Posso Usar o Notebook enquanto ele Carrega?

Publicado em 28 de novembro de 2011 - Por Especialista bringIT

Você está no auge do seu trabalho, arquivos abertos, trabalho em andamento, planilhas, e-mail, sites, e você se dá conta que sua bateria está se esgotando, 5% de vida! Corre pra gaveta pega a fonte e conecta no seu notebook. Você precisa terminar tudo que está fazendo, não tem como desligar. Mas, pera ai, Posso usar o notebook enquanto ele Carrega?

Usar Notebook enquanto Carrega

A resposta, para a sua alegria, é SIM!

 Você pode usar seu notebook carregando. Não há nada que te impeça de utilizar o notebook. É lógico que, quando estiver carregando e usando ao mesmo tempo, irá demorar mais para carregar por completo. Você estará utilizando parte da energia para trabalhar, então carga ficará mais lenta, certo? certo.

Geralmente, o modo de armazenamento de energia dos sistemas de hoje é muito mais inteligente do que há anos atrás. Hoje, a carga rápida da energia é feita até os 80 à 90% do nível da bateria, e o restante da energia a ser completada perdura a ser carregada por um tempo mais longo, dependendo da máquina. Desta forma, garante-se o fechamento completo e o armazenamento eficaz da energia adquirida.

Existem também os LEDs no seu equipamento que apresentam os status de carregamento, que ao atingirem 100% mudam de cor para mostrar que a carga foi pausada e passou a utilizar apenas a energia da fonte/carregador e não está sendo usado da bateria.

Vários notebooks possuem leds que podem informar que seu notebook está utilizando a energia da bateria ou a da fonte. É aconselhável utilizar o manual do aparelho para localizar e saber se o seu notebook possui o led. Um Exemplo de como o seu Led funciona, indicando o status da bateria: Por Exemplo:
Vermelho: Carregando
Verde: Utilizando Energia da Fonte

Nos notebooks mais recentes, quando sua bateria chega ao 100%, ele para de carregar, usando apenas a energia da fonte para suprir as necessidades do uso da máquina e de atividades. Assim, poupa sua bateria do acúmulo em excesso de energia.

Porém, é importante avisar. Deixar a bateria chegar a 100% é sinal de que você cumpriu um ciclo de vida da bateria. As baterias de notebook possuem ciclos de vida. Cada vez que você chega a 0% ou a 100%, ela conta um ciclo. As baterias possuem em média de 300 a 500 ciclos de vida útil. Então, seria interessante você carregar seu notebook até o máximo de 60% e deixar ficar no mínimo entre 40%. Assim você poupa que a bateria conte ciclos de vida, e preserva a vida útil dela. Ao perceber que seu notebook está para chegar a 60% ou 70% de carga, retire-o da energia e volte a trabalhar novamente sem a fonte. Assim você poupará um ciclo.

 

Cuide do seu notebook e aproveite seu equipamento por longos anos!

 Caso sua bateria esteja desgastada e precise comprar uma nova, confira em nossa loja especializada a linha completa de baterias para notebook

BringIT

news and informations automotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travelautomotive,business,crime,health,life,politics,science,technology,travel
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários para “Posso Usar o Notebook enquanto ele Carrega?”

  1. Carlos Paixao disse:

    Ao autor, devo salientar que baterias de ions de lítio nao devem ser recarregadas enquanto são utilizadas, principalmente se a carga maxima ja tiver sido alcançada, ou seja, a tensao maxima da corrente estiver acima dos 4.2 V. pois isto gera um fenomeno que na Engenharia de armazenamento de energia é chamado de “ciclos parasitas” – ocorre que a bateria foi programada para baixar a corrente quando chegasse perto do threshold de 4.0 V., para alivar o stress que ela se sujeita quando alcança a fase de saturação, ira se confundir pela demanda do dispositivo ligado, fazendo com ela crie minicilos, entre 4.0 e 4.2V., altamente prejudiciais à saude da bateria e ate mesmo à segurança. Estes ciclos parasitas vao danificar a bateria alem de confundir o firmware dela, o que acarretará numa vida util mais curta e com chances de vazamento/explosao.

    Atenciosamente,

    Carlos Paixao – batteryuniversity.com

  2. Ellen disse:

    Muuito obrigada, é o que eu mais precisava de saber, até por que esse mito andava me atormentado haha

  3. Olá, Ellen!

    Ficamos contentes de ter esclarecido esse mito.

    Qualquer outra dúvida, estamos à disposição!
    Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira nossa página no Facebook

  4. Oi bom dia,estava lendo artigos sobre baterias e achei muito interessante o seu,porém tenho uma dúvida,estes notebooks(11.6) têm as baterias fixas ou seja são internas e acho que não feitas para serem retiradas ao carregar o mesmo.Minha dúvida é:Mesmo sendo de ion de lítio quando usado o notebook carregando elas não viciam?Outra dúvida,é verdade que quando estão carregando o notebook não funciona?ou seja quando a bateria chegar por exemplo á 20% se eu ligar ele na tomada pra carregar ele não funciona?Desde já agradeço.

  5. Olá, Virgía!

    As baterias de íon de lítion não sofrem mais do efeito memória, ou seja, não viciam independentes de serem internas ou externas. Quanto a sua outra dúvida, não há nenhum problema em utilizar o notebook enquanto ele carrega. A única desvantagem é que ele vai demorar mais para carregar, já que parte da carga já está sendo utilizada.
    Para evitar o desgaste da sua bateria, indicamos a leitura do nosso artigo 4 incríveis dicas para evitar o desgaste da bateria do notebook :)

Deixe um comentário