Como medir a temperatura do notebook?

O superaquecimento pode causar diversos problemas de hardware, diminuindo a vida útil dos componentes. Como consequência alguns computadores simplesmente desligam ou os usuários são surpreendidos por uma tela azul. Por isso, é preciso ficar atento e tomar as medidas necessárias para que o notebook não volte a superaquecer.  Para esclarecer as principais dúvidas do usuário, preparamos um post com as principais perguntas que aparecem aqui no blog, assim você pode estar sempre atento à temperatura do notebook.

Como saber se o meu notebook está superaquecendo?

Em alguns casos, é normal o aquecimento do seu notebook, principalmente durante a realização de tarefas que consomem muito o processador, como programas de edição de vídeos ou jogos. Assim, o aquecimento pode ser considerado acima do normal quando a temperatura dos componentes ultrapassam os 55 ºC. No entanto, essa estimativa pode variar de acordo com o modelo e marca do notebook, sendo necessário verificar temperatura especifica no manual do fabricante.

bases

Como posso medir a temperatura do notebook?

Com o programa Everest você pode medir a temperatura do seu notebook e ainda realizar um  diagnóstico completo no seu computador. Com ele é possível obter diferentes informações técnicas de seus softwares, placa-mãe, placas de vídeo, HD, memórias, monitor, entre outras. Além disso, o Everest fornece testes comparativos com as memórias, monitora a temperatura do computador (processador, placa-mãe, cooler).

Fonte imagem: Tecmundo

Com o Everest instalado, para verificar a temperatura do processador, acesse menu “Computador > Sensor”, através da parte direita da interface

O meu notebook está superaquecendo, o que fazer?

Se constado que o notebook realmente está superaquecendo, o usuário tem algumas opções de manutenção:

-Limpar ou trocar seu cooler e dissipador

A manutenção do cooler exige  cuidado do usuário, pois será necessário abrir o equipamento. Confira o vídeo tutorial sobre Como realizar a limpeza do cooler.

– Limpar as entradas de ar do notebook

Para realizar a limpeza, é necessário localizar as entradas de ar do notebook. Com o uso de um pincel, o usuário pode remover a sujeira, pó e demais resíduos

Fonte imagem: Tecmundo

– Usar um cooler exaustor externo

De um jeito prático, o equipamento é portátil e retira o excesso de calor do notebook, regulando a temperatura de forma automática.

– Usar uma base/suporte com cooler

Há várias opções de base/suporte para notebook com 1 ou 2 coolers. O produto permite a refrigeração do equipamento, impedindo que ele superaqueça!

bases

newsletter
Junte-se a nós
Preencha o formulário e receba nossos artigos
via e-mail!
Compartilhe
Conteúdo sugerido

Você pode gostar..

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Usamos a Brevo como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Brevo para processamento, de acordo com o termos de uso deles