Qual a memória RAM compatível para meu notebook?

Falta de memória-notebook lento

 

Seu notebook está lento? Demora muito para ligar? Para você que tem um perfil multitarefa, abre vários programas simultaneamente e não quer perder tempo esperando, talvez seja o momento de adicionar memória RAM.

Algumas das manifestações de que o notebook está com memória insuficiente são lentidão, travamentos, erros na exibição de menus e falhas na apresentação de conteúdos dos programas.

Adicionar memória RAM é uma das maneiras de deixar o computador mais rápido. Contudo, é preciso saber antes algumas informações:

  • a compatibilidade da memória com a placa-mãe;
  • analisar a capacidade ideal para o seu computador;
  • a velocidade de latência da memória e;
  • estar atento à dicas para assegurar que você está adquirindo uma boa memória, por exemplo, a capacidade é o espaço de armazenamento na unidade, medida em Gigabytes (GB).

Capacidade e voltagem

A capacidade de uma memória é medida em Bytes, Kilobyte (1 KB = 1024), Megabyte (1 MB = 1024 KB), Gigabyte (1 GB = 1024 MB). Quanto maior a quantidade de memória RAM, mais instruções podem ser armazenadas e programas maiores poderão ser carregados de uma só vez e em menos tempo. Dessa forma, as memórias RAM, que são muito mais exigidas em tarefas diárias, podem ter 8 GB, 16 GB ou mais de capacidade.

A tensão ou voltagem dos módulos DDR3 é de 1.5V que, quando comparado aos modelos de memórias DDR2, faz com que o consumo elétrico dos módulos caia de forma proporcional.

Dica bringIT:

O mais comum é encontrar as memórias de 4 GB, mas se você é um usuário exigente e que precisa de alto desempenho na realização de suas atividades, com o uso de softwares mais pesados, edição de conteúdo multimídia e games robustos, o indicado é usar memórias de 8 GB.

 Para saber mais sobre a capacidade das memórias RAM, consulte: Qual a melhor memória RAM para o seu notebook

Velocidade e latência

A velocidade, também conhecida por clock, diz respeito à escolha do módulo correto que se refere a frequência de operação da memória, medido em Megahertz (MHz), que nada mais é que a velocidade máxima de transmissão de dados com o processador. Hoje o formato padrão DDR3 (do inglês, Double Data Rate ou Dupla Taxa de Transferência de dados) é o que apresenta as frequências mais comuns do mercado, que pode chegar de 800MHz até 1600MHz de frequência.

Quando são usados um ou mais pentes de memória ao mesmo tempo, a velocidade delas fica limitada à menor frequência utilizada.

Uma informação bem importante é a latência, que é o tempo de resposta da memória, medido em milissegundos, nesse caso, quanto menor for este número, mais ágil será a resposta. Já com relação a velocidade, medida em transferências por segundo (MT/s), quanto maior for o número, melhor.

 

Compatibilidade com a placa-mãe

Como já mencionado, além de combinar os módulos de RAM, é preciso verificar a compatibilidade com a placa-mãe e o processador de seu notebook, estes últimos indicam as especificações máximas que podem suportar, uma vez que não há sentido em comprar uma memória RAM de alta velocidade, se o sistema não pode suportá-lo, podendo desestabilizar o sistema.

Dica bringIT:

Uma dica super bacana para saber qual memória é indicada para o seu modelo de computador, é acessar o Configurador de memória que a Kingston, marca parceira da bringIT em memória RAM, disponibiliza para os usuários. A pesquisa pode ser feita por dispositivo, por número de peça ou por tipo de memória para encontrar exatamente o que você precisa.

 

Você também pode saber qual memória é a compatível com seu notebook e seu tipo de uso conversando com o atendimento da bringIT, uma vez que a empresa comercializa mais de 17 mil compatibilidades de memória RAM Kingston.

Se você tem dúvida sobre quantos módulos de memória o sistema aceita, quanto de memória vem pré-instalada, o máximo de memória possível para o seu computador e, por fim, os modelos de memória Kingston que são compatíveis, tanto as memórias proprietárias (quando disponíveis) como as gerais do tipo KVR (Kingston Value RAM), entre em contato com a equipe de especialistas bringIT!

Fonte: Adaptado Techtudo