como resolver? Nesse post demos algumas dicas, mas às vezes o problema vai além da configuração e é preciso atualizar o driver. Pensando nisso, vamos ensinar como fazer essa atualização.  Nesse caso, realizamos o processo no Windows 10, mas caso você tenha outra versão do sistema, provavelmente o processo será parecido. Confira:
Acesse ao “Gerenciador de dispositivos” em Painel de Controle ou então por meio da busca no menu Iniciar.
blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-1
Procure a opção “Mouse e outros dispositivos apontadores”. Nessa opção estará indicado o seu touchpad, em alguns notebooks ele está como um “mouse compatível”. (Caso você não encontre esse item, desça o texto até o título “Instalar o driver do touchpad”). Clique na opção com o botão direito e em seguida em “Propriedades”.
blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-2
Ao abrir uma nova janela, se atente ao “Status do dispositivo”, nele estará a informação referente a funcionalidade do touchpad – se está funcionando corretamente ou se foi detectado algum problema. Se aparecer que tudo está correto, mas mesmo assim o seu touchpad não esteja funcionando, clique em “Driver” e em seguida em “Atualizar o driver”.
blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-3ablogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-3b
Ao clicar no botão, ele vai oferecer duas opções para pesquisar o software, clique na opção que indica a busca automática e aguarde o processo. Caso seja identificada uma nova versão, faça o download e instale.
blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-4
Caso isso não funcione, talvez seja preciso reinstalar o driver. Para que isso seja possível, será necessário um mouse auxiliar para ficar mais fácil ativar os comandos durante o processo. Para começar, vá em propriedades de “Driver” do touchpad e clique na opção “Desinstalar”, em seguida clique em “Ok”.
blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-5a
blogbringIT-Como atualizar o driver do touchpad do seu notebook-5b

Instalar o driver do touchpad

Caso você não encontre o item equivalente ao Touchpad na lista de  ”Gerenciador de Dispositivos”, pode ser que você precise instalá-lo. Para isso é preciso baixá-lo pelo próprio site da fabricante do seu notebook – em geral, os fabricantes oferecem os softwares gratuitamente em seu site oficial. Assim que você fizer o download do driver do touchpad, abra o arquivo e faça a instalação. Feito isso, reinicie o computador, desplugue o mouse auxiliar (caso tenha utilizado). Agora é só conferir se o touchpad voltou a funcionar!