Como vejo quanto de memória RAM meu notebook suporta

memoria-ram-bringitAntes de decidir melhorar o desempenho de seu notebook adicionando mais memória RAM. Há dois fatores principais que devem ser considerados ao atualizar a memória RAM: a capacidade máxima que o notebook suporta e a que o sistema operacional (SO) suporta.

Mesmo que o notebook aguente 8 Gbytes de RAM, seu sistema operacional pode estar configurado para, no máximo, 6 Gbytes de RAM. Nesse caso, colocar 8 Gbytes seria desperdício de recursos e dinheiro. Antes de fazer isso, verifique as especificações de hardware e software para descobrir o limite máximo de memória.

Verificando o Sistema Operacional

O sistema operacional Windows têm uma quantidade máxima de RAM suportada. Esse máximo é definido pela arquitetura usada pela sua versão do Windows, que pode ser 32-bit ou 64-bit.

Para verificar qual o tipo de sistema do seu notebook e quanta memória RAM já tem, confira:

1- Vá em “Painel de Controle” -> “Propriedades do Sistema”;sistema-notebook-memoria-ram

 

2- Veja o tamanho da memória. Anote o número mostrado, por exemplo: 512 Mbytes ou 3 Gbytes.

3-E já confira se o seu Windows é 32- ou 64-bit: Lembrando:

  • 32-bit pode suportar até 4 GB de RAM
  • 64-bit suporta a partir de 4 GB. A quantidade dependerá do sistema operacional.

Capacidade máxima de suporte

Mesmo que o sistema operacional suporte grandes quantidades de RAM, você ainda estará limitado pela quantidade suportada pela placa-mãe. O limite principal é a placa-mãe, porque ao não reconhecer a RAM, esta memória não será utilizada pelo sistema operacional. Entretanto, mesmo que a placa-mãe aceite 8 ou 16 GB de RAM, isso não significa que ela será reconhecida na sua totalidade pelo sistema operacional.

Existem vários programas que podem ser usados para fazer um diagnóstico geral do sistema, informando a quantidade, os tipos e as velocidades de RAM suportadas. Nós vamos mostrar como verificar essas informações usando o Crucial.

Crucial é um dispositivo para Windows, Mac OS e Web que permite saber o máximo de RAM suportada pelo notebook/desktop. O aplicativo gratuito ainda se encarrega de verificar o computador e enviar as informações ao site da Crucial.com.

Veja o passo a passo para saber qual a capacidade máxima de memória RAM que seu notebook suporta:

Passo 1. Para fazer a verificação é necessário fazer o download do aplicativo Crucial.

crucial-memoria-ram-notebook

Passo 2. Para fazer a verificação automática, concorde com os termos marcando o item “I agree to the terms & conditions” e clique em “download the scanner”.

como-saber-a-capacidade-maxima-de-memoria-ram-que-seu-computador-ou-notebook-suporta (2)

Passo 3. Feito o download, acesse a sua pasta de downloads e execute o arquivo baixado. Caso uma mensagem de confirmação apareça, clique em “Sim” para permitir que o aplicativo verifique o seu computador.

Passo 4. Por fim, resta aguardar. O Crucial será carregado com a informação desejada. No exemplo da imagem, o computador suporta no máximo 8.192 MB, ou seja, 8 GB de RAM.

capacidade-maxima-memoriaPronto! Com esse dado você poderá fazer upgrade de memória RAM em seu computador sem imprevistos. Se o seu notebook já está com a capacidade máxima, você não conseguirá adicionar mais memória neste momento.

#dicabringIT: As memórias RAM devem ser instaladas em pares. Se a sua placa mãe suporta 16 GB de RAM e suporta 4 pentes, você pode instalar 4 pentes de 4GB ou dois de 8GB para atingir o máximo.

Aprendeu como identificar a capacidade máxima de memória do seu notebook? Fique à vontade para enviar suas dúvidas e sugestões para nós.

Quer saber qual memória RAM comprar? A bringIT tem uma equipe de especialistas à sua disposição. Além de contarmos com mais de 17 mil compatibilidades de memória RAM Kingston.

Entre em contato conosco!

  • Paulo P. de Carvalho

    https://uploads.disquscdn.com/images/ee3f986148351bd013620de654f7d6c078e38632f5f304ab217e0c5bb2614d7e.jpg olá, parece que mudou um pouco a interface do Crucial e não encontro a informação sobre a capacidade de memória ram que meu lap pode suportar. o mais próximo que encontrei foi a informação de que tenho 3.22 GB de memória física e 3.37 GB de memória virtual. em memória física o mostrador vai de 0 a 7.95, e na memória virtual chega a 8.5. será que posso instalar mais 8 GB de ram?

  • Especialista bringIT

    Olá Paulo! Realmente essa interface está diferente. Fiz o download no programa novamente no meu computador, para verificar e apareceu uma interface diferente da sua.
    Sugiro que você siga os seguintes passos:
    1- Acesse esse link http://www.crucial.com/
    2- No quadro cinza de denominado “Two ways to find compatible upgrades” , você terá duas opções para fazer o download , indico que escolha a opção do lado direito ” Crucial System Scanner”, aceite o termo de uso e clique em “download the scanner”
    3- Quando terminar o download, vá na pasta do mesmo, clique com o botão direito em cima do arquivo e selecione a opção executar, é preciso o acesso do administrador.
    4- O sistema perguntará em qual navegador de internet você deseja executar.
    5- Em seguida aparecerá um scaneamento, e o máximo de memória fica o canto superior da tela, por exemplo, desse link http://www.crucial.com/usa/en/scanview/CFA13DC731D926C3 a memória máxima é 16 GB.
    Espero ter ajudado e obrigado pelo contato! Para conferir mais dicas sobre notebook e tecnologia, confira a nossa página no Facebook https://www.facebook.com/bringitce/ 🙂

  • Paulo P. de Carvalho

    obrigado pela dica, consegui identificar a capacidade máxima, que é de 8GB. uma pena, que pretendia estender para 16. valeu!